Aplicação denuncia estacionamentos e permite passar multas sem a polícia ter de ir ao local

9

Já foram feitas mais de 15 mil denúncias de estacionamentos ilegais através da aplicação “Denúncia de Estacionamento” em seis anos. A app permite que a polícia passe multas sem ter de ir ao local.

Desde 2017, a aplicação “Denúncia de Estacionamento” tem facilitado a denúncia de estacionamentos ilegais em Portugal, acumulando mais de 15 mil denúncias em seis anos.

O sistema foi desenvolvido por João Pimentel Ferreira, engenheiro eletrotécnico, com o objetivo de combater o estacionamento ilegal que bloqueia os passeios e afeta especialmente pessoas com mobilidade reduzida.

A aplicação permite aos utilizadores compilar um email com fotos, preferencialmente com a matrícula visível, e explicações sobre a infração em causa.

A app regista todos os dados precisos para que a denúncia tenha validade legal, como a morada, data e hora, que são enviados para autoridades. As informações são transmitidas através da app, mas enviadas por email, garantindo que apenas as autoridades têm acesso à identidade do denunciante.

Inicialmente, a app requeria que os dados fossem inseridos manualmente e que o denunciante se deslocasse à esquadra para confirmar a denúncia. Atualmente, o processo já é totalmente automatizado e utiliza a chave móvel digital do utilizador para autenticar a identidade, eliminando a necessidade de deslocações, refere o JN.

A “Denúncia de Estacionamento” já foi descarregada 50 mil vezes e está disponível tanto para iOS como para Android.

As denúncias são enviadas através de email diretamente do telefone do utilizador para as autoridades indicadas, como a PSP, GNR ou polícia municipal, dependendo da localização da infração. A PSP confirma a recepção das denúncias e pode avançar com um processo de contraordenação com base nas mesmas.

O criador da app tentou oferecer a tecnologia pro bono à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), mas o acordo não se concretizou. Apesar das tentativas de colaboração com os municípios, Ferreira descreveu o desafio como “hercúleo” e não prosseguiu com esses esforços.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

9 Comments

  1. Denunciar é o que os portugueses gostam de fazer! Povo educado em 3 séculos de Inquisição e meio de fascismo. Parabéns ao eng.º João Pimentel Ferreira por ter tido a esperteza de fazer uma app do gosto dos bufos!

    5
    1
  2. Excelente iniciativa. Uso esta app regularmente.
    Tem alguns problemas de usabilidade mas, uma vez ganhando hábito, torna-se prática.

    3
    7
  3. O problema dos comentadores neandertais que chamam “bufos”, “delatores” e afins, são aqueles que estacionam as latas de duas e de quatro rodas em cima dos passeios, nas paragens dos transportes públicos, em cima das passadeiras, bloqueiam portas de prédios, em transgressão aos artigos 48º e 49º do Código da Estrada, que eles tiveram de saber quando fizeram o exame de código! Obrigam as pessoas a circular pela estrada com risco de vida, já nem mencionando as pessoas com mobilidade reduzida.

    8
    4
  4. Na pagina do FB “Tu estacionas como um idiota!” dá para ficar com uma ideia como os tais “neandertais” 🙂 estacionam as referidas latas.

  5. Recentemente a nossa rua inteira recebeu multa. A razão é simples. Construíram nos anos oitenta grandes prédios com 9 andares, sem prever os moradores terem carros daí 30-40 anos. Mais tarde o condomínio acrescentou rampas para estacionar em cima do passeio. Neste passeio ninguém anda. É uma zona abandonada, está na periferia da cidade. Mas não há lugar de estacionamento para todos. Então quem consegue, deixa o carro em cima do passeio. Um dia vieram trabalhadores para arranjar algo e não conseguiram estacionar. Chamaram a polícia. Deram multa para 30 vizinhos. Nem quiseram saber da rampa adicional que foi lá colocada para conseguirmos estacionar. A regra é: não estacionar em cima do passeio. Construir lugares de estacionamento: não. É mais lucrativo multar.
    P.s. o carro dos trabalhadores estacionou e pernoitou no lugar onde eu costumo estacionar com o meu carro. Eles não levaram multa. Apetecia-me denunciar, já que me fizeram a mesma coisa. Mas depois pensei assim: a diferença entre o humano e o animal é que o humano pode escolher não satisfazer os seus instintos e pode optar por não denunciar.

  6. Sabemos que há pessoas que “usam e abusam”, e deveriam ser “reprimidas”.
    Mas neste pais nunca se pensa em educar, sensibilizar, melhorar e engrandecer, apenas em sacar, extorquir, diminuir e destruir…
    Infelizmente não há meio termo: ou levas com os castigos, punições, com tudo, ou não acontece nada…
    Somos uma nação a caminho da desgraça… só falta saber quando!!!!

  7. Delatores ou bufos como queiram chamar são bem vindos e se todos o fossemos perante as ilegalidades o mundo seria muito melhor. Quem não deve não teme, já os outros…

  8. Discordo totalmente desta forma de “queixa ou denuncia” . Confrontando-se com un estacionamento abusivo , contactar a GNR , que venha constatar e autuar ! ……. É para isso que a GNR serve !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.