Ao estilo LEGO. Torre de blocos de cimento armazena energia renovável

A ideia de armazenar energia nas montanhas através do uso de areia chamou a atenção graças ao seu aspeto ambiental, mas talvez seja possível dispensar as montanhas da equação com este novo método de armazenamento de energia renovável.

A energia renovável é uma ótima opção num mundo em que se tornam cada vez mais emergentes as soluções amigas do ambiente, mas o que podemos fazer quando o sol não brilha e o vento não se faz sentir? A Energy Vault parece ter encontrado a solução.

O calcanhar de Aquiles das energias renováveis é, precisamente, a dificuldade em armazenar energia. Robert Piconi, CEO da Energy Vault, explicou que a busca por uma solução começou há dois anos, quando a empresa escolheu não investir em tecnologias já conhecidas, como baterias, para armazenar eletricidade.

“Este tipo de soluções requerem o uso de substâncias químicas ou metálicas, como o lítio, substâncias essas que têm um forte impacto sobre o meio ambiente“, disse, adiantando ainda que a eficiência das baterias diminui com o tempo.

A solução encontrada pela empresa consiste numa gigantesca torre de blocos de cimento, cada um com um peso aproximado de 35 toneladas. Ao estilo LEGO, um guindaste com seis braços integrado no centro move os blocos de cima para baixo, usando energia renovável.

Durante o movimento descendente, causado pela força gravitacional, a energia armazenada é convertida em energia elétrica, sem que haja perda de energia. Segundo o Swiss Info, um software controla automaticamente o processo de carga e descarga na torre, e leva em conta fatores como o vento, que podem ter efeito sobre os blocos.

Este sistema assemelha-se ao princípio das centrais hidroelétricas reversíveis, que aproveitam a diferença de altura de duas bacias hidrográficas. Em relação a estas centrais, a torre de blocos tem uma vantagem: pode ser construída em qualquer lugar. Além disso, os preços são muito baixos e o grau de eficiência energética é de 80%, esclarece o responsável.

Segundo a empresa, uma torre de 120 metros de altura permite armazenar até 35 megawatt-hora (MWh), o suficiente para abastecer de duas a três mil residências durante oito horas.

Em novembro, a Energy Vault apresentou um pedido de construção de um protótipo: uma torre com 60 metros de altura nos arredores de Bellinzona, na Suíça. A construção irá permitir otimizar o software e os processos de movimentação dos blocos de cimento.

Se o teste for bem sucedido, o produto poderá ser lançado no mercado já em 2020.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …