Está fechado o elenco para o Mundial 2022

Noushad Thekkayil / EPA

Joel Campbell celebra com adeptos da Costa Rica, contra a Nova Zelândia

Joel Campbell marcou e Costa Rica conseguiu a última vaga para o torneio que será realizado no Qatar. Europa volta a dominar na lista dos países qualificados.

A cerca de cinco meses do início da fase final, o elenco para o Mundial 2022 ficou fechado.

Nesta terça-feira, no último jogo de play-off, a América levou a melhor sobre a Oceânia: a Costa Rica venceu a Nova Zelândia por 1-0.

No jogo realizado no país anfitrião do torneio (Qatar), o estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan, foi o palco do golo de Joel Campbell.

O ex-Sporting marcou logo no terceiro minuto e resolveu a eliminatória. A tarefa da Nova Zelândia ficou mais complicada a meio da segunda parte, quando Kosta Barbarouses foi expulso.

Esta será a sexta participação (e terceira consecutiva) da Costa Rica num Mundial de Futebol, todas a partir de Itália 1990.

A Costa Rica era a única selecção que faltava no Grupo E do torneio. Aliás, era a única selecção que faltava na lista final de 32 selecções.

Apurados por federações

Tal como acontece há muitos anos, a Europa domina essa lista. São 13 selecções nacionais: Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Inglaterra, País de Gales, Países Baixos, Polónia, Portugal, Sérvia e Suíça.

Segue-se a Ásia, com seis representantes: Arábia Saudita, Austrália, Coreia do Sul, Irão, Japão e Qatar.

Haverá cinco selecções de África no Mundial: Camarões, Gana, Marrocos, Senegal e Tunísia.

As federações americanas enviam quatro selecções cada. Da América do Norte seguem Canadá, Costa Rica, Estados Unidos da América e México; da América do Sul jogarão Argentina, Brasil, Equador e Uruguai.

Não haverá qualquer representante da Oceânia no Mundial 2022 de futebol.

O evento vai realizar-se entre os dias 21 de Novembro e 18 de Dezembro. Pela primeira vez um Mundial será disputado no final do ano civil – por causa das temperaturas muito altas no Qatar durante o Verão.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.