Registado o primeiro ataque de “resgate por vírus” em computadores Mac

O ransomware é uma das mais recentes pragas de malware e nem os computadores Mac conseguiram ficar a salvo.

Investigadores da Palo Alto Networks detetaram este fim-de-semana a primeira infeção ransomware para OS X, o sistema operativo dos computadores Macintosh da Apple.

De acordo com a publicação dos investigadores Claud Xiao e Jin Chen, o ransomware foi descoberto no instalador do Transmission e é o primeiro deste tipo para OS X que está totalmente operacional.

A Kaspersky Lab detetou um código malicioso com o mesmo propósito em 2014, o FileCoder, mas não estava completo quando foi intercetado.

“Acreditamos que o KeRanger é o primeiro ransomware totalmente funcional visto na plataforma OS X”, escrevem os especialistas.

Os atacantes infetaram dois instaladores da versão 2.90 do Transmission na manhã de 4 de março. Quando os investigadores identificaram o problema, os ficheiros DMG ainda estava disponíveis para descarga no site do cliente BitTorrent.

Se um utilizador instalar as aplicações infetadas, um ficheiro executável corre no sistema; o KeRanger espera depois três dias antes de se ligar a servidores comando e controlo na rede Tor e começa a encriptar documentos e ficheiros no sistema.

Depois de completar este processo, pede à vítima o pagamento de uma bitcoin, que vale neste momento cerca de 400 dólares, cerca de 363 euros, em troca de um endereço que lhes permitirá recuperar os ficheiros.

A Palo Alto Networks refere ainda que o malware tenta escriptar os ficheiros de backup da Time Machine, para que as vítimas não consigam evitar pagar o resgate.

“O Transmission é um projeto open source. É possível que o site oficial tenha sido comprometido e que os ficheiros tenham sido substituídos por versões maliciosas, mas não conseguimos confirmar a forma como esta infeção ocorreu”, indicam.

Adicionalmente, a aplicação KeRanger estava assinada com um certificado de desenvolvimento para Mac válido, o que significa que “conseguiu iludir a proteção Gatekeeper da Apple”.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …