O mistério do efeito arco-íris encontrado nos peixes pode finalmente ser explicado

Brian Gratwicke / Flickr

Peixe-gato fantasma

O segredo por trás do efeito arco-íris do peixe-gato fantasma foi descoberto por uma equipa de cientistas.

O Kryptopterus vitreolus apresenta um efeito de arco-íris ao longo dos seus flancos. Esse brilho dentro do seu corpo torna o nativo tailandês uma escolha popular entre os donos de aquários em todo o mundo, relatou o Science Alert.

Também chamou a atenção de Qibin Zhao, um físico da Universidade Jiao Tong, na China, quando vagueava por uma loja de aquários. Assim, como qualquer cientista curioso, decidiu estudá-la. Os resultados foram publicados na Proceedings of the National Academy of Sciences.

Na natureza, os arcos-íris dançantes – conhecidos como iridescência – são frequentemente causados por texturas nas superfícies dos corpos, como é o caso das escamas, asas ou penas. A luz branca atinge essas superfícies e espalha-se, interagindo de formas que enfatizam diferentes comprimentos de onda.

Contudo, o peixe-gato fantasma permite que 90% da luz passe diretamente através do seu corpo. Também não tem escamas e a sua pele é extremamente fina. Isto torna pouco provável que a luz disperse através da sua pele. Para verificar a razão por trás desse efeito, a equipa separou a pele dos músculos das costas e do ventre.

Um laser branco passou diretamente através da pele, sem grande dispersão. Já nos músculos a história era diferente. Algo neles fez com que as ondas de luz ondulassem, numa reação conhecida como difração, criando um efeito de arco-íris.

Cada músculo é composto por unidades elásticas chamadas sarcomeres. Utilizando microscopia de varrimento eletrónico e microscópios óticos, a equipa descobriu que estas unidades fibrosas estavam a agir como grelhas de difração, dividindo o feixe de luz num arco-íris à medida que este passava pela estrutura.

Os movimentos desses peixes criam ângulos variáveis com os quais a luz atinge os músculos, fazendo com que as cores que se difundem através deles criem o efeito de arco-íris.

Outros peixes têm o mesmo tipo de músculo, mas o brilho não pode ser visto externamente porque a sua pele não é transparente, disseram os investigadores. Este brilho pode ter evoluído em peixes-gato fantasma como uma forma de camuflagem para que evitassem os predadores, acrescentaram.

O peixe-gato fantasma não é completamente invisível; ele ainda cria uma sombra na água. Esta sombra pode ser ocultada através do lançamento de cores do arco-íris que imitam os padrões de difração da luz solar na água.

“É também possível que o peixe-gato fantasma possa usar as cores em rápida mudança como sinais para a comunicação, uma vez que consideramos o peixe uma espécie muito social”, referiu ainda a equipa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.