António Costa diz que a Madeira é “região difícil” para a atividade política

Patrícia de Melo Moreira / AFP

O primeiro-ministro, António Costa

O secretário-geral do PS, António Costa, disse este domingo que a Madeira é uma “região difícil” para a atividade política, mas destacou a “capacidade de afirmação” da estrutura regional do partido.

“Sei que a Madeira é sempre uma região difícil para a atividade política, mas a verdade é que a capacidade que o PS tem tido de se afirmar ao nível do poder local é aquilo que tem permitido fortalecer-se ao nível regional“, declarou, sublinhando que o partido se orgulha de acreditar “mesmo” na descentralização.

António Costa falava na apresentação da candidatura de Célia Pessegueiro à Câmara Municipal da Ponta do Sol, na zona oeste da ilha da Madeira, que concorre a um segundo mandato nas eleições autárquicas deste ano.

“O PS orgulha-se de ser Governo na República, mas orgulha-se sobretudo de ser governo em centenas de juntas de freguesia pelo país todo, em centenas de municípios pelo país todo, e de sermos desde 2013 o maior partido do poder local democrático”, disse.

O secretário-geral do Partido Socialista, que é também primeiro-ministro, indicou que as autarquias vão ser um dos “motores” da recuperação económica de Portugal, face à crise pandémica.

“Não é possível executar toda a nova geração de política de habitação sem ser através das autarquias locais; não é possível investir numa mobilidade mais sustentável, que permita combater as alterações climáticas, sem ser através dos nossos autarcas; não é possível aproveitar todo o potencial que as ferramentas da sociedade digital fornecem sem os nossos autarcas”, declarou.

António Costa sublinhou a aposta do PS na descentralização, referindo não haver “centralismo que valha” quando se trata de eleições locais ou regionais.

“Há partidos que não gostam das autonomias regionais, há outros que só gostam das autonomias regionais, mas detestam a autonomia do poder local. Nós gostamos de toda a autonomia: das regiões autónomas, dos municípios, das freguesias”, afirmou.

O líder socialista destacou também o empenho do partido na “concretização do princípio da paridade” e elogiou o facto de a estrutura regional da Madeira apresentar seis mulheres como cabeça de lista às eleições autárquicas, no total de 11 municípios que compõem a região autónoma.

Célia Pessegueiro, a candidata socialista à Câmara da Ponta do Sol, foi a primeira mulher a ser eleita presidente de autarquia na Madeira, em 2017.

“Façamos das próximas eleições autárquicas uma nova oportunidade de aprofundar este trabalho que cria oportunidades para todos, que trabalha com todos, e até nos coloca como um dos cinco melhores concelhos de pequena dimensão do país com melhor desempenho financeiro”, afirmou a candidata.

Num balanço ao atual mandato, Célia Pessegueiro salientou os investimentos em áreas como a educação, a modernização dos serviços, a criação da loja do munícipe e a preservação do património, sublinhando que o seu projeto para a Ponta do Sol parecia impossível, mas que acabou por dar resultados.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Terceira dose da vacina da Pfizer aumenta "fortemente" a proteção contra a variante Delta

Farmacêutica norte-americana pretende submeter um novo pedido de autorização de emergência para a administração da terceira dose ao regulador, depois de já ter visto um pedido anterior ser recusado por falta de evidências científicas. Depois de …

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …