Ao estilo LEGO. Torre de blocos de cimento armazena energia renovável

A ideia de armazenar energia nas montanhas através do uso de areia chamou a atenção graças ao seu aspeto ambiental, mas talvez seja possível dispensar as montanhas da equação com este novo método de armazenamento de energia renovável.

A energia renovável é uma ótima opção num mundo em que se tornam cada vez mais emergentes as soluções amigas do ambiente, mas o que podemos fazer quando o sol não brilha e o vento não se faz sentir? A Energy Vault parece ter encontrado a solução.

O calcanhar de Aquiles das energias renováveis é, precisamente, a dificuldade em armazenar energia. Robert Piconi, CEO da Energy Vault, explicou que a busca por uma solução começou há dois anos, quando a empresa escolheu não investir em tecnologias já conhecidas, como baterias, para armazenar eletricidade.

“Este tipo de soluções requerem o uso de substâncias químicas ou metálicas, como o lítio, substâncias essas que têm um forte impacto sobre o meio ambiente“, disse, adiantando ainda que a eficiência das baterias diminui com o tempo.

A solução encontrada pela empresa consiste numa gigantesca torre de blocos de cimento, cada um com um peso aproximado de 35 toneladas. Ao estilo LEGO, um guindaste com seis braços integrado no centro move os blocos de cima para baixo, usando energia renovável.

Durante o movimento descendente, causado pela força gravitacional, a energia armazenada é convertida em energia elétrica, sem que haja perda de energia. Segundo o Swiss Info, um software controla automaticamente o processo de carga e descarga na torre, e leva em conta fatores como o vento, que podem ter efeito sobre os blocos.

Este sistema assemelha-se ao princípio das centrais hidroelétricas reversíveis, que aproveitam a diferença de altura de duas bacias hidrográficas. Em relação a estas centrais, a torre de blocos tem uma vantagem: pode ser construída em qualquer lugar. Além disso, os preços são muito baixos e o grau de eficiência energética é de 80%, esclarece o responsável.

Segundo a empresa, uma torre de 120 metros de altura permite armazenar até 35 megawatt-hora (MWh), o suficiente para abastecer de duas a três mil residências durante oito horas.

Em novembro, a Energy Vault apresentou um pedido de construção de um protótipo: uma torre com 60 metros de altura nos arredores de Bellinzona, na Suíça. A construção irá permitir otimizar o software e os processos de movimentação dos blocos de cimento.

Se o teste for bem sucedido, o produto poderá ser lançado no mercado já em 2020.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Como produtos de exportação". Filipinas querem trocar os seus enfermeiros por vacinas da Europa

As Filipinas estão a pedir ao Reino Unido e à Alemanha que forneçam centenas de milhares de vacinas contra a covid-19 em troca do envio de enfermeiros filipinos para ajudar na linha de frente da …

Despacho da ACT limita capacidade de intervenção dos inspetores do trabalho

Um despacho assinado pela inspetora-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) está a limitar a capacidade de intervenção dos inspetores. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios, que escreve que o …

Só muda o preâmbulo. Decreto do novo estado de emergência já seguiu para o Parlamento

O novo decreto do estado de emergência já seguiu para o Parlamento. Marcelo Rebelo de Sousa só mudou o preâmbulo do documento. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, publicou esta quarta-feira o decreto do …

Governo já está a desenhar um plano de desconfinamento. Rio quer desconfinar por regiões ou concelhos

Depois de uma primeira ronda de audiências, onde anunciou que o decreto do novo estado de emergência será igual ao da última quinzena, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta quarta-feira, o Bloco de Esquerda, o …

Serviços de inteligência desvalorizaram ameaça de invasão ao Capitólio

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos subestimaram o perigo de invasão ao Capitólio, admitiram vários responsáveis durante uma audiência no Senado, realizada esta terça-feira. Depois da absolvição do antigo Presidente dos Estados Unidos, que estava …

Polícias que prestam serviço no 112 não recebem subsídio desde setembro

Os agentes e militares que fazem a triagem das chamadas do 112 não auferem a gratificação mensal pelo serviço prestado ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desde setembro do ano passado. Segundo o Jornal de Notícias, …

Contrariando ordem judicial, Malásia deportou mais de mil pessoas para Myanmar

A Malásia entregou 1086 cidadãos que tinham fugido de Myanmar aos militares que organizaram o golpe de Estado de 01 de fevereiro, estando entre esses requerentes de asilo já registados oficialmente junto da Organização das …

Assassino da jornalista Daphne Caruana Galizia condenado a 15 anos de prisão

Vincent Muscat, um dos três homens acusados do assassínio, em outubro de 2017, da jornalista anticorrupção de Malta Daphne Caruana Galizia, foi condenado a uma pena de 15 anos de prisão pelo tribunal da La …

Venezuela avisa embaixadora da UE : tem 72 horas para abandonar o país

Isabel Brilhante Pedrosa, embaixadora da União Europeia, foi declarada persona non grata pelo Governo venezuelano e deverá abandonar o país. O Governo venezuelano notificou, esta quarta-feira, a embaixadora da União Europeia (UE), a portuguesa Isabel Brilhante …

Diplomacia da vacina. Israel doa doses à República Checa, que prometeu abrir representação diplomática em Jerusalém

A República Checa, que prometeu abrir representação diplomática em Jerusalém, já recebeu as vacinas de Israel. De acordo com o Público, Israel doou vacinas à República Checa, que prometeu abrir uma representação diplomática em Jerusalém; à …