App deteta sinais de anemia. Basta fotografar a pálpebra com o smartphone

Uma equipa de cientistas desenvolveu um novo software capaz de tornar o diagnóstico de doenças do sangue muito mais simples, usando a câmara de um smartphone para avaliar os níveis de hemoglobina.

A hemoglobina é uma proteína presente nos glóbulos vermelhos que pode ser usada como marcador para condições médicas como a anemia ou lesões nos rins. Analisando os níveis desta proteína, via smartphone, a equipa de investigadores espera oferecer um novo método, menos invasivo, que pode ser usado em diversas áreas de desenvolvimento.

A tecnologia baseia-se no uso de um algoritmo recém-desenvolvido que consegue transformar fotografias de baixa resolução em sinais espectrais digitais de alta resolução. Depois, um outro algoritmo analisa esses sinais para avaliar os níveis de hemoglobina.

O objetivo “é obter um espectro de cores usando uma simples fotografia. Um espectro fornece vários pontos de dados, o que aumenta a probabilidade de encontrar informações significativas altamente correlacionadas com o nível de hemoglobina no sangue”, explicou o investigador Sang Mok Park, citado pelo New Atlas.

Os cientistas, liderados por Young Kim, da Universidade Purdue, estão a adaptar este software para que consiga funcionar como uma simples aplicação para smartphone, sem precisar de hardware adicional. O artigo científico com os resultados foi publicado recentemente na Optica.

A câmara pode ser usada para tirar uma fotografia da pálpebra interna de uma pessoa que, posteriormente, um médico avalia para medir a vermelhidão em pacientes com anemia. “Esta tecnologia não substitui um exame ao sangue convencional, mas fornece uma imediata contagem de hemoglobina, não invasiva e em tempo real”, esclareceu Kim.

Apesar de, atualmente, o software requerer um computador para operar, os investigadores esperam que, no futuro, seja incorporado numa aplicação para smartphones. Esta solução portátil seria valiosa, principalmente em países em desenvolvimento, não apenas para detetar anemia como outras condições associadas aos níveis de hemoglobina no sangue.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a determinação da princesa Ka'iulaniem não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …

"É devastador": os millenials que querem ter filhos, mas não têm condições financeiras

Têm três empregos, querem mudar de carreira ou estão a mudar-se para zonas distantes para ter alojamento mais acessível. Assim é a vida dos millenials, que fazem tudo para juntar dinheiro suficiente para sustentar uma …

Milionário Robert Durst condenado a prisão perpétua por matar melhor amiga

O tribunal de Los Angeles condenou o excêntrico milionário de 78 anos a pena perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, pelo homicídio em primeiro grau de Susan Berman (o equivalente a homicídio qualificado), segundo a …

Cientistas tentam desvendar por que comemos demais

Em 2019, cientistas descobriram que certas células em ratos obesos impediam os sinais que indicam a sensação de saciedade. Agora, uma nova investigação fez uma abordagem ainda mais profunda sobre o papel destas células. O estudo, …

"Tenho todas as condições para vencer as eleições legislativas de 2023", diz Rangel

Paulo Rangel apresentou esta tarde formalmente a sua candidatura à liderança do PSD e afirma que tem todas as condições para unir o PSD e vencer as eleições legislativas em 2023. Em conferência de imprensa, o …

Putin admite aceitar pagamentos com criptomoedas num futuro próximo

Vladimir Putin admitiu que as criptomoedas têm valor, adiantando que esta forma de pagamento poderá tornar-se viável no país. Contudo, para já "ainda é muito cedo" para fazer previsões devido à sua natureza "incerta". A notícia …