/

Apple não encontrou falhas na iCloud – apenas muitas passwords muito fracas

d.r. Terry Richardson / Pinterest

Amber Heard foi uma das celebridades apanhadas na rede

Amber Heard foi uma das celebridades apanhadas na rede

A Apple revelou que “um ataque dirigido” a algumas contas de utilizadores levou à divulgação de fotos de nus de celebridades, mas que não encontrou qualquer falha no seu sistema de armazenagem em nuvem.

“Ao fim de 40 horas de investigação, descobrimos que algumas contas de celebridades foram comprometidas por um ataque directamente dirigido aos nomes de utilizadores, palavras-chave e perguntas de segurança, uma prática que se tornou demasiado comum na internet”, adiantou a empresa, em comunicado.

“Nenhum dos casos que investigámos resultou de qualquer falha em qualquer dos sistemas da Apple, incluindo o iCloud ou Find my iPhone. Continuamos a trabalhar com os serviços policiais para procurar identificar os criminosos envolvidos”, acrescentou no texto.

No passado domingo, circularam nas redes sociais fotos pirateadas de celebridades norte-americanas nuas, incluindo Jennifer Lawrence, Rihanna, Avril Lavigne, Amber Heard, Gabrielle Union, Hayden Panettiere e Hope Solo.

As imagens roubadas foram primeiro alojadas no fórum 4Chan, por um utilizador anónimo, e a partir daí começaram a ser distribuídas para redes sociais como o Twitter ou o Reddit.

Esta terça-feira, a Apple anunciou que estaria a investigar a possibilidade de piratas informáticos terem penetrado no seu serviço de armazenamento de dados iCloud para obter fotografias de celebridades nuas ou em poses sensuais.

Para já, a empresa da maçã parece ter concluído que a falha esteve nas passwords. Os piratas poderão ter usado uma técnica que consiste em, sabendo o nome de utilizador de alguém, correr um programa que tenta entrar na conta testando sucessivamente milhares de passwords “óbvias”.

Em janeiro, a SplashData divulgou a lista das piores passwords do mundo em 2013.

A sua talvez não esteja aqui, mas ao que parece muitas celebridades contribuíram para a lista.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.