Antigos romanos de Pompeia tinham dentes perfeitos

Press Office of the Superintendence for Pompeii / Herculaneum / Stabia

-

No ano 79, o Vesúvio explodiu, soterrando em cinzas as cidades romanas de Pompeia e Herculano. Os cidadãos que morreram no evento deixaram para trás buracos nessas cinzas, inicialmente ocupados pelos seus corpos.

Ao preencher estes buracos de gesso, os arqueólogos modernos conseguiram determinar a posição exata em que estes cidadãos morreram. Dentro das estátuas de gesso, estavam preservados os restos mortais destes cidadãos, incluindo dentes e ossos.

Ao examinar 30 indivíduos com recurso a tomografia computadorizada, um grupo de arqueólogos, antropólogos, radiologistas, especialistas em dentição e engenheiros, liderados por Massimo Osanna, descobriu que tinham dentes perfeitos, descontado o desgaste natural.

As imagens abaixo são do corpo de um bebé de quatro anos que foi encontrado com um casal e outra criança, provavelmente seus familiares.

O estudo tinha por objetivo mapear o estilo de vida, trabalho e classes sociais dos cidadãos escondidos no gesso, a partir da análise dos ossos e do que mais pudesse ser encontrado. Uma das descobertas é que os ossos estavam danificados por excesso de flúor na água que os romanos bebiam em Pompeia.

Não foi fácil descobrir tudo isso. A densidade do gesso usado para montar os corpos era parecida com a densidade dos ossos, mas eles conseguiram separar as duas coisas na tomografia usando técnicas avançadas.

Press Office of the Superintendence for Pompeii / Herculaneum / Stabia

-

Quanto à razão para os dentes perfeitos, uma dieta com baixo teor de açúcar, rica em frutas e verduras, além da água rica em flúor parecem ter sido a receita para tal sorriso belo, numa época em que não havia nem escovas nem pasta dos dentes.

HypeScience

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Leiam o livro “Cure Tooth Decay”, de Ramiel Nagel e investiguem o trabalho do Dr. Weston Price, um grande abre olhos para a odontologia que é praticada hoje em dia, obsoleta quando comparada com o que já se conhecia HÁ ANOS.
    Sim, podemos remineralizar os nossos dentes, fortalece-los por dentro! Se dizem isto aos vossos dentistas, chamam-vos de doidos, mas o que é certo é que existem muitas provas disso.
    Só um reparo: flúor? Qual tipo de flúor? Fluoreto de sódio?Ou fluoreto de cálcio? É que as diferenças são BEM grandes entre os dois.O de sódio, mais comum nas pastas de dentes e inclusive na água da torneira, são usados para fazer pesticidas (vide Wiki) , super venenoso que nem as criancinhas podem engolir pasta de dentes(nem nós!)!Vejam as letrinhas que lá estão escritas na embalagem.
    O fluoreto de cálcio, esse sim, abundante na natureza, é a forma natural do flúor e não o de sódio. E extremamente benefico na remineralização dentária.
    Espero fazer-vos pensar e ver até onde vai o “buraco do coelho”.

    • Finalmente alguém que poderia concordar comigo se falássemos sobre este assunto.
      As pastas de hoje em dia são puramente para “cosmética”, não fazem nada a não ser estragar um pouco mais os dentes, os elixires bocais inclusive…

      • Cheias de sodium laureth sulphate, um poderoso desengordurante industrial dentro da boca! e quantos mais existem,são aos MILHARES, tanto na cosmética, quanto na ind.alimentar!
        Ainda sobre a remineralização, vou citar também a glicerina,que impede os dentes de se remineralizar. se ao menos as pessoas se preocupassem em tentar saber que porcaria de químicos são aqueles que estão em todos os produtos, estariam muito mais informadas e saberiam tomar decisões conscientes.
        Eu já deixei de comprar MTA coisa mesmo, prefiro milhões de vezes a minha pasta de dentes caseira com óleos essenciais, óleo de coco e xilitol.
        E os elixires bucais que refere, outro veneno extremamente agressivo para a mucosa bucal. Óleo essencial de tea tree, O.E. de hortelã pimenta, O.E. de cravinho e xilitol misturado com água mineral. Um exilir mais que fantástico e natural!

  2. E os dentistas são os sapateiros dos dentes. Tapam os buracos para remediar o que se tem em mau estado, danificando um dente com brocas, o que é super agressivo para a estrutura do dente, fazendo com que este deixe mesmo de ser funcional internamente, o fluido dentinal cessa (o fluido interno que nos limpa os dentes,aposto que 99% das pessoas nao sabem disto,esse fluido faz parte do nosso sistema imunitário e é o que nos faz parar e curar as cáries!!!) e acabando, mais tarde ou mais cedo, a perder mesmo o dente. Ah! mas primeiro ainda vem o tratamento de canal, onde deixamos dentro de nós uma parte do nosso corpo que já está morta. Podem passar anos e anos, mas esses dentes vão se perder de certeza.

    • Ai tinham, tinham! Não se iluda! Não sabiam era do que morriam mas o cancro já havia há muito! quer uma prova que existe mesmo há muito? No Museu de Arqueologia de Lisboa, estão lá 3 múmias humanas uma delas é de um homem que morreu de cancro da próstata! Foi uma das primeiras provas de que os antigos Egípcios, já nessa altura, morriam de cancro! Se os Egípcios morriam, morriam também todos os outros!

RESPONDER

Em pânico, os norte-americanos estão a comprar pintainhos para lidar com a pandemia

Todo o mundo está a ser afetado pela pandemia de covid-19, tendo os norte-americanos, inicialmente, corrido aos supermercados para comprar o máximo de papel higiénico possível. Porém, agora, o produto é outro. De acordo com o …

20 anos depois, aldeias no Peru ainda sofrem com derrame de mercúrio

Em junho de 2000, um camião derramou mercúrio, da mina de ouro Yanacocha, a maior da América Latina, em três aldeias do Peru. 20 anos depois, os moradores ainda sofrem as consequências deste acidente. Quando Francisca …

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …