França acaba com embalagens de uso único

4

ZAP // Dall-E-2

O desafio para muitos estabelecimentos tem sido encontrar espaço para colocar a loiça e também destacar pessoal para a sua lavagem.

Os restaurantes franceses, com especial destaque para os que servem fast food, estão a preparar-se para uma revolução na forma como servem os seus clientes, depois de o governo do país ter proibido o uso de embalagens de uso único para consumo dentro dos estabelecimentos.

Como tal, cadeias como o McDonalds, Burger King ou Starbucks terão que enfrentar o que já está a ser chamado pelos ambientalistas como uma “revolução“, com impacto garantido no combate ao desperdício.

Tal como destaca o The Guardian, a maioria da indústria de fast food recorre às embalagens descartáveis, que são deitadas ao lixo logo após o consumo dos alimentos. Tal será impossível à luz da nova legislação, segundo a qual todos os restaurantes com mais de 20 lugares, nomeadamente cantinas, redes de pastelarias, estabelecimentos de fast food  ou sushi, terão de disponibilizar pratos e copos reutilizáveis e laváveis.

Não é, por isso, de estranhar que os ativistas de defesa do ambiente tenham categorizado a medida como “uma completa mudança de paradigma”.

Atualmente, existem cerca de 30.000 estabelecimentos de fast food em França, que servem cerca de 6 mil milhões de refeições por ano, gerando o que se estima ser 180.000 toneladas de resíduos.

“Estamos extremamente felizes por isto estar finalmente a entrar em vigor”, disse Alice Elfassi, membro da ONG Zero Resíduos França, que incentivou a medida, incluída numa lei originalmente publicada em 2020, apesar de as autoridades terem dado às empresas três anos para se prepararem. “A fast food é uma indústria que produz muitos resíduos. Embora o plástico de utilização única já tivesse sido proibido, tinha sido substituído por grandes quantidades de produtos descartáveis como cartão, madeira, bambu, que consideramos um desperdício de recursos inaceitável“.

A lei cinge-se aos artigos de mesa utilizados pelos clientes que comem a sua refeição nos restaurantes. Qualquer pessoa que encomende takeaway, por exemplo do McDonald’s, continuará a receber embalagens de utilização única.

Mas grupos ambientalistas esperam que as embalagens de take away de utilização única também possam ser alteradas no futuro, por exemplo, com clientes que deixam um depósito para embalagens reutilizáveis e as devolvem.

A nova lei significa, por isso, que os hambúrgueres e sanduíches não podem continuar a ser servidos numa caixa, mas podem ser embrulhados em papel. Todos os outros alimentos – incluindo batatas fritas, pizzas, gelados ou bolos – devem ser servidos em loiça reutilizável e as bebidas em copos reutilizáveis e lavados a 60ºC.

Várias lojas da rede McDonald’s disponibilizaram recentemente recipientes de plástico reutilizáveis para batatas fritas, com a forma exata da embalagem descartável vermelha tradicional.

O desafio para muitos estabelecimentos de fast food tem sido encontrar espaço para colocar na máquina de lavar loiça para limpar os pratos e copos, e também destacar pessoal para impedir que os clientes os deitam fora ou os levem para casa. Alguns jovens clientes disseram que receavam que as chávenas reutilizáveis não fossem limpas e preferiam ser levadas para casa.

ZAP //

4 Comments

  1. Acho muito bem…
    Ainda hoje vi o Bürger King a publicitar dentro da loja para se separar os copos dos restantes resíduos para se contribuir para um melhor meio ambiente…. Enfim
    Quase como muitas marcas referirem que as embalagens são feitas com plástico reciclado mas depois nem recargas vendem…

  2. Dizia numa das linhas do texto que as embalagens eram deitadas ao lixo, mas se olharmos com atenção reparamos que muitos utilizadores de fast food decidem fazer do chão o seu lixo preferido. Mesmo quando existem locais para o depositar. Já deveriam haver campanhas de sensibilização no interior desses estabelecimentos. Se calhar até há, mas como não frequento…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.