Apple Watch ajuda a incriminar suspeita de homicídio na Austrália

Os dados de frequência cardíaca registados por um Apple Watch foram usados pela polícia da cidade de Adelaide, na Austrália, numa investigação de homicídio.

A vítima, Myrna Nilsson, 57 anos, foi morta violentamente pela própria nora, Caroline, de 26 anos de idade. As informações registadas no relógio inteligente da vítima levaram as autoridades a encontrar brechas no depoimento da jovem, que, em conjunto com outros indícios, levaram à acusação.

O caso aconteceu em 2016. A polícia encontrou o corpo sem vida de Nilsson na lavandaria da própria casa, espancada e presa com fita adesiva a uma cadeira. As autoridades foram contactadas depois de Caroline, também amarrada e amordaçada, ter pedido ajuda a um vizinho.

De acordo com o depoimento da nora, a vítima teria sido atacada por um grupo de homens após uma discussão de trânsito, que teriam invadido a casa da família, roubado objectos.

Os alegados assaltantes teriam então espancado a vítima ao perceberem que teria tentado enviar mensagens de texto para o telemóvel do filho, que estava a trabalhar. No SMS recebido pelo filho, Nilsson pedia ajuda e dizia que a casa estava a ser assaltada por estranhos.

No decorrer da investigação, no entanto, especialistas forenses da cidade analisaram os dados disponíveis no Apple Watch da vítima e encontraram inconsistências em relação ao depoimento original da sua nora.

Caroline afirmava que a sogra teria discutido durante cerca de 20 minutos com os agressores antes de ser espancada. O relógio de Nilsson, porém, indicava um aumento na frequência cardíaca, seguido de um período de menor actividade e, então, o fim dos batimentos, etapas que se desenrolaram ao longo de cerca de sete minutos.

Para os investigadores, este é o padrão típico de uma emboscada, quando a vítima não está à espera do ataque. O aumento na frequência dos batimentos cardíacos indica o momento em que os golpes começaram, enquanto a diminuição na frequência é consistente com a perda de consistência e, finalmente, a morte.

Além disso, tudo se desenrolou entre as 18h38 e 18h45, o que dá Myrna como estando já morta no momento em os SMS recebidos pelo filho foram enviadas, às 19h13.

Juntando tais informações a outras inconsistências no relato de Caroline, colhidas em diferentes etapas do processo, a justiça australiana decretou a prisão da jovem e indiciou-a pelo assassinato da sogra.

A conclusão da polícia é que a história contada pela criminosa é falsa e que Caroline se terá amarrado e amordaçado a si própria, numa tentativa de provar a sua inocência.

A jovem, que se encontra detida, foi acusada formalmente do crime, que terá sido causado por desavenças e discussões constantes. Aguarda o julgamento, marcado para junho, e viu o seu pedido de liberdade sob fiança negado, precisamente devido à sua tentativa de encobrir um tão violento acto.

// CanalTech / ABC

PARTILHAR

RESPONDER

"Olhos de cachorrinho" são traço de evolução. Cães desenvolveram músculo para manipular humanos

Quem é que nunca se deixou derreter pelos "olhos de cachorrinho" do melhor amigo do homem? Esse traço característico é um sinal de evolução anatómica dos cães e surgiu como forma de sobrevivência, para conquistar …

Lei das armas de Bolsonaro chumbada no Senado

O plenário do Senado brasileiro rejeitou esta terça-feira um decreto assinado em maio pelo Presidente Jair Bolsonaro, que flexibiliza a posse e o porte de armas no país. A flexibilização da posse e do porte …

Teresa Morais acusa Rui Rio de estar “a definhar” o PSD

A antiga vice-presidente do PSD Teresa Morais anunciou esta terça-feira que se retira “da linha da frente” dos sociais-democratas, acusando Rui Rio de estar “a definhar” o partido, tornando-o num “partido mediano e ideologicamente puro” …

As penas surgiram milhões de anos antes dos pássaros

A velha questão do ovo e da galinha estende-se agora aos pássaros e às penas. Quem surgiu primeiro? As penas, sugere uma recente investigação. Os pássaros são famosos pela sua imensa variedade de penas que usam …

Muro, fake news e Obamacare. Trump anuncia oficialmente a recandidatura à Casa Branca

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a sua recandidatura à Casa Branca, num comício em Orlando, Flórida, e voltou a acusar os jornalistas de serem "fake news" e disse que o país tem a …

Platini saiu em liberdade depois de muitas horas de interrogatório

O antigo presidente da UEFA Michel Platini saiu esta quarta-feira em liberdade, depois de várias horas a ser ouvido, no âmbito da atribuição da organização do Mundial de futebol de 2022 ao Qatar. ”A custódia é …

Descoberta bactéria que pode ajudar a criar uma vacina para o stress. Estava escondida na terra

Cientistas isolaram um padrão molecular único que pode, um dia, permitir a criação de uma vacina para o stress. Este padrão estava escondida dentro de uma bactéria que vive na terra. O Mycobacterium vaccae é uma …

Cientistas descobrem uma família de partículas imortais

Desafiando as leis que regem o universo da Física, uma equipa de cientistas acaba de descobrir uma família de partículas (quasipartículas) que, em sistemas quânticos, é capaz de se desintegrar e voltar a renascer numa …

A Via Láctea pode já ter colidido com outra galáxia

Astrónomos predizem que a Via Láctea está em rota de colisão com a Andrómeda e teremos apenas uns milhares de milhões de anos para nos prepararmos para esse impacto. Por outro lado, a nossa galáxia pode …

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …