App deteta sinais de anemia. Basta fotografar a pálpebra com o smartphone

Uma equipa de cientistas desenvolveu um novo software capaz de tornar o diagnóstico de doenças do sangue muito mais simples, usando a câmara de um smartphone para avaliar os níveis de hemoglobina.

A hemoglobina é uma proteína presente nos glóbulos vermelhos que pode ser usada como marcador para condições médicas como a anemia ou lesões nos rins. Analisando os níveis desta proteína, via smartphone, a equipa de investigadores espera oferecer um novo método, menos invasivo, que pode ser usado em diversas áreas de desenvolvimento.

A tecnologia baseia-se no uso de um algoritmo recém-desenvolvido que consegue transformar fotografias de baixa resolução em sinais espectrais digitais de alta resolução. Depois, um outro algoritmo analisa esses sinais para avaliar os níveis de hemoglobina.

O objetivo “é obter um espectro de cores usando uma simples fotografia. Um espectro fornece vários pontos de dados, o que aumenta a probabilidade de encontrar informações significativas altamente correlacionadas com o nível de hemoglobina no sangue”, explicou o investigador Sang Mok Park, citado pelo New Atlas.

Os cientistas, liderados por Young Kim, da Universidade Purdue, estão a adaptar este software para que consiga funcionar como uma simples aplicação para smartphone, sem precisar de hardware adicional. O artigo científico com os resultados foi publicado recentemente na Optica.

A câmara pode ser usada para tirar uma fotografia da pálpebra interna de uma pessoa que, posteriormente, um médico avalia para medir a vermelhidão em pacientes com anemia. “Esta tecnologia não substitui um exame ao sangue convencional, mas fornece uma imediata contagem de hemoglobina, não invasiva e em tempo real”, esclareceu Kim.

Apesar de, atualmente, o software requerer um computador para operar, os investigadores esperam que, no futuro, seja incorporado numa aplicação para smartphones. Esta solução portátil seria valiosa, principalmente em países em desenvolvimento, não apenas para detetar anemia como outras condições associadas aos níveis de hemoglobina no sangue.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento e a juíza deu-lhes razão

Um grupo de ilustres septuagenários, que liderou a iniciativa local da "rebelião dos grisalhos", na Colômbia, conseguiu uma grande vitória judicial. Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento, exigindo mais tempo na rua …

EUA ponderam bloquear o TikTok e outras redes sociais chinesas

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, admitiu esta semana que os Estados Unidos estudam a possibilidade de bloquear a rede social de vídeos TikTok, bem como outras plataformas do género chinesas. Em entrevista à emissora …

Salgado acusa Banco de Portugal de "deslealdade" e "desonestidade"

Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter sido “desleal e desonesto” na forma …

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …