Apareceu do nada e tornou-se numa atração turística: Shelly Island, a nova ilha dos EUA

@chadonka / Instagram

A nova ilha na costa leste dos Estados Unidos tem até 1,6 km de extensão e e é separada por 20 m de mar - mas autoridades as alertaram para perigos de travessia

A nova ilha na costa leste dos Estados Unidos tem até 1,6 km de extensão e e é separada por 20 m de mar – mas as autoridades já alertaram para os perigos da travessia

Uma nova atração turística apareceu na costa leste dos Estados Unidos: Shelly Island, a “Ilha Conchuda”, que, dependendo da maré e das condições climáticas, pode chegar a ter até 1,6 km de extensão e 145 metros de largura.

É um banco de areia, em formato de semicírculo, que cresceu até se tornar numa ilha separada do continente americano por um braço de mar de cerca 100 metros de comprimento por 20 de largura.

Shelly Island situa-se no sul de um dos pontos turísticos do país: o Cape Point, do Parque Nacional Costeiro de Cape Hatteras, na Carolina do Norte. Quando a ilha foi vista pela primeira vez, em abril do ano passado, os habitantes locais descreveram-na como um “monte de areia” a sair da água.

Mas, como explica Dave Hallac, diretor do Parque Nacional, da mesma maneira que apareceu – de repente – a ilha pode também “desaparecer por inteiro”.

“Eu e a minha namorada estávamos a conduzir até Cape Point para apanhar caramujos depois de uma tempestade, quando vimos um banco de areia no meio do mar, onde não se podia chegar de carro”, contou Koczera, um turista de Connecticut que tirou fotos à ilha que acabaram por se tornar virais no Instagram.

“Levei um drone e percebi, lá do alto, que havia mesmo uma ilha ali. Mas não tivemos a oportunidade de chegar até lá por causa da corrente forte”. O fotógrafo disse que voltou ao local umas cinco vezes – e foi aquele o local escolhido para pedir a namorada em casamento.

@chadonka / Instagram

Chad Koczera pediu sua namorada em casamento em Shelly Island

Chad Koczera pediu sua namorada em casamento em Shelly Island

Ilha temporária?

A ilha foi-se formando pouco a pouco. “Estava a ver umas fotografias aéreas tiradas em fevereiro e era possível ver que a ilha estava mesmo ali, quase à superfície. Agora há vários metros de areia sobre o mar”, disse Hallac à rádio pública americana NPR.

O responsável pelo parque comentou que os visitantes lhe deram o nome Shelly Island, já que a ilha ainda não tinha sido “batizada”. Há várias embarcações naufragadas e ossos de baleias nas águas que a envolve, conta o historiador local Danny Couch.

No entanto, especialistas dizem que as margens dos bancos de areia ali estão constantemente em mudança.

O diretor do parque alertou os visitantes para que não tentassem nadar ou cruzar o canal para chegar até a ilha. A corrente forte pode arrastar rapidamente uma pessoa – além disso, foram vistos tubarões e raias na região.

É muito possível que Shelly Island cresça e se ligue ao continente. E é possível também que ela vá diminuindo até desaparecer por completo”, afirmou Hallac à NPR. “Sendo assim, sugiro que quem estiver perto, visite Cape Point o quanto antes para poder ver esta incrível formação”, recomendou.

// BBC

PARTILHAR

RESPONDER

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Porto 0-0 Man City | Pragmatismo portista garante “oitavos”

O FC Porto está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os “azuis-e-brancos” precisavam apenas de um empate, ou que o Olympiacos não vencesse em França, em casa do Marselha, e ambos os pressupostos aconteceram – …

O céu tingiu-se de roxo na Suécia (e a culpa era de uma plantação de tomates)

O céu ficou misteriosamente tingido de roxo em Trelleborg, a cidade mais a sul da Suécia, por causa da luz vinda de uma plantação de tomate enuma cidade próxima. Há algumas semanas, os moradores de Trelleborg …

Maurícias estão a abater um morcego ameaçado de extinção por interesses económicos

O morcego das Maurícias, em perigo de extinção, é mais uma vez o centro de um polémico abate nas mãos do Governo, para alarme das organizações de conservação da vida selvagem. Sob pressão de agricultores e …

Procurador-geral dos EUA: não há provas de fraude eleitoral generalizada

O procurador-geral dos Estados Unidos da América, William Barr, reconheceu hoje que não houve fraude em dimensão suficiente para invalidar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas. "Nesta altura, não vimos fraude a …

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" aos incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …