Aranhas e formigas inspiram metal que não se afunda

Cientistas criaram um metal altamente hidrofóbico que não se consegue afundar. As possíveis aplicações deste material estão a entusiasmar a comunidade científica.

A tradição de os humanos se inspirarem nos animais e na natureza para algumas das criações não é nova e voltou a acontecer. Desta feita, uma equipa de cientistas da Universidade de Rochester, no Reino Unido, inspirou-se em aranhas e formigas para criar um metal altamente repelente à água.

Não importa o quanto o material é danificado ou furado, que não há maneira de ele se afundar. Esta inovação abre portas a uma infinidade de novas tecnologias que podem ser bastante úteis, como por exemplo, navios que não se afundam ou aparelhos de monitorização subaquáticos que duram para sempre.

Para conseguir este efeito no metal, os cientistas usaram rajadas de lasers de femtossegundos para que a superfície capturasse todo o ar e se torna-se altamente repelente à água.

Contudo, segundo o Phys, a equipa de cientistas britânicos notou que, após um longo período de tempo submerso debaixo de água, o material ia perdendo ligeiramente as suas propriedades hidrofóbicas.

E onde entra a natureza nisto tudo? A Argyroneta aquatica é uma espécie de aranha que consegue sobreviver longos períodos de tempo debaixo de água ao armazenar o ar numa teia fechada. Também as formigas-de-fogo conseguem formar uma espécie de balsa que prende o ar entre os corpos repelentes à água.

“Esta foi uma inspiração muito interessante”, disse Chunlei Guo, autor do estudo publicado esta semana na revista ACS Applied Materials & Interfaces. “A principal descoberta é que superfícies superhidrofóbicas (SH) multifacetadas podem capturar um grande volume de ar, o que aponta para a possibilidade de usar superfícies SH para criar dispositivos flutuantes”.

Mesmo depois de estar submerso durante dois meses e ser perfurado várias vezes, o metal sobe na mesma à superfície.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

    • Claro…
      O computador também não foi inventado porque os elementos que o constituem já existem na natureza…
      A roda também não foi inventada, porque já existe essa forma na natureza…
      O avião também não foi inventado porque as aves já voavam antes…
      Não vás ao médico não…
      É com cada anormal….

      • Querida não vás ao psiquiatra não que ainda ficas mais demente do que já andas…
        O dia que aprenderes a ler e interpretar textos estás curada até lá…

      • Cara Ana, se conseguir raciocinar minimamente saberia que já existe um computador na Natureza. Um dia chega lá vai ter é de se esforçar.

    • Caro Sr. Silva e Anti-Globalista,
      A ciência é apenas a ciência que estudas as outras ciências, a ciência nunca inventou nada, eventualmente que inventa são os inventores ou os cientistas…Vcs é que caso não tivessem nascido teriam de ser inventados 😉
      Sorte a vossa que os teclados nascem nas árvores daí poderem escrever as barbaridades que escrevem…
      Enfim

      • Se conseguires ler o texto até à parte dos cientistas então já é um feito, duvido é que consigas ler o resto e deve ser tarefa para ti impossível entendê-la.
        Enfim.

      • Olhe, citei um frase de alguém que teve um QI e outras faculdades que vc jamais poderá atingir. A ignorância dá nisso, escreve e tecla barbaridades por o desconhecimento é o seu forte.
        Pessoas como vc não precisam de ser inventadas porque existem já a pontapé.
        Deve ter nascido no tempo dos teclados porque coitado se lhe tirarem o teclado fica a chuchar no dedo de perdido sem saber sequer que existe como pessoa.
        Caladinho vc era um génio.

  1. Em vez de discutirem a notícia de forma produtiva, é só egos a atacarem-se. É infeliz esse predisposição para atacar quando confrontados com uma opinião diferente.

  2. Uiiii… “… e se torna-se altamente repelente à água.” – E que tal “… e se tornasse altamente repelente à água.”?

    Um erro infelizmente comum demais.

RESPONDER

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …