Arqueólogos descobriram túmulos ocultos com 2 mil anos no Egipto

Uma equipa de arqueólogos descobriu recentemente três novos túmulos no nordeste do Egipto, todas com mais de dois mil anos.

Esta descoberta proporcionou um tesouro de novos artefactos, incluindo ossos, fragmentos de argila e ainda vários sarcófagos de tamanhos diferentes que vão ajudar os investigadores a entender melhor como é que as pessoas desta zona viviam e morriam.

As escavações estão a ser feitas desde 2015 em Al-Kamin Al-Sahrawi, perto da cidade de Samalut, no nordeste do Egipto.

Uma análise dos fragmentos de argila mostra que os túmulos abrangem um período de tempo que se estende por vários séculos, entre a 27ª Dinastia (525 a 404 a.C.) e o domínio greco-romano (332 a.C. a 395 d.C.).

“Este facto sugere que a área foi um grande cemitério durante um longo período de tempo”, afirmo Ayman Ashmawy, do Ministério das Antiguidades egípcio, ao portal Ahram Online.

O facto interessante é que os túmulos agora descobertos são muito diferentes dos 20 que já tinham sido encontrados no mesmo local e que seguiam o mesmo estilo prevalecente durante a 27ª Dinastia.

Os novos túmulos têm buracos perpendiculares a 90 graus do resto do túmulo, com espaço para sarcófagos. Seis sarcófagos, um caixão de madeira e 15 buracos foram descobertos até agora.

Os ossos recuperados dos três túmulos parecem ser de homens, mulheres e crianças de várias idades, sugerindo que faziam parte de cemitérios públicos maiores.

Embora não seja a descoberta mais “espetacular” já feita no Egipto, os novos túmulos mostram o cuidado e consideração que os egípcios antigos tinham com o ato do enterro, considerado um momento de passagem para outra vida.

Em maio, a mesma equipa encontrou 17 múmias armazenadas em catacumbas próximas, o que foi descrito como uma descoberta “sem precedentes”. Também foram descobertos sarcófagos e duas folhas de papiro.

Com muito trabalho de escavação ainda por ser feito neste sítio arqueológico, é provável que mais achados estejam por descobrir em Al-Kamin Al-Sahrawi.

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …

Coreia do Norte adverte Sul para não procurar nas suas águas oficial assassinado

A Coreia do Norte pediu hoje à Marinha sul-coreana que deixe de entrar nas suas águas territoriais, numa altura em que Seul procura recuperar o corpo de um oficial sul-coreano morto a tiro no mar …

"Um abandonar dos utentes". Centros de saúde atiram pacientes para farmácias e privados

Sem resposta nos centros de saúde, vários utentes vêm-se obrigados a recorrer ao setor privado e a farmácias. A Entidade Reguladora de Saúde já recebeu várias reclamações. Face à pandemia de covid-19, os centros de saúde …

Polícia treinou uma cadela para farejar provas eletrónicas

No Minnesota, Estados Unidos, a polícia treinou uma cadela para farejar dispositivos eletrónicos. Sota já ajudou a encontrar provas em dez crimes. A polícia estatal do Minnesota treinou uma cadela labrador britânica para farejar dispositivos eletrónicos, …