Argélia pede à OPEP para travar queda dos preços do petróleo

Tribes of the World

Barack Obama cumprimenta ministros sauditas em Riade, 2009.

Barack Obama cumprimenta ministros sauditas em Riade, 2009.

O ministro da Energia da Argélia, Youcef Yousfi, apelou hoje à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) para diminuir a produção de forma a travar a queda dos preços e proteger os rendimentos dos seus membros.

“A OPEP deve intervir para corrigir os desequilíbrios, através do corte na produção para aumentar os preços e para defender os rendimentos dos seus países membros”, disse Youcef Yousfi, o ministro da Energia argelino, país em que o petróleo e o gás representam 95% das exportações.

Na semana passada, os ministros do Petróleo da Arábia Saudita e do Kuwait indicaram que os seus países não vão reduzir a produção de petróleo, mesmo que o preço do barril de petróleo desça até os 20 dólares.

Em declarações à agência APS, Youcef Yousfi explicou que a Argélia não pode partilhar a posição dos principais produtores de petróleo, que receiam que a redução da produção pela OPEP possa beneficiar os produtores não membros da organização.

Os preços do petróleo caíram para metade desde meados de junho, de 115 para 55 dólares por barril, devido ao efeito combinado do aumento da oferta, valorização do dólar e a quebra da produção, resultante da desaceleração da economia global.

Na Argélia, o petróleo é a principal fonte de receitas do Estado, representando cerca de 60% do orçamento.

O colapso do preço do petróleo já levou o Governo argelino a adotar um primeiro pacote de medidas de austeridade, congelando o recrutamento de funcionários.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …