Arqueólogos descobrem (acidentalmente) 250 sepulturas escavadas numa rocha

Egyptian Ministry of Antiquities

Foi sem contar que uma equipa de pesquisa arqueológica descobriu cerca de 250 sepulturas numa colina no cemitério Al-Hamidiyah, a leste de Sohag, no deserto oriental do Egito, referiu o ministério de antiguidades do Egito.

De acordo com os arqueólogos, as sepulturas foram construídas em épocas diferentes da história do Egito.

As primeiras foram construídas há cerca de 4.200 anos, numa época em que o “Reino Antigo” do Egito – como os egípcios modernos o chamam – estava em colapso.

Nessa altura, os faraós do Egito estavam a perder o controlo do país, à medida que vários governadores locais assumiam o poder. Não se sabe ao certo por que razão as sepulturas foram escavadas na colina, mas esta não era uma prática incomum no antigo Egito.

Por outro lado, os túmulos que datam do final do Antigo Império tendiam a ter uma arquitetura mais elaborada que incluía um corredor de entrada que conduzia a uma galeria com uma sala funerária localizada na parte sudeste da estrutura.

Aqui, os arqueólogos também encontraram pedaços de calcário com inscrições hieroglíficas em algumas dessas tumbas. Descobriram ainda o que podem ser os restos de placas que foram colocadas como ofertas funerárias aos proprietários de túmulos, referiu o ministério no comunicado.

Numa das tumbas que datava do fim do Antigo Império, os arqueólogos encontraram ainda pinturas que retratam o dono da mesma, referiu Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, em comunicado.

A última das tumbas encontradas no cemitério data de há quase 2.100 anos, o fim do que os estudiosos modernos chamam de “Período Ptolomaico”.

Nessa época, os faraós descendentes de Ptolomeu I – um dos generais de Alexandre, o Grande – governavam o Egito. Há cerca de 2.100 anos, o poder de Roma na região estava a crescer, e em 30 a.C., depois da morte de Cleópatra VII, o Egito tornou-se uma província romana.

A equipa descobriu ainda vários artefactos dentro das sepulturas, incluindo xícaras, potes e pratos.

Segundo o Live Science, as sepulturas também continham vasos esféricos pintados que poderiam ser usados ​​para armazenar líquidos.

O local continua a ser escavado e podem ser encontradas mais sepulturas, rematou Waziri.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “O poder romano na região estava a crescer há cerca de 2.100 anos e,…”. Não pode ser. Revejam bem esta frase. há uma gaffe com aqueles 2100 anos.

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo seu reparo.
      Efetivamente, a redação inicial parecia reportar-se a “há 2.100 anos” a contar da altura.
      Colocámos a expressão no início da frase, para clarificar o seu significado.

RESPONDER

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …