Antigo diretor do Mosteiro de Alcobaça acusado de furtar escultura

Concierge.2C / Wikimedia

Claustro do Mosteiro de Alcobaça

O Ministério Público (MP) deduziu acusação pelo crime de peculato contra um antigo diretor do Mosteiro de Alcobaça, acusado de se ter apropriado de uma réplica da uma escultura do túmulo de D. Pedro, o que Rui Rasquilho nega.

O Ministério Público divulgou esta quinta-feira, na sua página na Internet, que o antigo diretor do Mosteiro de Alcobaça, Rui Rasquilho, está acusado de, entre o dia 28 de junho de 2005 e 31 de julho de 2008, se ter “aproveitado da função” que exercia e de “se se ter apoderado de uma peça de escultura que reproduz a “roda da vida””.

A peça, da autoria do escultor António Augusto da Costa Motta, denominada “rosácea do túmulo de D. Pedro”, é uma réplica em gesso da escultura original que se encontra no túmulo exposto no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.

Considera de “elevado interesse histórico” e pertencente “ao Estado português”, a peça, com cerca um metro de diâmetro, terá sido mandada fazer por Vieira Natividade para a estudar. Fazia parte da coleção de Vieira Natividade, cujo espólio foi doado no início da década de 90, do século passado, ao extinto Instituto Português do Património Cultural.

A “roda da vida” estava desaparecida desde 2005, o que deu origem a uma investigação da polícia judiciária (PJ), que culminou com a apreensão da escultura no dia “30 de janeiro de 2019, na residência de uma terceira pessoa, a quem o arguido tinha pedido que guardasse”, revelou o MP.

O inquérito foi dirigido pelo MP da 1.ª secção das Caldas da Rainha do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Leiria, com a coadjuvação do Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Leiria da PJ. Contactado pela Lusa, Rui Rasquilho recusou comentar “o processo que corre os trâmites normais” e negou ter “cometido qualquer crime”.

A recuperação da peça foi anunciada em fevereiro deste ano, no âmbito de uma investigação que, segundo disse na altura à agência Lusa o então coordenador da PJ de Leiria, Gil Carvalho, “contou com a colaboração da atual diretora do Mosteiro, Ana Pagará, e em que foram ouvidas diversas testemunhas”.

Na altura, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) congratulou-se também com a recuperação da peça “em relativo bom estado de conservação”, informando que a mesma se encontra depositada nas reservas do Mosteiro de Alcobaça.

O crime de peculato corresponde a subtração ou desvio, mediante abuso de confiança, de dinheiro ou bens públicos, para proveito próprio ou alheio, pelo funcionário público que os administra ou guarda.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …

Mulher morre devido a um ataque de ransomware a um hospital na Alemanha

Uma mulher morreu esta semana devido a um ataque de ransomware direcionado ao sistema operativo de um hospital em Duesseldorf, na Alemanha. Segundo as autoridades alemãs, a mulher precisava de cuidados médicos urgentes e foi encaminhada …

Portugal está "numa terceira fase de crescimento" da pandemia, avisa epidemiologista

"Estamos numa terceira fase de crescimento" de novos casos de covid-19, garante Baltazar Nunes, epidemiologista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. O número de novos casos voltou a aumentar esta sexta-feira, batendo o recorde …

Áustria corrige Trump. Os seus cidadãos não vivem em florestas

O Governo austríaco decidiu corrigir a afirmação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que as pessoas naquele país europeu vivem em "cidades da floresta". Trump referiu recentemente a Áustria e outros países europeu …