Arma médica ao estilo Homem-Aranha produz um “substituto de pele” para queimaduras

Médicos na Europa e em Israel começaram a usar uma arma médica que forma uma teia protetora para cobrir queimaduras e feridas, na esperança de que o “substituto da pele” respirável ajude os pacientes a recuperar sem a necessidade de mudanças dolorosas de curativos.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a Nanomedic, empresa israelita que projetou o sistema Spincare, afirma que o seu dispositivo dá aos pacientes maior mobilidade – muitas vezes essencial para a reabilitação de queimaduras – e a capacidade de tomar banho, um processo que pode ser difícil com curativos tradicionais.

Além disso, a camada translúcida que produz permite que os médicos examinem o ferimento sem lhe tocar.

Rob Lyon, diretor-gerente do distribuidor da Spincare com sede no Reino Unido, disse que as queimaduras podem ser extremamente difíceis de curar, tornando a aplicação de curativos agonizante. “Spincare é um dispositivo sem contacto”, disse Lyon, cuja empresa, Regen Medical, é especializada em queimaduras e produtos para cicatrização de feridas.

Segundo Lyon, a malha protetora “imita a pele”, o que permite que os pacientes se movimentem com mais facilidade.

Electrospinning, a técnica que o dispositivo emprega, envolve o uso de eletricidade para criar nanofibras a partir de uma solução e tem sido usada há anos, inclusive na área médica. Segundo a Nanomedic, o dispositivo, contudo, é muito mais pequeno do que as grandes máquinas disponíveis anteriormente, o que significa que pode ser transportado até à cama do paciente.

Gary J. Sagiv, vice-presidente de marketing e vendas da empresa, afirmou que hospitais na Alemanha e na Suíça usaram o produto para feridas faciais, onde grandes curativos podem ser pesados. Outros aplicaram-no em feridas em pessoas com diabetes, que podem desenvolver feridas crónicas nos pés que podem levar à amputação.

Recusando-se a fornecer um preço – que pode diferir dependendo do país em que for vendido -, Sagiv disse que o Spincare era económico para hospitais em comparação com outros curativos de tratamento avançado de feridas.

Baljit Dheansa, médico do Reino Unido especializado em queimaduras e cicatrizes, disse que usou o Spincare em cinco pacientes do hospital Queen Victoria, em Sussex, e teve resultados positivos em queimaduras superficiais. “Esta coisa esbranquiçada fina é bastante robusta e parece lidar com a maioria das coisas”, assegurou.

Por outro lado, tem menos eficácia em queimaduras profundas, mas a Nanomedic não afirmou que Spincare seria útil nesse tipo de ferimentos.

Dheansa explicou ainda que o produto chegou num momento de debate dentro da comunidade médica sobre se a abordagem tradicional de trocar curativos regularmente para avaliar ferimentos era contraproducente. Vários curativos especializados já usados por médicos não precisam de ser trocados com frequência.

Spincare é o mesmo tipo de conceito – a ideia de proteger uma ferida e deixar a natureza fazer o que fará”, disse o médico. “Embora não seja absolutamente novo no sentido de que é um curativo colante que fica preso, é uma nova forma de aplicá-lo. E em alguns aspetos, provavelmente é um pouco mais fácil.

O hospital Queen Victoria concordou em comprar mais cápsulas descartáveis para o produto. “O que tentamos ao máximo é ter uma visão bastante independente destas coisas. Embora uma empresa diga que faz isto e aquilo, chegamos de forma bastante inocente e independente e dissemos: ‘vamos realmente ver o que faz’”. Até agora, segundo Dheansa, Spincare “faz o que diz na lata”.

“Com este tipo de curativo, nas circunstâncias certas, significa apenas que o paciente não precisa de aprender a fazer os curativos, são um pouco mais flexíveis e não precisam de se preocupar tanto”.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …