Arqueólogos descobrem cidade construída há 7 mil anos no Egito

Ministério das Antiguidades do Egito

-

Um grupo de arqueólogos descobriu, no Alto Egito, uma cidade antiga e um cemitério que terão sido construídos no ano 5316 a.C., informa o Ministério das Antiguidades egípcio.

Segundo o diretor do Departamento de Antiguidades do Egito, Mahmoud Afifi, a cidade pré-histórica situa-se à margem do Rio Nilo, a cerca de 400 metros do Templo Funerário de Seti I, na antiga cidade de Abidos.

Durante as escavações, na província de Sohag, os arqueólogos encontraram casas térreas, objetos de cerâmica e instrumentos de pedra, e ainda 15 grandes sepulturas, que provavelmente foram construídas para pessoas importantes.

Os especialistas dizem que a cidade terá sido habitada por funcionários de elevada hierarquia, que foram responsáveis pela construção dos túmulos e do cemitério da família real.

Segundo o chefe da Administração Central das Antiguidades do Alto Egito, Hany Aboul Azm, a grande dimensão das sepulturas encontradas indica o elevado estatuto social dos seus proprietários durante essa época.

Ministério das Antiguidades do Egito

Um dos túmulos descobertos em Abidos

Um dos enormes túmulos descobertos em Abidos

“Esta descoberta pode esclarecer muita coisa sobre a história de Abidos e sobre todo o Egito”, afirmou o diretor do Departamento de Antiguidades, citado pelo Egypt Independent.

Mahmoud Afifi elogiou o facto de a descoberta ter sido feita através de uma missão arqueológica realizada por uma equipa local em Abidos.

Em 2014, arqueólogos americanos encontraram, na mesma localidade, um túmulo de um faraó anteriormente desconhecido, Senebkay, que governou há 3.700 anos.

Abidos é uma das cidades mais antigas do país e foi a capital do Antigo Egito perto do final do Período Pré-dinástico (antes de 3100 a.C.) e durante o governo das quatro primeiras dinastias.

O Egito é rico em monumentos pré-históricos, mas devido a ataques de extremistas do Daesh e à instabilidade política apresenta um declínio na taxa de turismo.

ZAP / Sputnik News

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Autoridade da Concorrência dá "luz verde" a reforço do controlo estatal da TAP

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu "luz verde" ao reforço do Estado na TAP, com a aquisição de 22,5% do capital da companhia, que se somam aos 50% já detidos pela Parpública. O Conselho da AdC …

Centeno apela a uma utilização "sensata" da bazuca europeia

Mário Centeno, Governador do Banco de Portugal, disse ao FMI que apenas os  investimentos que forem produtivos irão assegurar que a dívida com que os estados se encontram não se transforme numa nova crise financeira. De …

Ministros selam acordo sobre reforma da Política Agrícola Comum

Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram a acordo sobre a reforma da Política Agrícola Comum (PAC). Seguem-se agora as negociações com o Parlamento Europeu. Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram esta quarta-feira …

Só 17% dos portugueses diz que abertura das escolas correu mal (e maioria quer teletrabalho obrigatório)

Uma sondagem da Intercampus feita para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã revela que, cerca de um mês depois da reabertura das escolas, 42% dos portugueses entendem que o processo “decorreu de forma …

Espanha vai tornar máscaras mais baratas graças a Portugal

Espanha vai reduzir o preço das máscaras após um cidadão espanhol ter despoletado a discussão após comparar com o preço em Portugal. Uma única máscara em Espanha chegava aos 96 cêntimos. Em Espanha, uma máscara pode …

Austeridade ajudou a conter efeitos da pandemia. Crise será um "choque", mas vai "criar oportunidades"

A crise pandémica "será um choque para as economias", mas "os choques podem criar oportunidades". A análise é do economista Ricardo Reis, professor da London School of Economics, que também salienta como as políticas de …

Em abril, o vírus matava 6 vezes mais do que agora. Mas estes números podem mudar em breve

O número de infetados já bateu recordes durante o mês de outubro, mas o mesmo não de pode dizer em relação ao número de mortos. O dia com mais óbitos em Portugal ocorreu a 3 …

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …