Antidepressivos na gravidez aumentam risco de hiperactividade no bebé

gravida dormir depressão

A ingestão de antidepressivos durante a gravidez pode estar associada a um risco acrescido de hiperactividade na infância, sugere um estudo norte-americano, publicado na Molecular Psychiatry, do grupo Nature.

A probabilidade de tal se verificar é maior se a grávida ingerir o medicamento nos primeiros três meses de gestação.

Os transtornos de défice de atenção com hiperactividade (TDAH) caracterizam-se pela dificuldade que algumas crianças têm em se concentrar, ou realizar actividades complexas.

As conclusões baseiam-se num estudo estatístico, realizado por médicos do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, a partir dos dados de, aproximadamente, 3 500 crianças diagnosticadas com TDAH ou autismo, e outras 10 000 sem quaisquer transtornos.

Os resultados apontam para “um risco persistente de TDAH após uma exposição aos antidepressivos, em particular no primeiro trimestre” da gravidez, pode ler-se num artigo do Daily Mail.

Porém, os autores da investigação consideram que mais estudos são necessários para consolidar os dados.

Inicialmente, o objectivo da pesquisa era verificar se a ingestão de antidepressivos na gravidez aumentava a probabilidade de autismo no bebé, como estudos anteriores haviam sugerido.

Segundo as conclusões, porém, o aumento não é significativo. O que parece estar associado a um risco de autismo, de acordo com o estudo, é a depressão materna não tratada.

Num texto que acompanhou a investigação, Guy Goodwin, presidente do Colégio Europeu de Neuropsicofarmacologia, afirmou ser necessário cautela ao analisar os resultados da pesquisa.

Segundo o próprio, é possível que o risco de TDAH entre as crianças tenha relação com o factor genético.

Ou seja, uma mãe depressiva pode transmitir ao filho uma maior propensão genética para desenvolver transtornos psiquiátricos, independentemente do uso de medicamentos.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Amigo" de António Joaquim entregou carta ao tribunal a dizer que viu Luís Grilo a ser morto

Há uma carta que pode baralhar a investigação do caso da morte do triatleta Luís Grilo cuja viúva, Rosa Grilo, é a principal suspeita de o ter assassinado. Um homem que alega ser "amigo" de …

Sismo de magnitude 7,7 entre Cuba e Jamaica lança alerta de tsunami

Um terramoto de magnitude 7,7 fez-se sentir esta terça-feira em Cuba e na Jamaica. Os países estão agora em alerta de tsunami, que também se estende às Ilhas Caimão. Esta terça-feira foi detetado um terramoto de …

"Apagaram um continente". Ativista do Uganda foi eliminada de fotografia com Greta Thunberg

Vanessa Nakate, uma ativista do Uganda, posou com outras quatro ativistas pelo clima, incluindo a sueca Greta Thunberg, para uma fotografia em Davos, na Suíça. Porém, a agência de notícias Associated Press (AP) cortou Vanessa …

PSD assegura que sem contrapartidas proposta de redução do IVA da eletricidade "não será votada"

O deputado do PSD Duarte Pacheco assegurou hoje que a proposta do partido para reduzir o IVA da eletricidade para consumo doméstico "não será votada" se não lhe estiver associada qualquer contrapartida de compensação da …

Português nos EUA queixa-se de roubo de raspadinha de 4 milhões de dólares

Imigrante pensava que o bilhete só valia quatro mil euros e alega ter sido enganado por duas mulheres. Um português imigrante em New Bedford, Estados Unidos, queixa-se em tribunal de ser vítima de um "esquema de …

Diego Miranda é o primeiro português a atuar no palco principal do Tomorrowland

Diego Miranda vai ser o primeiro DJ português a atuar no palco principal do festival de música eletrónica Tomorrowland. Este será a quinta presença consecutiva do artista. O DJ e produtor Diego Miranda vai ser o …

Bruno Fernandes assina pelo Manchester United. Sporting pode encaixar 80 milhões de euros

Bruno Fernandes assinou pelo Manchester United e viaja para Inglaterra esta quarta-feira. O Sporting recebe 55 milhões de euros a pronto, com o negócio a poder atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certos …

China ultrapassa a Rússia e torna-se o segundo maior vendedor de armas do mundo

A China tornou-se, em 2017, o segundo maior exportador mundial de armas, de acordo com um novo relatório do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), publicado na segunda-feira. O país ultrapassou …

Antero Henrique perto de se mudar para o Manchester United

Depois de passar pelo FC Porto e pelo Paris Saint-Germain, Antero Henrique está perto de assumir um cargo na direção desportiva do Manchester United. Antero Henrique, antigo diretor desportivo do Paris Saint-Germain, pode estar perto de …

Moedas de um e de dois cêntimos podem vir a acabar

A Comissão Europeia pretende pôr fim às moedas de um e dois cêntimos. A proposta vai ser apresentada e adotada pela comissão de Ursula von der Leyen esta quarta-feira. Esta é uma das medidas de …