Apagar as luzes pode ajudar a salvar pássaros

Todas as noites, durante as temporadas de migração de primavera e outono, milhares de pássaros morrem ao colidir com as janelas iluminadas dos edifícios.

As luzes acesas podem ser muito perigosas para as aves migratórias. Um novo estudo revela agora que escurecer apenas metade das janelas de um edifício pode fazer uma grande diferença para os pássaros.

A equipa analisou vários dados que permitiram concluir que, nas noites em que metade das janelas estavam escurecidas, havia 11 vezes menos colisões de pássaros durante a migração de primavera e seis vezes menos colisões durante a migração de outono do que quando todas as janelas estavam com as luzes acesas.

“A nossa pesquisa fornece a melhor prova de que as aves migratórias são atraídas pelas luzes dos edifícios, muitas vezes fazendo com que colidam com as janelas e morram”, explicou Benjamin Van Doren, do Laboratório de Ornitologia de Cornell e principal autor do artigo científico, publicado recentemente na PNAS.

“Estas descobertas só foram possíveis graças aos mais de 40 anos de trabalho de David Willard no Field Museum, que liderou os esforços de monitorização de colisão e luz”, acrescentou, citado pelo EurekAlert.

Dave Willard começou a recolher pássaros mortos nos arredores de McCormick Place, um centro de convenções de três andares que serviu de exemplo neste estudo, em 1978. Atualmente, conta com cerca de 40 mil pássaros dentro de uma gaveta do Field Museum.

Os registos incluem também, desde 2000, informações sobre as as janelas com luzes acesas quando cada ave morreu. Comparando esses dados do McCormick Place com outros fatores de risco de colisão – como condições climáticas, luar e intensidade da migração -, os cientistas determinaram que condições são mais mortais para as aves migratórias.

A equipa verificou que as colisões aumentam quanto maior for a área das janelas que são iluminadas.

Benjamin Van Doren, principal autor do artigo, destaca “o potencial empolgante de salvar pássaros reduzindo simplesmente a poluição luminosa“. A realidade é que nem todas as luzes dos edifícios podem ser apagadas, mas algumas sim. Este gesto tão simples salvaria a vida de muitas aves migratórias.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Sistema Solar pode estar cercado por um túnel magnético

O Sistema Solar pode estar rodeado por um túnel magnético. Cientistas sugerem que as estruturas brilhantes, em lados opostos do céu, estejam interligadas à nossa volta, a 350 anos-luz de distância. Jennifer West, investigadora do Instituto …

O volátil, inóspito e sufocante Vénus pode afinal ter oceanos de água debaixo da crosta

Devido à elevada temperatura da atmosfera de Vénus, caso a crosta se abrisse, os oceanos de água transformar-se-iam imediatamente em vapor. Conhecido por ser um planeta com uma atmosfera quente e sufocante de dióxido de carbono …

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …

Erupção de La Palma. Cães salvos por um grupo misterioso

Um grupo misterioso - que se auto-denomina A-Team - afirma ter resgatado vários animais "presos" devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as …

Alec Baldwin

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria tido práticas inseguras

Uma fabricante de adereços disse que, no passado, já tinha mostrado preocupação com o facto de o assistente de realização ter protagonizado situações inseguras. No fim-de-semana, um documento judicial obtido pela CNN mostrou que a arma …

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …