Aplicação para telemóvel deteta sinais precoces de Parkinson

Uma equipa de investigadores portugueses participa num projeto europeu que deteta os primeiros sintomas de Parkinson e combate a progressão da doença.

O Parkinson é uma doença subtil e difícil de detetar. Os exames não são eficazes no início da doença, pelo que geralmente a síndrome só é detetada numa fase mais tardia, piorando a condição física do afetado e as hipóteses de tratamento.

Esta doença neurológica caracteriza-se pela perda de movimentos do paciente, geralmente com tremores associados. Quedas, depressão, perturbação emocional podem ser alguns dos sinais de risco, todos eles “confundíveis” com outros problemas.

Agora, graças a um projeto europeu que conta com a participação de uma equipa portuguesa da Faculdade de Motricidade Humana, a solução pode estar à distância de uma chamada ou uma mensagem, segundo a Visão.

O programa está a desenvolver uma aplicação que monitoriza o comportamento dos cidadãos e que através da análise dos padrões de atividade indica se a pessoa tem Parkinson ou não. Os sinais são impercetíveis, mas depois de submetidos ao software resultam num diagnóstico claro e praticamente inequívoco.

Cada cidadão que aceite participar nesta experiência, que está disponível para Android, a aplicação i-Prognosis, deverá utilizar o telefone normalmente e os dados serão recolhidos e analisados. Tremor e fraqueza na voz são alguns dos sinais precoces dad oença que são recolhidos e analisados.

Assim que houver suspeita de diagnóstico a pessoa recebe um aviso.

No projeto também se prevê que os doentes recebam informação sobre a doença, sugestões de estratégias de combate, como exercício físico, ajuda ao sono e jogos de telemóvel para minimizar ao máximo a perda de capacidade motora.

Todos os cidadãos europeus são convidados a participar no projeto, estando assim, por um lado contribuindo para a investigação, e por outro tendo a hipótese de aceder a um diagnóstico precoce, com uma intervenção desenhada à medida, com exercícios específicos, disponíveis também na aplicação.

Não são conhecidos os números exatos da doença, até por causa da questão da dificuldade do diagnóstico. Mas estima-se que no mundo existam mais de seis milhões de doentes. Em Portugal os dados mais recentes apontam para 180 casos, por 100 mil habitantes.

Do projeto europeu, financiado pelo programa Horizonte 2020, fazem parte 11 países.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …