/

Aranhas-saltadoras têm um talento apenas encontrado em vertebrados

Lucarelli / Wikimedia

Uma aranha Menemerus semilimbatus

Cientistas descobriram que as aranhas-saltadoras são capazes de fazer uma coisa que só tinha sido observada em animais vertebrados: distinguir entre objetos animados e inanimados.

De acordo o site Science Alert, a descoberta foi feita por uma equipa de investigadores liderada pelo biólogo Massimo De Agrò, que já trabalhou na Universidade de Harvard, que analisou 60 espécimes da aranha Menemerus semilimbatus.

Os cientistas recorreram a um teste feito com humanos, em que são apresentados 11 pontos móveis que correspondem às posições das principais articulações do nosso corpo. Quando se mexem, os participantes conseguem reconhecer o padrão de movimento como se se tratasse de uma pessoa, enquanto quando estão parados são só 11 pontos.

A equipa fez uma “versão aranha” deste teste (como se pode ver na imagem seguinte) e desenvolveu outros padrões com os pontos, incluindo uma elipse em movimento e movimentos aleatórios misturados que não se assemelhavam aos movimentos de nenhuma criatura viva.

(dr) De Agrò et al., PLOS Biol., 2021

Para mostrar a animação a uma aranha, os investigadores puseram o seu corpo fixo num lugar sobre uma “passadeira” esférica que rolava sobre uma corrente de ar comprimido. A forma como esta tentava andar foi considerada como um indicador da sua resposta às animações. Cada uma das 60 aranhas viu os vários exemplos e as suas reações foram cuidadosamente registadas.

Curiosamente, as aranhas-saltadoras fizeram girar os seus corpos para observar com os seus grandes olhos as imagens que eram menos realistas. O efeito foi mais pronunciado com os movimentos aleatórios, que eram os que menos se moviam como um organismo vivo.

A equipa percebeu que este comportamento está relacionado com o funcionamento dos seus olhos. Os olhos secundários na lateral da cabeça podem não ter a acuidade visual dos dois olhos grandes, mas dão-lhes uma visão de quase 360 graus.

Se a aranha avistar alguma coisa com estes olhos que consegue reconhecer e, ao mesmo tempo, algo que não reconhece, irá priorizar a coisa estranha, já que o reconhecível irá permanecer no seu campo de visão.

“Estes resultados demonstram claramente a capacidade das aranhas-saltadoras de distinguir sinais de movimento biológico”, escreveram os investigadores no artigo publicado, a 15 de julho, na revista científica PLOS Biology.

Os cientistas esperam que este sistema possa agora ser aplicado a outros invertebrados, como insetos e caracóis, para tentar saber mais sobre como esta habilidade evoluiu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.