“Futebol precisa de dar e sofrer porque pode.” Anúncio de lay-off do Liverpool gera críticas e um pedido de desculpas

Peter Powell / EPA

O Liverpool anunciou que ia avançar com um mecanismo do Governo britânico semelhante ao lay-off que está a ser usado em Portugal, para receber apoios para pagar aos funcionários do clube que não são jogadores, mas acabou por voltar atrás na decisão, após as críticas que recebeu, e até pediu desculpas aos adeptos.

“Acreditamos que chegámos à conclusão errada na semana passada… Lamentamos verdadeiramente por isso”, refere o CEO do clube, Peter Moore, numa carta aberta aos adeptos.

Esta posição surge depois de, na semana passada, o clube ter anunciado que ia recorrer ao “Esquema de Retenção de Emprego” previsto pelo Governo britânico para a pandemia de coronavírus e que permite receber um apoio estatal de 80 por cento do salário de cada trabalhador, ficando o clube responsável pelos restantes 20% do pagamento.

O clube é elegível para beneficiar deste “esquema” e anunciou que pretendia usufruir da medida apenas para cerca de 200 funcionários que não são jogadores da equipa e cujo trabalho ficou afectado pela suspensão da Premier League.

Mas depois das muitas críticas que recebeu, nomeadamente dos ex-futebolistas Jamie Carragher e Dietmar Hamann, voltou atrás, pedindo desculpa por ter pensado no assunto.

“As nossas intenções eram e continuam a ser assegurar que toda a força de trabalho recebe tanta protecção quanto possível de redundâncias e/ou perdas de ganhos durante este período sem precedentes”, afirma Peter Moore.

“Estamos, por isso, empenhados em encontrar formas alternativas de operar” para não ter que recorrer ao apoio do Governo, acrescenta o dirigente do Liverpool.

Jamie Carragher já se mostrou satisfeito com a reversão da medida. “Fiquei muito zangado quando a decisão original saiu porque as pessoas olham para o Liverpool como um modelo de como fazer as coisas e os clubes tentam imitá-lo”, apontou em declarações na Sky Sports.

“O mundo do futebol esperava que o Tottenham e Daniel Levy, o Newcastle e Mike Ashley” recorressem ao “Esquema” de apoios do Governo, “mas não o Liverpool” que tem como lemas “You’ll Never Walk Alone” e cuja história é marcada por “valores socialistas”, frisou ainda o ex-futebolista.

“Pensei que era uma decisão chocante, mas fico satisfeito que mudaram de ideias”, sublinhou também Jamie Carragher, lamentando, contudo, que este episódio “envergonhou os adeptos do Liverpool”. “Os adeptos de Manchester United, City e Everton têm estado a rir-se do Liverpool”, concluiu.

Por seu lado, Gary Neville, ex-futebolista do Manchester United, apela a uma decisão conjunta da Premier League para todos os clubes, salientando que é importante que todos, como um bloco, “definam o tom para todo o país, fazendo o bem, cuidando de cada um, sendo generosos”.

“O futebol não está a cumprir o mantra do país, o futebol precisa de dar e sofrer financeiramente porque pode sofrer financeiramente”, diz ainda Neville.

O ex-futebolista do United lembra que “há clubes nas Ligas mais baixas” que “precisam de dinheiro” e que estão de facto em risco de sobrevivência. “A Premier League está, provavelmente, numa posição em que podia emprestar mil milhões de libras de algum lado ou fazer um adiantamento e receber depois”, constata, deixando um último alerta. “A Premier League precisa de fazer o que está certo“, aponta Neville.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …

Estado de emergência. Maioria dos portugueses concorda com novas medidas de restrição

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã revela que a maioria dos portugueses concorda com o regresso ao estado de emergência e com as restrições impostas pelo Governo. De acordo com o Correio da …

Taarabt é o terceiro jogador do Benfica infetado com covid-19

O internacional marroquino também testou positivo à covid-19, dois dias antes de o Benfica, que já tinha previstas oito baixas no plantel, defrontar o Rangers para a Liga Europa.  Depois de Darwin Nuñez e Julian Weigl …

Oposição israelita pedirá dissolução do parlamento e novas eleições

O líder da oposição israelita, Yair Lapid, anunciou na segunda-feira que apresentará na próxima semana uma iniciativa para dissolver o Knesset (parlamento) e convocar eleições, num contexto de tensão na coligação governamental, noticiou a agência …