António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro, foi hoje nomeado Bispo do Porto pelo papa Francisco, sucedendo no cargo a Manuel Clemente, que em 2013 assumiu funções como Patriarca de Lisboa, divulgou a agência Ecclesia.
A notícia foi publicada oficialmente hoje, dia 21 de fevereiro, às 11h (12h em Roma), informa a Ecclesia, numa nota de imprensa enviada à Lusa.
António Francisco dos Santos manifestou-se surpreendido com a sua nomeação, um chamamento “imprevisível”, admitindo tratar-se de uma grande missão que irá encarar com “alegria e generosidade”. “Serei irmão e presença junto dos doentes, dos pobres e dos que sofrem e com eles procurarei fazer caminho de bondade e de esperança na busca comum de um mundo melhor. Quero ser apóstolo das Bem-Aventuranças nestes tempos difíceis que vivemos”, afirma.
Numa mensagem aos diocesanos, divulgada no site da Diocese do Porto, António Francisco dos Santos, escreve: “Era tão imprevisível este chamamento que Deus agora me faz que não consegui balbuciar palavra, quando a decisão do papa Francisco me foi comunicada”.
Nascido em Cinfães em 1948, António Francisco dos Santos é mestre em Filosofia pelo Instituto Católico de Paris e foi bispo auxiliar de Braga desde dezembro de 2004 a Dezembro de 2006. Desde essa data atuou como bispo de Aveiro – durante mais de sete anos – até ser nomeado sucessor de D. Manuel Clemente na diocese do Porto.
ZAP / Lusa
Receba os meus parabéns e faço votos que Deus lhe dê força e coragem para esta nova missão. Conte com as minhas orações.
Um abraço
Carlos SILVA