Arqueólogos acreditam ter encontrado a arte rupestre mais antiga do mundo

Arqueólogos da Universidade de Griffith, na Austrália, acreditam ter descoberto a arte rupestre mais antiga do mundo já encontrada. Em causa está a figura de um javali, pintada numa caverna da Indonésia há pelo menos 45.500 anos.

Em comunicado, a equipa de especialistas detalha que a figura foi descoberta durante uma investigação levada a cabo no principal centro de pesquisa arqueológico da Indonésia, o Pusat Penelitian Arkeologi Nasional (ARKENAS) e que em causa está a figuração de um porco verrugoso de Sulawesi, um javali que é endémico desta ilha indonésia.

“A pintura de porco verrugoso de Sulawesi que encontramos na caverna de calcário de Leang Tedongnge é agora a mais antiga obra de arte figurativa conhecida no mundo, tanto quanto sabemos“, explicou Adam Brumm, que co-liderou a investigação.

“A caverna localiza-se num vale que é cercado por penhascos de calcário íngremes e só é acessível através de uma passagem estreita da caverna durante a estação seca, uma vez que o fundo do vale fica completamente inundado com a chuva. A isolada comunidade de Bugis que vive neste vale diz que [a figura] nunca foi visitada por ocidentais”.

De acordo com os cientistas, a pintura data de há pelo menos 45.500 anos e é parte de um painel de arte rupestre localizado acima de uma saliência alta ao longo da parede posterior da caverna de Leang Tedongnge.

“[A figura] mostra um porco com uma crista curta de pêlos eretos e um par de verrugas faciais semelhantes a uns chifres à frente dos olhos”, continuou, dando conta que esta é uma característica que se observa nos espécimes machos adultos de porcos Sulawesi.

Os cientistas detalham ainda que a figura foi pintada com ocre vermelho, que é uma espécie de argila, e retrata um animal que parece estar “a observar uma luta ou uma interação social” entre dois outros porcos da mesma espécie.

Apesar de acreditar ter encontrado a arte rupestre mais antiga já encontrada, a equipa não espera que o registo se mantenha durante muito tempo, uma vez que existem evidências arqueológicas que mostram que o Homem viveu na Austrália há, pelo menos, 65.000 anos, e a sua rota mais provável para o continente eram estas mesmas ilhas.

“A descoberta destaca a notável antiguidade da arte rupestre da Indonésia e o seu grande significado para a compreensão da história da arte e o seu papel na história inicial da Humanidade”, rematou Brumm.

Os resultados da investigação foram esta semana publicados na revista cientifica Science Advances, juntamente com um vídeo no qual a equipa explica o trabalho realizado.

Sara Silva Alves Sara Silva Alves, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …

Divulgados vídeos que sugerem como poderão ser os primeiros óculos de Realidade Aumentada da Samsung

A Samsung tem falado de óculos de Realidade Aumentada (RA) há anos, tendo recentemente lançado um conjunto básico de óculos de projeção de imagem no palco CES 2020. Porém, nunca tinha sido visto a empresa …