/

Ao estilo LEGO. Torre de blocos de cimento armazena energia renovável

A ideia de armazenar energia nas montanhas através do uso de areia chamou a atenção graças ao seu aspeto ambiental, mas talvez seja possível dispensar as montanhas da equação com este novo método de armazenamento de energia renovável.

A energia renovável é uma ótima opção num mundo em que se tornam cada vez mais emergentes as soluções amigas do ambiente, mas o que podemos fazer quando o sol não brilha e o vento não se faz sentir? A Energy Vault parece ter encontrado a solução.

O calcanhar de Aquiles das energias renováveis é, precisamente, a dificuldade em armazenar energia. Robert Piconi, CEO da Energy Vault, explicou que a busca por uma solução começou há dois anos, quando a empresa escolheu não investir em tecnologias já conhecidas, como baterias, para armazenar eletricidade.

“Este tipo de soluções requerem o uso de substâncias químicas ou metálicas, como o lítio, substâncias essas que têm um forte impacto sobre o meio ambiente“, disse, adiantando ainda que a eficiência das baterias diminui com o tempo.

A solução encontrada pela empresa consiste numa gigantesca torre de blocos de cimento, cada um com um peso aproximado de 35 toneladas. Ao estilo LEGO, um guindaste com seis braços integrado no centro move os blocos de cima para baixo, usando energia renovável.

Durante o movimento descendente, causado pela força gravitacional, a energia armazenada é convertida em energia elétrica, sem que haja perda de energia. Segundo o Swiss Info, um software controla automaticamente o processo de carga e descarga na torre, e leva em conta fatores como o vento, que podem ter efeito sobre os blocos.

Este sistema assemelha-se ao princípio das centrais hidroelétricas reversíveis, que aproveitam a diferença de altura de duas bacias hidrográficas. Em relação a estas centrais, a torre de blocos tem uma vantagem: pode ser construída em qualquer lugar. Além disso, os preços são muito baixos e o grau de eficiência energética é de 80%, esclarece o responsável.

Segundo a empresa, uma torre de 120 metros de altura permite armazenar até 35 megawatt-hora (MWh), o suficiente para abastecer de duas a três mil residências durante oito horas.

Em novembro, a Energy Vault apresentou um pedido de construção de um protótipo: uma torre com 60 metros de altura nos arredores de Bellinzona, na Suíça. A construção irá permitir otimizar o software e os processos de movimentação dos blocos de cimento.

Se o teste for bem sucedido, o produto poderá ser lançado no mercado já em 2020.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.