/

O ar acima da Antártida acabou de ficar muito quente de um momento para o outro

39

NASA

Um fenómeno atmosférico raro provocou um aumento da temperatura estranho no ar acima da Antártida. Segundo os cientistas, houve mesmo quebras de temperatura recorde na estratosfera.

Eun-Pa Lim, do Bureau of Meteorology da Austrália, e os seus colegas observaram que o ar acima da Antártica estava a ficar mais quente no final de agosto. Nas semanas que se seguiram, esse aquecimento intensificou-se.

O aquecimento foi o resultado do repentino aquecimento estratosférico – um fenómeno que ocorre regularmente no Hemisfério Norte, aproximadamente uma vez a cada um ou dois anos, disse Lim em declarações à Newsweek. No Hemisfério Sul, porém, é muito mais raro, tendo sido observado apenas em 2002.

“No final de agosto até ao início de setembro, estava cerca de 30 a 35 graus Kelvin mais quente do que o normal na estratosfera alta e média na região da calota polar da Antártica, que foi um aquecimento recorde para essa época do ano”, disse Lim. “Desde então, a magnitude do aquecimento anómalo reduziu em cerca de 15 graus Kelvin na estratosfera média a baixa”.

Todos os invernos, ventos velozes do oeste desenvolvem-se na estratosfera – a segunda camada na atmosfera da Terra que fica acima da troposfera. Esta camada estende-se por cerca de 50 quilómetros de altura, com a camada de ozono dentro dela. Estes ventos, que podem chegar a 240 quilómetros por hora, desenvolvem-se devido às diferenças de temperatura entre o Pólo Sul, onde não há luz solar, e o oceano, que ainda recebe luz solar.

“À medida que o sol se desloca para o sul durante a primavera, a região polar começa a aquecer. Esse aquecimento faz com que o vórtice estratosférico e os ventos ocidentais associados enfraquecem gradualmente ao longo de alguns meses”, disse Lim.

Alguns anos, isto acontece mais rápido do que o normal, com o ar da atmosfera mais baixa aquecendo a estratosfera, causando o enfraquecimento dos ventos. “Muito raramente, se as ondas forem suficientemente fortes, podem rapidamente quebrar o vórtice polar, invertendo a direção dos ventos e tornando-se leste. Esta é a definição técnica de ‘aquecimento estratosférico repentino'”.

O aquecimento estratosférico repentino é o resultado de variações naturais na atmosfera, disse Lim, acrescentando que parece que este evento é resultado de variabilidade aleatória. Lim acrescentou que, agora, a sua equipa quer analisar o que aconteceu com o aquecimento, a fim de entender melhor os mecanismos físicos da relação entre a estratosfera e a troposfera.

“O evento atual começou com um aquecimento muito rápido e forte, mas o aquecimento foi mantido na estratosfera e ainda não afetou a atmosfera mais baixa, o que é muito incomum”, disse.

Espera-se que o repentino aquecimento estratosférico traga ventos quentes e secos sobre a Austrália nos próximos três meses. Num estudo publicado esta semana na revista especializada Nature Geoscience, a equipa colocou as temperaturas crescentes num modelo que fornece previsões para o Hemisfério Sul. As descobertas mostraram que a Austrália provavelmente terá menos chuva e temperaturas mais quentes na primavera, aumentando potencialmente o risco de incêndios florestais.

ZAP //

39 Comments

  1. Estes cientista são tão fraquinhos que só conseguem resoluções pragmaticas, pontuais e imediatas. Ou seja só servem para contruir armas, droga e ganhar dinheiro. Isto é o mesmo que ficar dando volta em torno do próprio umbigo. Rotulando tudo. Não é preciso nem ir tão longe: Afinal me respondam se puderem com calculos precisos. A terra está esfriando ou esquentando? Cada um fala uma coisa. Fazem estimativas com possibilidade de erros de 0 a 100%. E se erram trocam tudo nas próximas gerações. Pois os tempos e os homens mudam e poucos vão perceber as idiotices dos gênios e os que perceberem nada vão fazer. É que já passou.

    • Pesquise mais, não queira respostas fáceis para perguntas complexas, quem oferece isso é a fé. Você é um simples passantequre está aí tendo o poder de manifestar sua opinião de forma a todo mundo ver, através de um dispositivo tecnológico, no conforto de uma vida sem pestes e massacres, graças a quem? estes cientistas.

      • Cara “orelha voadora”, então vou segredar apenas para vc.. (literalmente verdade porque ninguém nos ouve mesmo.. 🙂 ), a minha opinião.
        Confesso que estou desabituada da forma da sua escrita, mas juro que me esforcei e li repetidas vezes a sua opinião.
        “Pesquise mais, não queira respostas fáceis para perguntas complexas, quem oferece isso é a fé.”, Se bem entendo, depreendo que vc achou que eu pesquiso pouco. Errado!!! Eu pesquiso muito e comparo muitos mapas baseados em informações fornecidas pelos satélites, referentes ao Clima do Planeta.
        O que me faz fazer certas afirmações não é apenas baseada na observação de um único mapa. E também não é fé ou crença nesse mapa. O que é então? É estudo comparado em diferentes sites, e muita observação e registo de imagens. Horas diárias a “queimar pestanas” para tentar entender e encontrar o fio da meada…. Geralmente aquilo que observo num lado, confirmo no outro, ou noutros sites.
        Quanto ao resto da sua opinião, informo-o de que estou muito grata à Ciência e à Informática em particular. De modo algum sou ANTI-ciência. Mas, o que acontece é que, em relação às mentiras sobre o Clima, eu não consigo “engolir” mesmo….
        Dizem e cantam os poetas portugueses: “Vemos, Ouvimos e Lemos… Não podemos ignorar…” e eu acrescento: nem silenciar!!…
        assinado: Maria da Maia

      • Boa noite.
        Sujiro à você abençoada, estude terra plana e entenderá, achará o fio da meada, pesquise o modelo terra plana e cairão as escsmas de seus olhos, procure onde quiser, onde está a curvatura da terra?

    • Os males do mundo começam pelo facto de muita gente falar antes de saber do que está a falar e pensar que sabe mais disso do que os outros.
      Se, ao menos, tentassem perceber o que quer que seja que esteja escrito nas notícias em vez de comentarem e culparem logo os cientistas pela sua própria ignorância ( pois quem culpa os outros pela própria ignorância é quem nunca vai fazer nenhum esforço para aprender o que quer que seja )!

  2. “O ar acima da Antártida acabou de ficar muito quente de um momento para o outro”
    Olha a novidade!…. com toda a trapaça – leia-se Manipulação Climática – que estão a fazer na “Atmosfera” da América do Sul, era de esperar o quê??

    Quando é que as pessoas que têm acesso a computadores vão habituar-se a planar como aves e a consultarem diariamente as imagens que nos são fornecidas pelos satélites??
    https://www.windy.com/pt/-Temperatura-temp?temp,-36.891,-61.787,3

    Como é fabricado um vórtice GIGANTE na costa oeste da América do sul e que gira em sentido anti-horário??? Natural, ele não é. Ele é fabricado e consegue anular – ou impedir – a ação dos vórtices naturais que trariam a desejada – e abençoada! – humidade do Pacífico….
     Como é possível temperaturas de 39ºC – como as recentemente verificadas – tão abaixo do Equador, quando as temperaturas equatoriais são bem menores?? Eu sei a resposta: é  aquecimento localizado!!

    – esta atividade não é CRIME??
    – que plano secreto e mundial está a ser posto em prática?
    – alguém está a pretender arrasar a Bolívia?
    – alguém está a pretender dizimar o que sobra das reservas naturais dos índios da Amazónia?
    – que país  tem tecnologia para conseguir criar estes gigantes vórtices artificias??
    – esta “manobra” – tecnologia de fabricação de ondas escalares –  é executada a partir de onde??  A partir de um navio (plataforma móvel) ou a partir da própria Antártida??

    Urge abrirmos os olhos…
    Consultando as informações do mapa acima referido, basta analisarmos o código de cores para vermos que há MUITO frio na Antártida. Clicando em cada ponto, também surge a informação de cada temperatura pontual… é só querermos VER…
    E, já agora, aproveitemos  para estreitar como estão as temperaturas no Hemisfério Norte: na Sibéria, no Canadá, na Gronelândia e em todo Circulo Polar Ártico…
    “Ver para crer”!!! Quando pararão de nos atirar areia para os olhos??!!l
    Ainda não chega de nos enrolarem??!!!!!
    assinado: Maria da Maia

  3. “Espera-se que o repentino aquecimento estratosférico traga ventos quentes e secos sobre a Austrália nos próximos três meses.”
    Australianos, preparem-se! A Austrália será a próxima região do Planeta, a arder forte e feio…
    E… – pasme-se!! – na costa oeste da Austrália, já está instalado um vórtice a girar em sentido anti-horário…
    assinado: Maria da Maia

    • Hahahaaa!…
      Ai Maria, Maria…. não devias abusar dessas substâncias… nem espalhar as palermices de “cientistas” do Youtube!…
      “Australianos, preparem-se! A Austrália será a próxima região do Planeta, a arder forte e feio…”
      A sério?
      Mas, a Austrália já arde “forte e feio” desde sempre!!
      E nem é preciso nenhuma teoria da conspiração para perceber isso: basta olhar para os valores de temperatura e de humidade!!

      • …. “não devias abusar dessas substâncias…”
        e não é que tens mesmo razão ??? Finalmente fugiu-te a boca para a verdade… 🙂 🙂
        É que – caso ainda não saibas – a minha receita é RIGOROSAMENTE igual à tua… Tem a mesma proveniência…. Aguenta!!!!!!!
        assinado: Maria da Maia

      • Será que tu nem Português compreendes?
        Isso também explicaria mais alguma coisa…
        “dessas” que TU usas e não “destas”!!

      • ….
        a paciência tem limites… a minha esgotou.
        Não tenho qualquer vocação – nem obrigação!! – de te aturar. Ponto final!!!
        Fica a “falar” sozinho…
        assinado: Maria da Maia

      • E o limite é baixinho…
        Se não me queres aturar, é simples: não escrevas disparates!!
        A Austrália é talvez o país onde há mais incêndios no mundo (desde sempre), se não sabias, ficas a saber – os australianos sempre o souberam!…

  4. Até o posicionamento DO ângulo da terra MUDOU … aeronaves e navios estão sendo Constantemente tendo que ratificar sua posição em relação a latitude e longitude …o gelo dos polos servem como Contra peso e a devastação no globo É inreversivel ( Armageddon )

  5. 🙂 🙂 Se eu fechar a porta e a janela de uma divisão, e se de seguida ligar uma lareira, um aquecedor ou um termo-ventilador, nem preciso esperar para o fim do século para perceber que o ar – e todo o ambiente dentro da sala – aqueceu…. 🙂 🙂
    A melhor aula sobre ondas escalares a que já tive acesso:
    https://www.youtube.com/watch?v=kTRPYtURzYM&t=4s
    assinado: Maria da Maia

  6. Essa terra bola acontece tudo, e logo logo, vão dizer que a culpa é do Bolsonaro também. Obs: A nossa terra não é essa da foto, pois essa imagem foi criada em programa de computadores. A terra em que vivemos é plana e não é uma bola não.

  7. Interessante sua teoria… Você possui evidências de que nosso planeta é plano? Essa não seria a mesma teoria que foi refutada anos atras, quando os seres humanos tinham pouco conhecimento científico?

  8. Bolas, lá vêm eles novamente com a “terra plana”… quantas vezes tenho de repetir que a terra é um cubo?
    Não há pachorra…
    PS – Maria, depois de ver o que vc anda lendo, percebi tudo querida… rápidas melhoras.

    • ….”rápidas melhoras.”…
      Tentar ofender ou rebaixar, não é o velho truque de quem não consegue argumentar??…
      Enfim… uma TRISTEZA….
      Haja paciência!!!…
      assinado: Maria da Maia

  9. A terra Segue Plana até a segunda Ordem , terra Globo não faz sentido , segundo a Nasa a Terra gira a mais de 1600 km por hora , o universo gira e viaja a mais de 4 milhões de km num infinito , até agora não provaram a curvatura da terra , ciência impirica , observação , agora vcs Globaloides só usam teorias , até hj a Nasa não conseguiu provar nem a gravidade que não existe , gravidade que segura milhões de litros de oceanos , mais não segura uma simples fumaça de cigarro !

    • Caro Claudionor, lamento, mas, não mordo “iscos”, mesmo que o anzol seja muito “polido”… 🙂 🙂
      Terá de contentar-se com a preciosa e sábia – ou será sabichona??? – informação dada pelo intrometido comentador anterior… 🙂 🙂
      Desejo-lhe um excelente dia…
      assinado: Maria da Maia

  10. Verticalização do Eixo da Terra.Impressão de estrelas caindo. Está tudo escrito.Sol pegando onde não pegava.Já li uns 20 mil livros sobre esta Transição Planetária.Para o Planetinha ser promovido no concerto dos Mundos. Se não aprendi,desculpem,é burrice mesmo…

  11. Isso tudo na Antártida e no mundo é resultado do desastre nuclear no Japão, a poluição e desmatamento, agora o fato da terra ser plana ou redonda não muda nada, isso mostra que o homem é mesquinho se achando poderoso com algumas tecnologias, sem mais para o momento .

  12. Os males do mundo começam pelo facto de muita gente falar antes de saber do que está a falar e pensar que sabe mais disso do que os outros.
    Se, ao menos, tentassem perceber o que quer que seja que esteja escrito nas notícias em vez de comentarem e culparem logo os cientistas pela sua própria ignorância ( pois quem culpa os outros pela própria ignorância é quem nunca vai fazer nenhum esforço para aprender o que quer que seja )!

  13. A culpa é da Dilma e do Lula.
    A Maria é muito inteligente.
    A Terra é plana, mas também pode ser redonda. Sinceramente, e me perdoem os discordantes, perda de tempo.
    O mundo vai acabar. Mas vale a pena cada fazer a sua parte em cuidar.
    Não tenho argumentos para discutir sobre estes assuntos, mas achei interessante algumas abordagens bem elaboradas.
    Querida Maria, quando vieres ao Brasil quero que conheças as variações climáticas de Curitiba: em alguns dias acontece sol, chuva, calor e frio no mesmo dia.
    Um abraço a todos.

  14. É bacana quando vejo um monte de gente falar que a Terra é plana. É a grande prova de que a internet da voz a desinformação e ignorância, e podemos entender o quanto uma ideia sem qualquer apoio lógico pode se propagar aos menos preparados.

  15. Pura perda de tempo…. Enfim…
    (correndo os cortinados do Palco das personagens fictícias… ou dos doidos varridos…)
    🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂
    assinado: Maria da Maia

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.