Apple investiga se fotos das celebridades foram pirateadas da iCloud

@KateUpton / Twitter

Katherine Elizabeth “Kate” Upton, modelo e actrz americana, apanhada na rede

A Apple anunciou que está a investigar a possibilidade de piratas informáticos terem penetrado no seu serviço de armazenamento de dados iCloud para obter fotografias de celebridades nuas ou em poses sensuais.

“Nós levamos a privacidade dos nossos utilizadores muito a sério e estamos a investigar esta informação”, disse em comunicado a porta-voz da Apple, Natalie Kerrys, esta segunda-feira.

O FBI anunciou, entretanto, que está a acompanhar o caso. “O FBI está atento às acusações de pirataria informática e à difusão ilegal de documentos relacionados com figuras públicas, e está a tratar do assunto”, afirmou Laura Eimiller, porta-voz do FBI em Los Angeles, citada pelo Los Angeles Times.

Apesar de muitas das fotos reveladas terem sido classificadas como montagens, algumas vítimas da difusão das fotografias nas redes sociais, como a atriz Jennifer Lawrence, confirmaram a existência de imagens verdadeiras entre o material partilhado na Internet.

As imagens roubadas foram primeiro alojadas no fórum 4Chan, por um utilizador anónimo, e a partir daí começaram a ser distribuídas para redes sociais como o Twitter ou o Reddit.

De acordo com utilizadores do site GitHub, utilizado por programadores, alguém terá encontrado uma falha de segurança na aplicação da Apple para localizar e bloquear à distância um telefone perdido ou roubado.

Essa falha de segurança pode ter permitido ao pirata informático introduzir automaticamente no serviço de armazenamento do iPhone diferentes combinações de senhas até encontrar a correta.

A lista de famosas que podem ter sofrido o ataque virtual inclui Jennifer Lawrence, Ariana Grande, Victoria Justice, Kate Upton, Lea Michelle e Kirsten Dunst, de acordo com o portal BuzzFeed.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

As tartarugas-gigantes podem aprender coisas (e lembrar-se durante anos)

Um novo estudo sugere que as tartarugas-gigantes podem ser treinadas e lembrar-se daquilo que aprenderam durante vários anos. De acordo com o IFLScience, uma nova pesquisa mostra como as tartarugas-gigantes podem aprender novas tarefas e até …

Avião chileno desaparece com 38 pessoas a bordo a caminho da Antártida

A Força Aérea do Chile anunciou ter perdido "o contacto via rádio" com um avião militar C130 com 38 pessoas a bordo, que descolou de Punta Arenas, sul do país, para uma base na Antártida. "Um …

Tiroteio num hospital da República Checa faz pelo menos seis mortos. Atacante suicidou-se

Pelo menos seis pessoas morreram esta terça-feira num tiroteio no hospital da cidade de Ostrava, no nordeste da República Checa, de acordo com o ministro da Saúde Adam Vojtech. O autor do ataque suicidou-se. O tiroteio …

Genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra

Através da análise do genoma de dois tipos de algas, uma equipa de investigadores concluiu que genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra. Cientistas analisaram o genoma de uma rara alga encontrada …

Jovem vulcão descoberto nas profundezas da Placa do Pacífico

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, descobriu um pequeno e jovem vulcão na secção mais antiga da Placa do Pacífico. O vulcão foi encontrado na parte ocidental do Oceano Pacífico, perto …

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …