Aranhas-saltadoras têm um talento apenas encontrado em vertebrados

Lucarelli / Wikimedia

Uma aranha Menemerus semilimbatus

Cientistas descobriram que as aranhas-saltadoras são capazes de fazer uma coisa que só tinha sido observada em animais vertebrados: distinguir entre objetos animados e inanimados.

De acordo o site Science Alert, a descoberta foi feita por uma equipa de investigadores liderada pelo biólogo Massimo De Agrò, que já trabalhou na Universidade de Harvard, que analisou 60 espécimes da aranha Menemerus semilimbatus.

Os cientistas recorreram a um teste feito com humanos, em que são apresentados 11 pontos móveis que correspondem às posições das principais articulações do nosso corpo. Quando se mexem, os participantes conseguem reconhecer o padrão de movimento como se se tratasse de uma pessoa, enquanto quando estão parados são só 11 pontos.

A equipa fez uma “versão aranha” deste teste (como se pode ver na imagem seguinte) e desenvolveu outros padrões com os pontos, incluindo uma elipse em movimento e movimentos aleatórios misturados que não se assemelhavam aos movimentos de nenhuma criatura viva.

(dr) De Agrò et al., PLOS Biol., 2021

Para mostrar a animação a uma aranha, os investigadores puseram o seu corpo fixo num lugar sobre uma “passadeira” esférica que rolava sobre uma corrente de ar comprimido. A forma como esta tentava andar foi considerada como um indicador da sua resposta às animações. Cada uma das 60 aranhas viu os vários exemplos e as suas reações foram cuidadosamente registadas.

Curiosamente, as aranhas-saltadoras fizeram girar os seus corpos para observar com os seus grandes olhos as imagens que eram menos realistas. O efeito foi mais pronunciado com os movimentos aleatórios, que eram os que menos se moviam como um organismo vivo.

A equipa percebeu que este comportamento está relacionado com o funcionamento dos seus olhos. Os olhos secundários na lateral da cabeça podem não ter a acuidade visual dos dois olhos grandes, mas dão-lhes uma visão de quase 360 graus.

Se a aranha avistar alguma coisa com estes olhos que consegue reconhecer e, ao mesmo tempo, algo que não reconhece, irá priorizar a coisa estranha, já que o reconhecível irá permanecer no seu campo de visão.

“Estes resultados demonstram claramente a capacidade das aranhas-saltadoras de distinguir sinais de movimento biológico”, escreveram os investigadores no artigo publicado, a 15 de julho, na revista científica PLOS Biology.

Os cientistas esperam que este sistema possa agora ser aplicado a outros invertebrados, como insetos e caracóis, para tentar saber mais sobre como esta habilidade evoluiu.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …

Desta vez, van Vleuten ganhou mesmo (aos 38 anos)

Ficou para trás o episódio caricato do último domingo. Annemiek van Vleuten é a nova campeã olímpica de ciclismo, contrarrelógio. Annemiek van Vleuten iria ficar ligada a um dos momentos mais insólitos, ou mesmo o mais …

Bruxelas assegura aquisição de medicamento para tratamento precoce da covid-19

A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, um contrato de aquisição conjunta com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) para a compra do sotrovimab, um medicamento destinado ao tratamento precoce da covid-19, cuja utilização está a ser analisada …

Vacinados escapam às restrições da "lista âmbar" britânica

Pessoas vacinadas contra a covid-19 que viagem a partir dos Estados Unidos (EUA) ou da União Europeia (UE) podem evitar a quarentena caso venham de um país da "lista âmbar" britânica, onde está Portugal. Segundo o …

Equador retira nacionalidade ao fundador da Wikileaks, Julian Assange

O governo equatoriano revogou a decisão de 2018 devido a incongruências burocráticas. O advogado de Assange já disse que vai recorrer e que a decisão foi tomada sem o fundador da Wikileaks ser ouvido. O Equador …

Os primeiros resultados dos Censos: Portugal perdeu população pela primeira vez desde 1970

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou, esta quarta-feira, os primeiros resultados dos Censos 2021, cujas respostas por via digital ultrapassaram os 99%. Portugal tem hoje 10.347.892 residentes, menos 214.286 do que em 2011, segundos os …

Portugueses esperam quase até aos 40 para comprar casa

Um barómetro que avalia a preferência dos consumidores na hora de comprar um imóvel indica que a maioria dos portugueses só liquida o crédito à habitação após a reforma. O indicador destaca ainda que os portugueses …

Moedas fecha lista para a Câmara de Lisboa

O candidato à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, já fechou a equipa que o vai acompanhar nas próximas autárquicas. O anúncio de que a lista de Carlos Moedas para a Câmara de Lisboa está fechada será …