Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito.

Os cientistas tentam há pelo menos um século perceber porque é que esta proporção – 1 em 10 – é tão desequilibrada e vigora numa escala semelhante em quase todo o planeta.

Serão fatores genéticos? Ou sociais? Tal como refere o portal Science Alert, não parece haver uma só justificação para este fenómeno – serão vários os motivos que separam de forma tão drástica o número de destros e canhotos.

Quando pegamos num lápis ou chutamos uma bola tendemos a fazê-lo sempre com um lado do corpo, seja a mão ou pé direito ou esquerdo. Segundo explicou à emissora britânica BBC o especialista Hannah Fry, estas assimetrias podem ser encontradas em praticamente todo o corpo humano, desde os nossos pés ao cérebro.

Mas há uma pergunta que continua sem resposta: porque é que o rácio entre destros e canhotos não é 50/50? A resposta não é linear.

Alguns especialistas sugerem que se trata de uma questão social: a cooperação social, desenvolvida ao longo de milhares de anos terá dado aos destros o domínio. Isto é, quando as comunidades interagem juntas, no que toca à partilha de ferramentas e espaços, usar a mesma mão do que todos os outros é benéfico.

Outra concorrente avançada pelos cientistas defende que esta situação está relacionada com a forma como o cérebro se organiza em dois hemisférios, com a metade esquerda deste órgão a controlar o lado direito do corpo e, em igual sentido, a metade direita a controlar o lado esquerdo do corpo.

Tal como refere o mesmo portal de Ciência, se o cérebro da maioria das pessoas usa o hemisfério esquerdo para controlar a linguagem intensiva e as habilidades motoras finas, este viés acaba por fazer com que a mão direita domine.

Outras das hipóteses mais comuns para explicar a raridade dos canhotos está relacionada com uma mutação genética: no nosso passado distante, uma alteração genética fez com que os centros de linguagem do cérebro humano se deslocassem para o hemisfério esquerdo, causando o domínio dos destros, tal como explicou Alasdair Wilkins ao portal Gizmodo, em meados de 2011.

A genética pode, efetivamente, ter um papel para explicar o fenómeno, mas não é capaz de explicar tudo. Isto porque os canhotos são mais propensos a ter filhos canhotos quando comparados com pais destros, mas, ainda assim, tendem, no geral, a ter filhos destros.

E os ambidextros?

Os cientistas lutam, há anos, para tentar identificar exatamente quais os genes que são responsáveis pelo domínio dos destros, mas não há consenso. Há ainda outros estudos científicos que relacionam esta discrepância com outros fatores como os níveis de estrogénio e posição do feto ao nascimento.

Os cientistas parecem ter em cima da mesa muitas possíveis justificações mas não sabem como relacioná-las e, por isso, não podemos afirmar ao certo porque é que nascemos destros ou canhotos. Os cientistas certamente continuarão os trabalhos para explicar o fenómeno e, depois, terão de responder a outra pergunta.

E os ambidextros?

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …