Apps nativas da Samsung são ignoradas pelos utilizadores

Janitors / Flickr

-

As aplicações da Samsung que vêm pré-instaladas nos Galaxy S3 e S4 não são consideradas interessantes pelos utilizadores e acabam sem uso. A conclusão é de um estudo feito pela consultora Strategy Analytics.

Em vez de utilizar as apps nativas da Samsung, ou a sua loja de aplicações, os utilizadores preferem as populares apps do Facebook, WhatsApp, Twitter ou conseguem as suas apps principalmente na loja Google Play.

O estudo, que ouviu norte-americanos que possuem S3 ou S4, apurou que no total passam 7 minutos por mês a usar apps. Para efeito de comparação, a média de uso do Facebook chega a 11 horas/mês.

Ao contrário da rival Apple, que tem bastante sucesso com várias aplicações próprias no iOS, a Samsung não consegue estimular o uso das suas apps, mesmo dominando o mercado mundial de smartphones.

O ChatON, por exemplo, recebeu esta semana uma actualização importante, com várias novidade, mas nem assim os utilizadores se animaram: em média, a app é utilizada por uns míseros seis segundos – o tempo de fazer login e fazer logout.

O software sempre foi um desafio para a sul-coreana. Apesar da aceitação do seu hardware (que fica evidente pelo volume de vendas), a dependência do ecossistema Android limita muito a capacidade da Samsung de explorar o mercado de apps.

A empresa até deu sinais em alguns momentos deque gostaria de ter um sistema próprio.

O Bada foi a primeira tentativa, destroçada pelo Android. O Tizen, sistema próprio que vem instalado na nova geração do Galaxy Gear, poderá estar na próxima geração do Galaxy S.

A dúvida que fica é se o consumidor, acostumado ao Android, vai prescindir do sistema, e da enorme gama de aplicações, em nome da lealdade à marca.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Uber vence batalha judicial e prolonga licença para operar em Londres

A Uber ganhou, esta segunda-feira, um recurso legal sobre a revogação da sua licença para operar em Londres, garantindo por enquanto a continuação da empresa num dos seus maiores mercados. De acordo com o Wall Street …

Ordenados "não podem ser cortados", diz comissário. Proposta sobre salário mínimo apresentada em outubro

O comissário europeu do Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, reconheceu as limitações da Comissão Europeia quanto a salários, defendendo que o sistema que no qual está a trabalhar permitirá que os rendimentos aumentem na Europa. Em …

Chega quer expulsar autor de moção pela remoção de ovários a mulheres

A direção do Chega vai propor a “suspensão imediata” do militante Rui Roque que defendia a extração dos ovários numa moção de estratégia que foi rejeitada em congresso, informou esta segunda-feira o partido. Mais de uma …

Precários à espera de apoio extraordinário estão a receber multas do fisco

A Associação de Combate à Precariedade denunciou que a Autoridade Tributária (AT) está a aplicar multas de 75 euros a trabalhadores precários que ficaram sem rendimento e estão a recorrer ao novo apoio extraordinário a …

Portugal regista mais seis óbitos e 688 novos casos

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 688 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

Novo lay-off é para "aguentar o emprego e as empresas" (mas agrava cortes dos trabalhadores)

O novo regime de lay-off anunciado pelo Governo, para apoiar as empresas com "perdas mais significativas", nomeadamente na área do turismo, visa "aguentar o emprego e as empresas", segundo o ministro da Economia, Siza Vieira, …

Jornal "The Guardian" sugere que Portugal é um país racista e compara Ventura a Bolsonaro

O jornal britânico "The Guardian" noticiou, esta segunda-feira, alguns dos mais recentes acontecimentos racistas que têm ocorrido no país, afirmando no seu título que "Portugal regista um aumento da violência racista com ascensão da extrema …

Jornal Washington Post declara apoio a Biden e quer afastar "o pior presidente dos tempos modernos"

O jornal de referência Washington Post declarou esta segunda-feira o seu apoio ao candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, para derrotar o republicano Donald Trump, que considera “o pior Presidente dos tempos modernos”. No …

Portugal não recorrerá aos empréstimos do fundo de recuperação da UE

O primeiro-ministro António Costa salientou esta terça-feira que Portugal "recorrerá integralmente" aos cerca de 15,3 mil milhões de euros em subvenções que poderá receber do fundo de recuperação europeu, mas adiantou que não utilizará a …

Isabel dos Santos impugna nacionalização da Efacec

A empresária angolana Isabel dos Santos avançou com uma ação para impugnar a nacionalização da Efacec, decisão que foi anunciada pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, no início de julho. Numa nota enviada às …