/

Apple investiga se fotos das celebridades foram pirateadas da iCloud

@KateUpton / Twitter

Katherine Elizabeth “Kate” Upton, modelo e actrz americana, apanhada na rede

A Apple anunciou que está a investigar a possibilidade de piratas informáticos terem penetrado no seu serviço de armazenamento de dados iCloud para obter fotografias de celebridades nuas ou em poses sensuais.

“Nós levamos a privacidade dos nossos utilizadores muito a sério e estamos a investigar esta informação”, disse em comunicado a porta-voz da Apple, Natalie Kerrys, esta segunda-feira.

O FBI anunciou, entretanto, que está a acompanhar o caso. “O FBI está atento às acusações de pirataria informática e à difusão ilegal de documentos relacionados com figuras públicas, e está a tratar do assunto”, afirmou Laura Eimiller, porta-voz do FBI em Los Angeles, citada pelo Los Angeles Times.

Apesar de muitas das fotos reveladas terem sido classificadas como montagens, algumas vítimas da difusão das fotografias nas redes sociais, como a atriz Jennifer Lawrence, confirmaram a existência de imagens verdadeiras entre o material partilhado na Internet.

As imagens roubadas foram primeiro alojadas no fórum 4Chan, por um utilizador anónimo, e a partir daí começaram a ser distribuídas para redes sociais como o Twitter ou o Reddit.

De acordo com utilizadores do site GitHub, utilizado por programadores, alguém terá encontrado uma falha de segurança na aplicação da Apple para localizar e bloquear à distância um telefone perdido ou roubado.

Essa falha de segurança pode ter permitido ao pirata informático introduzir automaticamente no serviço de armazenamento do iPhone diferentes combinações de senhas até encontrar a correta.

A lista de famosas que podem ter sofrido o ataque virtual inclui Jennifer Lawrence, Ariana Grande, Victoria Justice, Kate Upton, Lea Michelle e Kirsten Dunst, de acordo com o portal BuzzFeed.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.