As aplicações da Samsung que vêm pré-instaladas nos Galaxy S3 e S4 não são consideradas interessantes pelos utilizadores e acabam sem uso. A conclusão é de um estudo feito pela consultora Strategy Analytics.
Em vez de utilizar as apps nativas da Samsung, ou a sua loja de aplicações, os utilizadores preferem as populares apps do Facebook, WhatsApp, Twitter ou conseguem as suas apps principalmente na loja Google Play.
O estudo, que ouviu norte-americanos que possuem S3 ou S4, apurou que no total passam 7 minutos por mês a usar apps. Para efeito de comparação, a média de uso do Facebook chega a 11 horas/mês.
Ao contrário da rival Apple, que tem bastante sucesso com várias aplicações próprias no iOS, a Samsung não consegue estimular o uso das suas apps, mesmo dominando o mercado mundial de smartphones.
O ChatON, por exemplo, recebeu esta semana uma actualização importante, com várias novidade, mas nem assim os utilizadores se animaram: em média, a app é utilizada por uns míseros seis segundos – o tempo de fazer login e fazer logout.
O software sempre foi um desafio para a sul-coreana. Apesar da aceitação do seu hardware (que fica evidente pelo volume de vendas), a dependência do ecossistema Android limita muito a capacidade da Samsung de explorar o mercado de apps.
A empresa até deu sinais em alguns momentos deque gostaria de ter um sistema próprio.
O Bada foi a primeira tentativa, destroçada pelo Android. O Tizen, sistema próprio que vem instalado na nova geração do Galaxy Gear, poderá estar na próxima geração do Galaxy S.
A dúvida que fica é se o consumidor, acostumado ao Android, vai prescindir do sistema, e da enorme gama de aplicações, em nome da lealdade à marca.