Aos 58 anos, vai estar… nos Jogos Olímpicos

Ni Xialian já foi campeã mundial de ténis de mesa… em 1983. Vai regressar à cidade onde conseguiu o título e, quem sabe, conquistar uma medalha olímpica.

Nasceu na China em julho de 1963. Tem 57 anos, vai ter 58 quando os Jogos Olímpicos começarem (se começarem) no próximo verão, em Tóquio. E, caso não apareçam imprevistos, Ni Xialian vai ser a atleta mais velha de sempre a participar no maior evento desportivo mundial.

A veterana chinesa mudou-se para a Alemanha em 1989. Dois anos depois passou a viver no Luxemburgo, onde ainda reside, em Ettelbruck, e passou a representar a seleção luxemburguesa desde então.

A curiosidade é que, antes destas mudanças, Xialian representou a China em várias competições e foi campeã mundial de ténis de mesa… em Tóquio. Aconteceu em 1983, quando conquistou o torneio de pares mistos na capital do Japão. Na altura, o ténis de mesa nem sequer entrava no programa olímpico.

38 anos depois, a jogadora quer divertir-se no regresso a Tóquio: “Acho que uma jogadora deseja sempre lutar pelo melhor resultado. Mas a realidade é que a minha idade e o meu estilo… Tenho limitações, sou muito clara nisso. Mas tenho vantagens: gosto de jogar, nunca desisto, por isso vou tentar tirar o melhor proveito disso”.

“Claro que, se conseguir uma medalha, será fantástico, mas não posso assegurar que vou conseguir isso. Pelo menos quero levar energia positiva, espírito de combate, mostrar ao mundo que o ténis de mesa pode ser bonito. Enquanto jogadora podes divertir-te, podes dar tanta alegria às pessoas – e isso às vezes é ainda mais importante do que os teus resultados”, explicou Xialian, ao canal oficial dos Jogos Olímpicos.

“toque” português no recente percurso olímpico da jogadora. Há um ano, estava em Gondomar a tentar a qualificação olímpica para a seleção do Luxemburgo (que não passou da primeira ronda). E a qualificação individual para Tóquio foi confirmada nos Jogos Europeus de 2019, em Minsk, apesar de ter perdido nas meias-finais diante da portuguesa Fu Yu – que venceu a medalha de ouro.

Na luta pela medalha de bronze, e pela presença em Tóquio, defrontou Yang Xiaoxin, também chinesa mas que representa o Mónaco (as quatro semi-finalistas dessa prova nasceram na China). Nunca tinha vencido Yang Xiaoxin e, sete meses antes, tinha perdido por 4-0 no último duelo entre ambas. Dessa vez venceu por 4-2 a atleta que é 25 anos mais nova e assegurou a qualificação olímpica.

Ni Xialian gosta de defrontar atletas que têm menos de metade da sua idade: “Tenho muitos, muitos papéis: mãe, irmã, tia, professora, treinadora… Chamam-me tudo. Mas é amoroso. E embora eu tenha esta idade, o meu coração é muito jovem. Ainda continuo jovem. Gosto. Fico feliz ao estar com pessoas mais novas, que me trazem energia, felicidade, charme, e por isso gosto de estar com elas e, claro, elas respeitam-me”.

O segredo da longevidade na modalidade é o prazer: “Tens que gostar da tua carreira, tens que gostar e isto torna mais divertido. Acho que também te dá coragem e não vais desistir facilmente. Só há uma campeã mas o espírito pode ficar para sempre”.

Esta será a quinta participação de Ni Xialian nos Jogos Olímpicos, sempre com a bandeira do Luxemburgo no equipamento. Na última edição, em 2016, a jogadora foi quem levou a bandeira do Luxemburgo na cerimónia de encerramento no Rio de Janeiro.

Xialian já estabeleceu outro recorde no ténis de mesa: no Open da Áustria em 2017, o seu jogo frente à japonela Honoka Hashimoto foi o mais longo de sempre, na era moderna da modalidade. Durou 92 minutos.

Nuno Teixeira Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Autarcas e bombeiros exigem que Governo mantenha SIRESP a funcionar

As declarações do presidente da Altice Portugal de que o SIRESP ia "acabar a 30 de junho" fizeram soar os alarmes. Autarcas e bombeiros querem que o Governo mantenha a rede de emergência. Na quarta-feira, em …

Carlos Carreiras anuncia "vacina portuguesa" e causa mal-estar no Governo

O presidente da Câmara de Cascais afirmou que, "em completa articulação com o Governo", garantiu a compra e inclusive a cedência da patente de uma vacina para produzir na Área Metropolitana de Lisboa. Esta quarta-feira, num …

Pela primeira vez, Japão admite cancelar Jogos Olímpicos

O Japão admitiu pela primeira vez esta quinta-feira que o cancelamento dos Jogos Olímpicos, adiados desde o verão passado e com arranque marcado para 23 de julho, continua a ser uma hipótese em cima da …

Ataque de Sócrates ao PS é uma "tremenda injustiça". Costa não é um "traidor", diz Ana Catarina Mendes

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, criticou as declarações de José Sócrates que, em resposta a Fernando Medina, atacou a direção do partido. Em entrevista à TVI, na noite desta quarta-feira, José Sócrates respondeu …

Guardiola iguala recorde de Mourinho na Liga dos Campeões

Pep Guardiola igualou o recorde de presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol tem agora as mesmas oito presenças de José Mourinho. Há muito tempo que Pep Guardiola enfrentava dificuldades nos quartos de final …

Responsável pela acusação da Operação Marquês fica fora da lista de promoções do MP

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela acusação da Operação Marquês, não figura entre os candidatos da lista de promoções do Ministério Público — e já recorreu da decisão. O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou …

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …

"O culpado sou eu". Abel Ferreira perde Supertaça sul-americana nos penáltis

O Palmeiras, de Abel Ferreira, falhou na quarta-feira a conquista da Supertaça sul-americana de futebol, ao perder com o Defensa y Justicia no desempate por grandes penalidades (3-4), depois do desaire por 2-1 nos 120 …