Já foram feitas mais de 15 mil denúncias de estacionamentos ilegais através da aplicação “Denúncia de Estacionamento” em seis anos. A app permite que a polícia passe multas sem ter de ir ao local.
Desde 2017, a aplicação “Denúncia de Estacionamento” tem facilitado a denúncia de estacionamentos ilegais em Portugal, acumulando mais de 15 mil denúncias em seis anos.
O sistema foi desenvolvido por João Pimentel Ferreira, engenheiro eletrotécnico, com o objetivo de combater o estacionamento ilegal que bloqueia os passeios e afeta especialmente pessoas com mobilidade reduzida.
A aplicação permite aos utilizadores compilar um email com fotos, preferencialmente com a matrícula visível, e explicações sobre a infração em causa.
A app regista todos os dados precisos para que a denúncia tenha validade legal, como a morada, data e hora, que são enviados para autoridades. As informações são transmitidas através da app, mas enviadas por email, garantindo que apenas as autoridades têm acesso à identidade do denunciante.
Inicialmente, a app requeria que os dados fossem inseridos manualmente e que o denunciante se deslocasse à esquadra para confirmar a denúncia. Atualmente, o processo já é totalmente automatizado e utiliza a chave móvel digital do utilizador para autenticar a identidade, eliminando a necessidade de deslocações, refere o JN.
A “Denúncia de Estacionamento” já foi descarregada 50 mil vezes e está disponível tanto para iOS como para Android.
As denúncias são enviadas através de email diretamente do telefone do utilizador para as autoridades indicadas, como a PSP, GNR ou polícia municipal, dependendo da localização da infração. A PSP confirma a recepção das denúncias e pode avançar com um processo de contraordenação com base nas mesmas.
O criador da app tentou oferecer a tecnologia pro bono à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), mas o acordo não se concretizou. Apesar das tentativas de colaboração com os municípios, Ferreira descreveu o desafio como “hercúleo” e não prosseguiu com esses esforços.
Detesto delatores, raça podre….
Denunciar é o que os portugueses gostam de fazer! Povo educado em 3 séculos de Inquisição e meio de fascismo. Parabéns ao eng.º João Pimentel Ferreira por ter tido a esperteza de fazer uma app do gosto dos bufos!
Excelente iniciativa. Uso esta app regularmente.
Tem alguns problemas de usabilidade mas, uma vez ganhando hábito, torna-se prática.
O problema dos comentadores neandertais que chamam “bufos”, “delatores” e afins, são aqueles que estacionam as latas de duas e de quatro rodas em cima dos passeios, nas paragens dos transportes públicos, em cima das passadeiras, bloqueiam portas de prédios, em transgressão aos artigos 48º e 49º do Código da Estrada, que eles tiveram de saber quando fizeram o exame de código! Obrigam as pessoas a circular pela estrada com risco de vida, já nem mencionando as pessoas com mobilidade reduzida.
Na pagina do FB “Tu estacionas como um idiota!” dá para ficar com uma ideia como os tais “neandertais” 🙂 estacionam as referidas latas.
Recentemente a nossa rua inteira recebeu multa. A razão é simples. Construíram nos anos oitenta grandes prédios com 9 andares, sem prever os moradores terem carros daí 30-40 anos. Mais tarde o condomínio acrescentou rampas para estacionar em cima do passeio. Neste passeio ninguém anda. É uma zona abandonada, está na periferia da cidade. Mas não há lugar de estacionamento para todos. Então quem consegue, deixa o carro em cima do passeio. Um dia vieram trabalhadores para arranjar algo e não conseguiram estacionar. Chamaram a polícia. Deram multa para 30 vizinhos. Nem quiseram saber da rampa adicional que foi lá colocada para conseguirmos estacionar. A regra é: não estacionar em cima do passeio. Construir lugares de estacionamento: não. É mais lucrativo multar.
P.s. o carro dos trabalhadores estacionou e pernoitou no lugar onde eu costumo estacionar com o meu carro. Eles não levaram multa. Apetecia-me denunciar, já que me fizeram a mesma coisa. Mas depois pensei assim: a diferença entre o humano e o animal é que o humano pode escolher não satisfazer os seus instintos e pode optar por não denunciar.
Sabemos que há pessoas que “usam e abusam”, e deveriam ser “reprimidas”.
Mas neste pais nunca se pensa em educar, sensibilizar, melhorar e engrandecer, apenas em sacar, extorquir, diminuir e destruir…
Infelizmente não há meio termo: ou levas com os castigos, punições, com tudo, ou não acontece nada…
Somos uma nação a caminho da desgraça… só falta saber quando!!!!
Delatores ou bufos como queiram chamar são bem vindos e se todos o fossemos perante as ilegalidades o mundo seria muito melhor. Quem não deve não teme, já os outros…
Discordo totalmente desta forma de “queixa ou denuncia” . Confrontando-se com un estacionamento abusivo , contactar a GNR , que venha constatar e autuar ! ……. É para isso que a GNR serve !