Após anos de negação, “é preciso enfrentar a dura verdade: o Brexit não está a funcionar”

2

Steve Eason / Flickr

O presidente da Câmara de Londres, Sadiq Khan

O mayor de Londres, Sadiq Khan, pediu ao governo britânico que admita que a saída do Reino Unido da União Europeia causou um “imenso dano” e que “não está a funcionar”.

“Após anos de negação e evasão, devemos enfrentar a dura verdade: o Brexit não está a funcionar”, denuncia o presidente da Câmara de Londres, Sadiq Khan, citado pela agência AFP.

O político trabalhista, um crítico de longa data do Brexit, considera que a saída do bloco económico “enfraqueceu a economia, fragmentou os sindicatos e manchou a nossa reputação”.

“Simplesmente não posso ficar calado diante do imenso dano causado pelo Brexit“, acrescenta Khan num discurso a que a AFP teve acesso. O mayor londrino considera no entanto que este dano “não é irreparável“.

“Precisamos de um maior alinhamento com os nossos vizinhos europeus, uma mudança deste Brexit extremo e difícil”, que inclui “um debate pragmático sobre os benefícios de fazer parte da união aduaneira e do mercado comum”, afirma.

Esta crítica ao governo conservador diverge da posição oficial do Partido Trabalhista, cujo líder, Keir Starmer, também contrário ao Brexit, prometeu abraçar o desejo dos eleitores de “recuperar o controlo” após a saída da União Europeia.

Mas, ao contrário de Khan, Starmer afirma que os trabalhistas podem resolver os problemas e “fazer o Brexit funcionar“.

Segundo Sadiq Khan, “ninguém quer regressar à divisão e aos impasses que dominaram a nossa política durante cinco longos anos”.

Mas “a realidade é que a cidade de Londres está a ser afetada por uma perda de negócios e talento para outros centros europeus” como Paris e Amsterdão, denunciou.

O apoio ao Brexit está no nível mais baixo de todos os tempos no Reino Unido. Menos de um terço dos britânicos acredita que a medida foi correta, segundo uma pesquisa realizada pelo instituto YouGov em novembro.

ZAP //

2 Comments

  1. Já toda a gente sabia menos os que votaram a favor mesmo dentro e principalmnte fora do Reino Unido e acho que mais tarde ainda iram pedir de novo para aderir. mas como são orgulhosos e convencidos só quando a economia estiver quse em descalabro aconttecerá.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.