Arqueólogos descobrem cidade construída há 7 mil anos no Egito

Ministério das Antiguidades do Egito

-

Um grupo de arqueólogos descobriu, no Alto Egito, uma cidade antiga e um cemitério que terão sido construídos no ano 5316 a.C., informa o Ministério das Antiguidades egípcio.

Segundo o diretor do Departamento de Antiguidades do Egito, Mahmoud Afifi, a cidade pré-histórica situa-se à margem do Rio Nilo, a cerca de 400 metros do Templo Funerário de Seti I, na antiga cidade de Abidos.

Durante as escavações, na província de Sohag, os arqueólogos encontraram casas térreas, objetos de cerâmica e instrumentos de pedra, e ainda 15 grandes sepulturas, que provavelmente foram construídas para pessoas importantes.

Os especialistas dizem que a cidade terá sido habitada por funcionários de elevada hierarquia, que foram responsáveis pela construção dos túmulos e do cemitério da família real.

Segundo o chefe da Administração Central das Antiguidades do Alto Egito, Hany Aboul Azm, a grande dimensão das sepulturas encontradas indica o elevado estatuto social dos seus proprietários durante essa época.

Ministério das Antiguidades do Egito

Um dos túmulos descobertos em Abidos

Um dos enormes túmulos descobertos em Abidos

“Esta descoberta pode esclarecer muita coisa sobre a história de Abidos e sobre todo o Egito”, afirmou o diretor do Departamento de Antiguidades, citado pelo Egypt Independent.

Mahmoud Afifi elogiou o facto de a descoberta ter sido feita através de uma missão arqueológica realizada por uma equipa local em Abidos.

Em 2014, arqueólogos americanos encontraram, na mesma localidade, um túmulo de um faraó anteriormente desconhecido, Senebkay, que governou há 3.700 anos.

Abidos é uma das cidades mais antigas do país e foi a capital do Antigo Egito perto do final do Período Pré-dinástico (antes de 3100 a.C.) e durante o governo das quatro primeiras dinastias.

O Egito é rico em monumentos pré-históricos, mas devido a ataques de extremistas do Daesh e à instabilidade política apresenta um declínio na taxa de turismo.

ZAP / Sputnik News

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Marcelo cria nova equipa em Belém para controlar "bazuca" europeia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, criou uma equipa para manter uma vigilância apertada sobre a gestão do dinheiro que chega da "bazuca" europeia. Marcelo Rebelo de Sousa criou uma nova equipa para a …

Espanha vai proibir viagens durante a Páscoa. França, Hungria e Brasil com novas restrições

Espanha prepara-se para aprovar um plano de desconfinamento para as próximas semanas, particularmente para a Páscoa, que prevê a proibição de viajar entre as suas comunidades autónomas e um recolher obrigatório entre as 22h00 e …

FBI detém funcionário de Donald Trump pela invasão ao Capitólio

O Departamento Federal de Investigação (FBI) deteve na quinta-feira um funcionário do ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump pela invasão ao Capitólio a 6 de janeiro, noticiaram os media norte-americanos. Trata-se de Federico Klein, um homem …

Bebidas, fatos e centro "fantasma". Presidência portuguesa da UE debaixo de fogo após gastos "incomuns"

A presidência portuguesa do Conselho Europeu está no olho do furacão depois de uma reportagem que evidencia as "despesas incomuns" com bebidas, fatos e um centro de imprensa "fantasma", em contratos que custaram "centenas de …

Padres, provedores e autarcas. MP investiga casos de vacinação indevida

A investigação do Ministério Público (MP) e da Polícia Judiciária (PJ) conta já com 33 casos suspeitos de vacinação indevida, estendendo-se a padres, provedores de misericórdias, administradores hospitalares e autarcas. Desde o início da campanha da …

Atrasos na vacina da Pfizer condicionam vacinação de doentes de risco entre os 65 e os 79

A vacinação de doentes de risco entre 65 e os 79 anos está condicionada pela chegada de mais vacinas da Pfizer. Na união Europeia, Portugal é o quinto país com a percentagem mais elevada de doses …

Há uma geringonça (sem Bloco) a discutir quinzenalmente a execução orçamental

No ano passado, a abstenção do PCP de um empurrão na aprovação do Orçamento do Estado. O partido de Jerónimo de Sousa não desiste de exercer influência e de se consolidar como parceiro do Governo, …

Um jogo tem hora e meia, mas em Portugal só se jogam, em média, 49 minutos

Esta época, em média, o tempo útil de jogo na primeira divisão portuguesa é de apenas 49,26 minutos. Os árbitros são bodes expiatórios deste registo. Dizem as regras do futebol que um jogo tem 90 minutos, …

Governo não tem "qualquer intenção de nacionalizar a Groundforce"

O ministro das Infraestruturas garantiu, esta quinta-feira, que "o Governo não tem qualquer intenção de nacionalizar a Groundforce", dizendo acreditar que "o acionista privado vai compreender" que tem de dar garantias à TAP para receber …

Jogador mais caro da história do FC Porto vai reforçar o Portimonense

O FC Porto pagou 20 milhões de euros por Giannelli Imbula em 2015. O médio franco-congolês prepara-se agora para assinar pelo Portimonense como jogador livre. Giannelli Imbula está esta sexta-feira em Portimão para assinar contrato com …