Após 180 anos de atraso, Gibraltar é oficialmente uma cidade

Apesar do resultado negativo no concurso dinamizado pela Casa Real inglesa, território do sul da Europa viu consagrado o seu estatuto de cidade.

Ao longo do último ano, Gibraltar e 39 outros territórios (como Alcester ou Wrexham) disputaram entre si o estatuto de cidade, no âmbito de uma competição levada a cabo a propósito do jubileu de platina da Rainha Isabel II. O processo não teve o desfecho esperado para os europeus, mas a derrota trouxe o que viria a ser uma agradável surpresa.

Através da publicação do novo registo dos 81 lugares que até agora alcançaram o estatuto especial, incluindo as oito novas designações atribuídas como parte do concurso – e através da investigação dos Arquivos Nacionais – o governo soube que a Rainha Vitória tinha efetivamente atribuído o estatuto de cidade de Gibraltar em 1842, mas foi omitida da lista oficial de cidades reconhecidas.

Bangor, Colchester, Doncaster, Dunfermline, Milton Keynes e Wrexham foram todas galardoadas com o estatuto de cidade através do concurso, assim como Douglas na Ilha de Man e Stanley nas Ilhas Falkand.

A propósito desta declaração, Boris Johnson declarou ser “excelente” ver a reafirmação de Gibraltar como cidade, descrevendo-a como um “enorme elogio” à sua “rica história e dinamismo“.

Tradicionalmente, o estatuto de cidade era associado a ter uma catedral anglicana, mas hoje em dia os monarcas ingleses pode escolher elevar cidades com base nos conselhos do governo. A mais pequena cidade reconhecida no Reino Unido é St David’s no País de Gales, que ostenta uma população de 1.841 habitantes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.