Apple Watch ajuda a incriminar suspeita de homicídio na Austrália

Os dados de frequência cardíaca registados por um Apple Watch foram usados pela polícia da cidade de Adelaide, na Austrália, numa investigação de homicídio.

A vítima, Myrna Nilsson, 57 anos, foi morta violentamente pela própria nora, Caroline, de 26 anos de idade. As informações registadas no relógio inteligente da vítima levaram as autoridades a encontrar brechas no depoimento da jovem, que, em conjunto com outros indícios, levaram à acusação.

O caso aconteceu em 2016. A polícia encontrou o corpo sem vida de Nilsson na lavandaria da própria casa, espancada e presa com fita adesiva a uma cadeira. As autoridades foram contactadas depois de Caroline, também amarrada e amordaçada, ter pedido ajuda a um vizinho.

De acordo com o depoimento da nora, a vítima teria sido atacada por um grupo de homens após uma discussão de trânsito, que teriam invadido a casa da família, roubado objectos.

Os alegados assaltantes teriam então espancado a vítima ao perceberem que teria tentado enviar mensagens de texto para o telemóvel do filho, que estava a trabalhar. No SMS recebido pelo filho, Nilsson pedia ajuda e dizia que a casa estava a ser assaltada por estranhos.

No decorrer da investigação, no entanto, especialistas forenses da cidade analisaram os dados disponíveis no Apple Watch da vítima e encontraram inconsistências em relação ao depoimento original da sua nora.

Caroline afirmava que a sogra teria discutido durante cerca de 20 minutos com os agressores antes de ser espancada. O relógio de Nilsson, porém, indicava um aumento na frequência cardíaca, seguido de um período de menor actividade e, então, o fim dos batimentos, etapas que se desenrolaram ao longo de cerca de sete minutos.

Para os investigadores, este é o padrão típico de uma emboscada, quando a vítima não está à espera do ataque. O aumento na frequência dos batimentos cardíacos indica o momento em que os golpes começaram, enquanto a diminuição na frequência é consistente com a perda de consistência e, finalmente, a morte.

Além disso, tudo se desenrolou entre as 18h38 e 18h45, o que dá Myrna como estando já morta no momento em os SMS recebidos pelo filho foram enviadas, às 19h13.

Juntando tais informações a outras inconsistências no relato de Caroline, colhidas em diferentes etapas do processo, a justiça australiana decretou a prisão da jovem e indiciou-a pelo assassinato da sogra.

A conclusão da polícia é que a história contada pela criminosa é falsa e que Caroline se terá amarrado e amordaçado a si própria, numa tentativa de provar a sua inocência.

A jovem, que se encontra detida, foi acusada formalmente do crime, que terá sido causado por desavenças e discussões constantes. Aguarda o julgamento, marcado para junho, e viu o seu pedido de liberdade sob fiança negado, precisamente devido à sua tentativa de encobrir um tão violento acto.

// CanalTech / ABC

PARTILHAR

RESPONDER

Tochas em Alvalade. Liga pede reunião de urgência ao MAI

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) solicitou, esta sexta-feira, uma reunião de urgência ao ministro da Administração Interna, na sequência dos incidentes no encontro entre Sporting e Benfica. "A Liga Portugal lamenta profundamente …

Moody’s mantém rating de Portugal acima do "lixo"

A agência de rating norte-americana manteve, esta sexta-feira, a notação financeira de Portugal em “Baa3”, acima de lixo, e a perspetiva em positiva. De acordo com um comunicado no site da agência, a Moody's assinala que …

Suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano ficam em prisão preventiva

Os cinco suspeitos da morte do estudante cabo-verdiano vão aguardar julgamento em prisão preventiva, indiciados pelos crimes de homicídio qualificado e três tentativas de homicídio. A decisão, lida aos jornalistas cerca das 23h30 de sexta-feira por …

Cientistas descobriram o ponto fraco dos tardígrados

Os tardígrados, também chamados ursos de água, são conhecidos pela sua resistência. Mas um novo estudo revela agora que estes pequenos organismos também têm um ponto fraco: exposição de longo prazo a altas temperaturas. Em 2018, …

Detetadas "partículas fantasmagóricas" que o Modelo Padrão não pode explicar

O observatório IceCube, localizado no Pólo Sul, revelou que a Antena Antena Antártida de Impulso Transitivo (ANITA) detetou alguns "sinais muito estranhos" que "não pode ser explicados" pelo Modelo Padrão da Física. O projeto ANITA, …

Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de …

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …