Apple Watch ajuda a incriminar suspeita de homicídio na Austrália

Os dados de frequência cardíaca registados por um Apple Watch foram usados pela polícia da cidade de Adelaide, na Austrália, numa investigação de homicídio.

A vítima, Myrna Nilsson, 57 anos, foi morta violentamente pela própria nora, Caroline, de 26 anos de idade. As informações registadas no relógio inteligente da vítima levaram as autoridades a encontrar brechas no depoimento da jovem, que, em conjunto com outros indícios, levaram à acusação.

O caso aconteceu em 2016. A polícia encontrou o corpo sem vida de Nilsson na lavandaria da própria casa, espancada e presa com fita adesiva a uma cadeira. As autoridades foram contactadas depois de Caroline, também amarrada e amordaçada, ter pedido ajuda a um vizinho.

De acordo com o depoimento da nora, a vítima teria sido atacada por um grupo de homens após uma discussão de trânsito, que teriam invadido a casa da família, roubado objectos.

Os alegados assaltantes teriam então espancado a vítima ao perceberem que teria tentado enviar mensagens de texto para o telemóvel do filho, que estava a trabalhar. No SMS recebido pelo filho, Nilsson pedia ajuda e dizia que a casa estava a ser assaltada por estranhos.

No decorrer da investigação, no entanto, especialistas forenses da cidade analisaram os dados disponíveis no Apple Watch da vítima e encontraram inconsistências em relação ao depoimento original da sua nora.

Caroline afirmava que a sogra teria discutido durante cerca de 20 minutos com os agressores antes de ser espancada. O relógio de Nilsson, porém, indicava um aumento na frequência cardíaca, seguido de um período de menor actividade e, então, o fim dos batimentos, etapas que se desenrolaram ao longo de cerca de sete minutos.

Para os investigadores, este é o padrão típico de uma emboscada, quando a vítima não está à espera do ataque. O aumento na frequência dos batimentos cardíacos indica o momento em que os golpes começaram, enquanto a diminuição na frequência é consistente com a perda de consistência e, finalmente, a morte.

Além disso, tudo se desenrolou entre as 18h38 e 18h45, o que dá Myrna como estando já morta no momento em os SMS recebidos pelo filho foram enviadas, às 19h13.

Juntando tais informações a outras inconsistências no relato de Caroline, colhidas em diferentes etapas do processo, a justiça australiana decretou a prisão da jovem e indiciou-a pelo assassinato da sogra.

A conclusão da polícia é que a história contada pela criminosa é falsa e que Caroline se terá amarrado e amordaçado a si própria, numa tentativa de provar a sua inocência.

A jovem, que se encontra detida, foi acusada formalmente do crime, que terá sido causado por desavenças e discussões constantes. Aguarda o julgamento, marcado para junho, e viu o seu pedido de liberdade sob fiança negado, precisamente devido à sua tentativa de encobrir um tão violento acto.

// CanalTech / ABC

PARTILHAR

RESPONDER

Investigadores descobrem esqueletos adolescentes do século V. Um dos cientistas é português

Um grupo de investigadores, do qual também faz parte o português Daniel Fernandes, descobriu três esqueletos do período das migrações bárbaras numa vala em Osijek, na Croácia. "Deformação craniana e diversidade genética em três indivíduos masculinos …

Tesla está a alugar painéis solares por 45 euros por mês

Comprar painéis solares pode ser um investimento dispendioso para muitos. De maneira a oferecer uma solução mais económica aos seus clientes, a Tesla está a alugar a tecnologia por apenas 45 euros por mês. A SolarCity, …

Rui Fonte regressa ao Sporting de Braga e assina por três épocas

O Sporting de Braga, da I Liga de futebol, oficializou ontem a contratação do avançado Rui Fonte, um regresso ao clube, por três temporadas. O jogador, de 29 anos, chega dos ingleses do Fulham, que, …

YouTube remove vídeos de luta entre robôs por violarem políticas contra crueldade animal

O YouTube removeu na segunda-feira vídeos de robôs a lutar entre si da sua plataforma, justificando que estes violavam as políticas de exibição contra crueldade com animais. Depois do sucedido, a empresa informou que os …

Há uma piscina natural no meio do deserto mais quente do mundo

https://vimeo.com/355369476 Um casal a viajar pela Etiópia aventurou-se no deserto e experimentou nadar numa piscina natural num dos lugares mais quentes do planeta. A neozelandesa Bridget Thackwray e o namorado, Topher Richwhite formam a Expedition Earth, a …

The Rock é o ator mais bem pago do mundo

A revista Forbes revelou esta quarta-feira a sua lista anual dos atores mais bem pagos do mundo. O primeiro lugar é ocupado por um repetente. Dwayne "The Rock" Johnson voltou a ser o ator mais bem …

Albânia demoliu restaurante do homem que perseguiu turistas no capô do carro

O dono de um restaurante ilegal na Albânia meteu-se em sérios apuros depois de ter perseguido uma família de turistas espanhóis, colocando-se no capô do carro onde seguiam e partindo o pára-brisas. O restaurante que …

Sensores de radiação da Rússia desligaram-se misteriosamente após recente explosão nuclear

Nas semanas após um acidente nuclear fatal num campo de tiro de armas navais em Nyonoksa, quatro sensores de partículas radioativas que enviavam dados do território russo para uma rede de monitorização internacional desligaram-se misteriosamente. As …

Zumba. O negócio milionário que começou com uma distracção de um colombiano

Foi uma distracção que levou o bailarino colombiano Beto Pérez a criar a zumba e a construir um dos negócios actuais com mais sucesso em todo o mundo, avaliado em mais de 450 milhões de …

Ligações a Jeffrey Epstein abalam um dos mais prestigiados laboratórios de tecnologia do mundo

O MIT Media Lab junta áreas que vão do design à robótica e é responsável pelas mais vanguardistas inovações do Massachusetts Institute of Technology, uma das mais reputadas universidades do mundo na área da tecnologia. Agora, …