/

Apagar as luzes pode ajudar a salvar pássaros

Todas as noites, durante as temporadas de migração de primavera e outono, milhares de pássaros morrem ao colidir com as janelas iluminadas dos edifícios.

As luzes acesas podem ser muito perigosas para as aves migratórias. Um novo estudo revela agora que escurecer apenas metade das janelas de um edifício pode fazer uma grande diferença para os pássaros.

A equipa analisou vários dados que permitiram concluir que, nas noites em que metade das janelas estavam escurecidas, havia 11 vezes menos colisões de pássaros durante a migração de primavera e seis vezes menos colisões durante a migração de outono do que quando todas as janelas estavam com as luzes acesas.

“A nossa pesquisa fornece a melhor prova de que as aves migratórias são atraídas pelas luzes dos edifícios, muitas vezes fazendo com que colidam com as janelas e morram”, explicou Benjamin Van Doren, do Laboratório de Ornitologia de Cornell e principal autor do artigo científico, publicado recentemente na PNAS.

“Estas descobertas só foram possíveis graças aos mais de 40 anos de trabalho de David Willard no Field Museum, que liderou os esforços de monitorização de colisão e luz”, acrescentou, citado pelo EurekAlert.

Dave Willard começou a recolher pássaros mortos nos arredores de McCormick Place, um centro de convenções de três andares que serviu de exemplo neste estudo, em 1978. Atualmente, conta com cerca de 40 mil pássaros dentro de uma gaveta do Field Museum.

Os registos incluem também, desde 2000, informações sobre as as janelas com luzes acesas quando cada ave morreu. Comparando esses dados do McCormick Place com outros fatores de risco de colisão – como condições climáticas, luar e intensidade da migração -, os cientistas determinaram que condições são mais mortais para as aves migratórias.

A equipa verificou que as colisões aumentam quanto maior for a área das janelas que são iluminadas.

Benjamin Van Doren, principal autor do artigo, destaca “o potencial empolgante de salvar pássaros reduzindo simplesmente a poluição luminosa“. A realidade é que nem todas as luzes dos edifícios podem ser apagadas, mas algumas sim. Este gesto tão simples salvaria a vida de muitas aves migratórias.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.