Cientistas criaram um metal altamente hidrofóbico que não se consegue afundar. As possíveis aplicações deste material estão a entusiasmar a comunidade científica.
A tradição de os humanos se inspirarem nos animais e na natureza para algumas das criações não é nova e voltou a acontecer. Desta feita, uma equipa de cientistas da Universidade de Rochester, no Reino Unido, inspirou-se em aranhas e formigas para criar um metal altamente repelente à água.
Não importa o quanto o material é danificado ou furado, que não há maneira de ele se afundar. Esta inovação abre portas a uma infinidade de novas tecnologias que podem ser bastante úteis, como por exemplo, navios que não se afundam ou aparelhos de monitorização subaquáticos que duram para sempre.
Para conseguir este efeito no metal, os cientistas usaram rajadas de lasers de femtossegundos para que a superfície capturasse todo o ar e se torna-se altamente repelente à água.
Contudo, segundo o Phys, a equipa de cientistas britânicos notou que, após um longo período de tempo submerso debaixo de água, o material ia perdendo ligeiramente as suas propriedades hidrofóbicas.
E onde entra a natureza nisto tudo? A Argyroneta aquatica é uma espécie de aranha que consegue sobreviver longos períodos de tempo debaixo de água ao armazenar o ar numa teia fechada. Também as formigas-de-fogo conseguem formar uma espécie de balsa que prende o ar entre os corpos repelentes à água.
“Esta foi uma inspiração muito interessante”, disse Chunlei Guo, autor do estudo publicado esta semana na revista ACS Applied Materials & Interfaces. “A principal descoberta é que superfícies superhidrofóbicas (SH) multifacetadas podem capturar um grande volume de ar, o que aponta para a possibilidade de usar superfícies SH para criar dispositivos flutuantes”.
Mesmo depois de estar submerso durante dois meses e ser perfurado várias vezes, o metal sobe na mesma à superfície.
Ou seja a ciência nada inventa pois a “invenção” já existe afinal na Natureza e Universo.
Não podia estar mais de acordo.
Claro…
O computador também não foi inventado porque os elementos que o constituem já existem na natureza…
A roda também não foi inventada, porque já existe essa forma na natureza…
O avião também não foi inventado porque as aves já voavam antes…
Não vás ao médico não…
É com cada anormal….
Querida não vás ao psiquiatra não que ainda ficas mais demente do que já andas…
O dia que aprenderes a ler e interpretar textos estás curada até lá…
Cara Ana, se conseguir raciocinar minimamente saberia que já existe um computador na Natureza. Um dia chega lá vai ter é de se esforçar.
Caro Sr. Silva e Anti-Globalista,
A ciência é apenas a ciência que estudas as outras ciências, a ciência nunca inventou nada, eventualmente que inventa são os inventores ou os cientistas…Vcs é que caso não tivessem nascido teriam de ser inventados 😉
Sorte a vossa que os teclados nascem nas árvores daí poderem escrever as barbaridades que escrevem…
Enfim
Se conseguires ler o texto até à parte dos cientistas então já é um feito, duvido é que consigas ler o resto e deve ser tarefa para ti impossível entendê-la.
Enfim.
Olhe, citei um frase de alguém que teve um QI e outras faculdades que vc jamais poderá atingir. A ignorância dá nisso, escreve e tecla barbaridades por o desconhecimento é o seu forte.
Pessoas como vc não precisam de ser inventadas porque existem já a pontapé.
Deve ter nascido no tempo dos teclados porque coitado se lhe tirarem o teclado fica a chuchar no dedo de perdido sem saber sequer que existe como pessoa.
Caladinho vc era um génio.
Célebre frase de da Vinci.
Em vez de discutirem a notícia de forma produtiva, é só egos a atacarem-se. É infeliz esse predisposição para atacar quando confrontados com uma opinião diferente.
Uiiii… “… e se torna-se altamente repelente à água.” – E que tal “… e se tornasse altamente repelente à água.”?
Um erro infelizmente comum demais.