Antigos romanos de Pompeia tinham dentes perfeitos

Press Office of the Superintendence for Pompeii / Herculaneum / Stabia

-

No ano 79, o Vesúvio explodiu, soterrando em cinzas as cidades romanas de Pompeia e Herculano. Os cidadãos que morreram no evento deixaram para trás buracos nessas cinzas, inicialmente ocupados pelos seus corpos.

Ao preencher estes buracos de gesso, os arqueólogos modernos conseguiram determinar a posição exata em que estes cidadãos morreram. Dentro das estátuas de gesso, estavam preservados os restos mortais destes cidadãos, incluindo dentes e ossos.

Ao examinar 30 indivíduos com recurso a tomografia computadorizada, um grupo de arqueólogos, antropólogos, radiologistas, especialistas em dentição e engenheiros, liderados por Massimo Osanna, descobriu que tinham dentes perfeitos, descontado o desgaste natural.

As imagens abaixo são do corpo de um bebé de quatro anos que foi encontrado com um casal e outra criança, provavelmente seus familiares.

O estudo tinha por objetivo mapear o estilo de vida, trabalho e classes sociais dos cidadãos escondidos no gesso, a partir da análise dos ossos e do que mais pudesse ser encontrado. Uma das descobertas é que os ossos estavam danificados por excesso de flúor na água que os romanos bebiam em Pompeia.

Não foi fácil descobrir tudo isso. A densidade do gesso usado para montar os corpos era parecida com a densidade dos ossos, mas eles conseguiram separar as duas coisas na tomografia usando técnicas avançadas.

Press Office of the Superintendence for Pompeii / Herculaneum / Stabia

-

Quanto à razão para os dentes perfeitos, uma dieta com baixo teor de açúcar, rica em frutas e verduras, além da água rica em flúor parecem ter sido a receita para tal sorriso belo, numa época em que não havia nem escovas nem pasta dos dentes.

HypeScience

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Leiam o livro “Cure Tooth Decay”, de Ramiel Nagel e investiguem o trabalho do Dr. Weston Price, um grande abre olhos para a odontologia que é praticada hoje em dia, obsoleta quando comparada com o que já se conhecia HÁ ANOS.
    Sim, podemos remineralizar os nossos dentes, fortalece-los por dentro! Se dizem isto aos vossos dentistas, chamam-vos de doidos, mas o que é certo é que existem muitas provas disso.
    Só um reparo: flúor? Qual tipo de flúor? Fluoreto de sódio?Ou fluoreto de cálcio? É que as diferenças são BEM grandes entre os dois.O de sódio, mais comum nas pastas de dentes e inclusive na água da torneira, são usados para fazer pesticidas (vide Wiki) , super venenoso que nem as criancinhas podem engolir pasta de dentes(nem nós!)!Vejam as letrinhas que lá estão escritas na embalagem.
    O fluoreto de cálcio, esse sim, abundante na natureza, é a forma natural do flúor e não o de sódio. E extremamente benefico na remineralização dentária.
    Espero fazer-vos pensar e ver até onde vai o “buraco do coelho”.

    • Finalmente alguém que poderia concordar comigo se falássemos sobre este assunto.
      As pastas de hoje em dia são puramente para “cosmética”, não fazem nada a não ser estragar um pouco mais os dentes, os elixires bocais inclusive…

      • Cheias de sodium laureth sulphate, um poderoso desengordurante industrial dentro da boca! e quantos mais existem,são aos MILHARES, tanto na cosmética, quanto na ind.alimentar!
        Ainda sobre a remineralização, vou citar também a glicerina,que impede os dentes de se remineralizar. se ao menos as pessoas se preocupassem em tentar saber que porcaria de químicos são aqueles que estão em todos os produtos, estariam muito mais informadas e saberiam tomar decisões conscientes.
        Eu já deixei de comprar MTA coisa mesmo, prefiro milhões de vezes a minha pasta de dentes caseira com óleos essenciais, óleo de coco e xilitol.
        E os elixires bucais que refere, outro veneno extremamente agressivo para a mucosa bucal. Óleo essencial de tea tree, O.E. de hortelã pimenta, O.E. de cravinho e xilitol misturado com água mineral. Um exilir mais que fantástico e natural!

  2. E os dentistas são os sapateiros dos dentes. Tapam os buracos para remediar o que se tem em mau estado, danificando um dente com brocas, o que é super agressivo para a estrutura do dente, fazendo com que este deixe mesmo de ser funcional internamente, o fluido dentinal cessa (o fluido interno que nos limpa os dentes,aposto que 99% das pessoas nao sabem disto,esse fluido faz parte do nosso sistema imunitário e é o que nos faz parar e curar as cáries!!!) e acabando, mais tarde ou mais cedo, a perder mesmo o dente. Ah! mas primeiro ainda vem o tratamento de canal, onde deixamos dentro de nós uma parte do nosso corpo que já está morta. Podem passar anos e anos, mas esses dentes vão se perder de certeza.

    • Ai tinham, tinham! Não se iluda! Não sabiam era do que morriam mas o cancro já havia há muito! quer uma prova que existe mesmo há muito? No Museu de Arqueologia de Lisboa, estão lá 3 múmias humanas uma delas é de um homem que morreu de cancro da próstata! Foi uma das primeiras provas de que os antigos Egípcios, já nessa altura, morriam de cancro! Se os Egípcios morriam, morriam também todos os outros!

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …