Arma médica ao estilo Homem-Aranha produz um “substituto de pele” para queimaduras

Médicos na Europa e em Israel começaram a usar uma arma médica que forma uma teia protetora para cobrir queimaduras e feridas, na esperança de que o “substituto da pele” respirável ajude os pacientes a recuperar sem a necessidade de mudanças dolorosas de curativos.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a Nanomedic, empresa israelita que projetou o sistema Spincare, afirma que o seu dispositivo dá aos pacientes maior mobilidade – muitas vezes essencial para a reabilitação de queimaduras – e a capacidade de tomar banho, um processo que pode ser difícil com curativos tradicionais.

Além disso, a camada translúcida que produz permite que os médicos examinem o ferimento sem lhe tocar.

Rob Lyon, diretor-gerente do distribuidor da Spincare com sede no Reino Unido, disse que as queimaduras podem ser extremamente difíceis de curar, tornando a aplicação de curativos agonizante. “Spincare é um dispositivo sem contacto”, disse Lyon, cuja empresa, Regen Medical, é especializada em queimaduras e produtos para cicatrização de feridas.

Segundo Lyon, a malha protetora “imita a pele”, o que permite que os pacientes se movimentem com mais facilidade.



Electrospinning, a técnica que o dispositivo emprega, envolve o uso de eletricidade para criar nanofibras a partir de uma solução e tem sido usada há anos, inclusive na área médica. Segundo a Nanomedic, o dispositivo, contudo, é muito mais pequeno do que as grandes máquinas disponíveis anteriormente, o que significa que pode ser transportado até à cama do paciente.

Gary J. Sagiv, vice-presidente de marketing e vendas da empresa, afirmou que hospitais na Alemanha e na Suíça usaram o produto para feridas faciais, onde grandes curativos podem ser pesados. Outros aplicaram-no em feridas em pessoas com diabetes, que podem desenvolver feridas crónicas nos pés que podem levar à amputação.

Recusando-se a fornecer um preço – que pode diferir dependendo do país em que for vendido -, Sagiv disse que o Spincare era económico para hospitais em comparação com outros curativos de tratamento avançado de feridas.

Baljit Dheansa, médico do Reino Unido especializado em queimaduras e cicatrizes, disse que usou o Spincare em cinco pacientes do hospital Queen Victoria, em Sussex, e teve resultados positivos em queimaduras superficiais. “Esta coisa esbranquiçada fina é bastante robusta e parece lidar com a maioria das coisas”, assegurou.

Por outro lado, tem menos eficácia em queimaduras profundas, mas a Nanomedic não afirmou que Spincare seria útil nesse tipo de ferimentos.

Dheansa explicou ainda que o produto chegou num momento de debate dentro da comunidade médica sobre se a abordagem tradicional de trocar curativos regularmente para avaliar ferimentos era contraproducente. Vários curativos especializados já usados por médicos não precisam de ser trocados com frequência.

Spincare é o mesmo tipo de conceito – a ideia de proteger uma ferida e deixar a natureza fazer o que fará”, disse o médico. “Embora não seja absolutamente novo no sentido de que é um curativo colante que fica preso, é uma nova forma de aplicá-lo. E em alguns aspetos, provavelmente é um pouco mais fácil.

O hospital Queen Victoria concordou em comprar mais cápsulas descartáveis para o produto. “O que tentamos ao máximo é ter uma visão bastante independente destas coisas. Embora uma empresa diga que faz isto e aquilo, chegamos de forma bastante inocente e independente e dissemos: ‘vamos realmente ver o que faz’”. Até agora, segundo Dheansa, Spincare “faz o que diz na lata”.

“Com este tipo de curativo, nas circunstâncias certas, significa apenas que o paciente não precisa de aprender a fazer os curativos, são um pouco mais flexíveis e não precisam de se preocupar tanto”.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertos cadáveres de guerreiros do século XIII. Podem ter sido enterrados pelo Rei Luís IX

Cientistas britânicos acreditam que os cadáveres dos guerreiros cristãos tenham sido enterrados por Luís IX, rei de França, no século XIII. Um grupo de arqueólogos internacionais encontrou no castelo de Sidon, no Líbano, valas comuns com …

Hidroavião de Sacadura Cabral e Gago Coutinho é único no mundo e está em Lisboa

Um dos hidroaviões que há quase 100 anos transportaram Sacadura Cabral e Gago Coutinho na primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul está exposto no Museu da Marinha, em Lisboa, e é o único aparelho original …

Programa da SIC Notícias comentou eleições em dia de reflexão. CNE deixou aviso

O "Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer", da SIC Notícias, falou sobre as eleições em dia de reflexão, porque "comentário não é propaganda eleitoral". As eleições autárquicas estão marcadas para este domingo e, como …

Os dentes das formigas-cortadeiras são tão resistentes como facas

Um novo estudo indica que as formigas-cortadeiras têm uma teia de átomos de zinco entrelaçados na estrutura biológica das mandíbulas, o que lhes dá a durabilidade de um conjunto de facas de aço inoxidável. De acordo …

Francisco George defende vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a covid-19

As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George. A …

Cientistas imprimiram, pela primeira vez, células cerebrais vivas em 3D

Uma equipa de cientistas usou uma nova técnica laser e conseguiu imprimir em 3D células cerebrais vivas. A maioria dos neurónios sobreviveram durante mais de dois dias após terem sido impressos em 3D, o que significa …

Descoberto antídoto contra agentes nervosos tipo Sarin e Novichok

Uma equipa do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), nos Estados Unidos, desenvolveu um antídoto que neutraliza a exposição ao envenenamento por agente nervoso. O estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports, foi o resultado de …

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …