Novo antidepressivo pode ser a “descoberta do século”

Há um novo medicamento para a depressão, inspirado pela forma com a ketamina atua no corpo humano, que está a ser descrito por vários médicos como a “descoberta do século”.

Esta terça-feira, um painel de especialistas da Agência para a Segurança dos Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos votou 14-2 a favor da eficácia do medicamento e 15-2 a favor da sua segurança. Além disso, votaram 14-2 o aspeto em que os benefícios do medicamento superavam os riscos.

Este medicamento está a ser desenvolvido pela Johnson & Johnson, e é administrado como um spray nasal, de acordo com o Expresso. Foi concebido para tratar formas graves de depressão, que não respondam a outros tratamentos.

Quer se trate de Abilify ou Zoloft, dois antidepressivos comuns, quase todos os antidepressivos funcionam “ligando-se” aos lugares onde o cérebro humano produz serotonina, um mensageiro químico que desempenha um papel fundamental na harmonia mental e no humor.

“Acho que há provas bastante robustas que mostram que este medicamento pode mudar tudo”, disse Steven Meisel, médico e um dos 17 membros votantes do painel, citado pela Business Insider.

A ketamina, uma droga que em Portugal é associada mais à sua utilização recreativa do que aos seus efeitos terapêuticos, e que costuma provocar em quem a consome não só a quase impossibilidade de movimentos como alguns episódios de alucinação, não interage com o cérebro humano da mesma forma que o fazem os medicamentos tradicionalmente utilizados para o tratamento da depressão.

Dado que atua de forma muito mais rápida pode ser útil para os casos mais extremos, aqueles em que, por exemplo, os pacientes começam a desenvolver pensamentos suicidas.

Mas, de momento, a ketamina não é barata nem rápida de administrar. O processo pode levar entre 45 minutos a duas horas. Cada sessão custa entre 441 euros a 662 euros e o seguro não cobre os custos, uma vez que, nos EUA, é apenas usada como anestésico. As pessoas que tomam ketamina para a depressão geralmente são aconselhadas a fazer de oito a 12 sessões, elevando o custo total para até 7900 euros.

A ketamina e a esketamina também têm alguns efeitos colaterais negativos. O mais problemático é a tendência para produzir experiências dissociativas – ou “fora do corpo”.

Se o medicamento for aprovado, seria o primeiro medicamento de depressão aprovado pelo governo federal em quase quatro décadas a funcionar de maneira diferente do que os medicamentos para depressão no mercado.

Este é um marco significativo. A depressão é a principal causa mundial de problemas de saúde e incapacidade, e até um em cada três pacientes não têm alívio ao usar antidepressivos existentes.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Só não percebi uma coisa. Então numa das votações ficou 14-2 e na outra 15-2?! Houve abstenções? Ou houve alguém que se ausentou para ir fazer as necessidades e não esteve numa das votações?

RESPONDER

Jerónimo frisa que passes de transportes mais baratos foram obra da CDU

O secretário-geral comunista vincou o papel do PCP e "Os Verdes" na redução dos preços dos passes dos transportes públicos, numa sessão pública com trabalhadores das empresas do setor, na estação de comboios de Santa …

Morte de menina de oito anos com bala perdida revolta Brasil

A morte de Ágatha Félix, uma menina de oito anos atingida, alegadamente, por uma bala perdida da polícia do Rio de Janeiro, está a provocar indignação no Brasil. Ágatha Felix tinha oito anos e foi baleada …

Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do PGR para combater corrupção

O presidente do partido Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do Procurador-Geral da República, afirmando que boa parte dos 42 mil milhões de euros que a corrupção custou aos portugueses se deveu à inoperância desta …

"Estranhos sintomas" que afligiam diplomatas em Cuba podem ter sido causados por pesticidas

A misteriosa origem dos estranhos sintomas (entre eles, zumbidos, tonturas, náuseas, perdas de audição e de memória e outras dificuldades cognitivas) que afligiram diplomatas canadianos e norte-americanos em Cuba entre 2016 e 2018 dever-se-á a …

Testes rápidos ao VIH já podem ser feitos em casa

A partir da próxima semana vai ser possível comprar nas farmácias autotestes ao vírus da SIDA para fazer em casa. Os resultados demoram apenas 15 minutos. As farmácias portuguesas vão começar a vender, a partir da …

Polícia dispara balas de borracha sobre manifestantes em Hong Kong

A polícia disparou no domingo balas de borracha em confrontos com manifestantes pró-democracia, em Hong Kong, perto de um centro comercial no qual causaram distúrbios. Pelo décimo sexto fim de semana de mobilização, milhares de manifestantes …

Portugal já paga juros mais baixos que Itália e Espanha, diz Costa

"Todos em Portugal estão hoje a viver melhor do que viviam há quatro anos", afirmou António Costa, durante uma ação de campanha do PS. António Costa disse, este domingo, que Portugal já está a pagar a …

Os últimos cinco anos foram os mais quentes de sempre

Um relatório das Nações Unidas revelou que, entre 2015 e 2019, foram atingidos níveis históricos. Desde 1850, as temperaturas aumentaram 1,1ºC. O período entre 2015 a 2019 é o mais quente alguma vez registado, indicou este …

Duarte Lima perde último recurso e deve ser julgado pela morte de Rosalina Ribeiro em Portugal

O Supremo Tribunal brasileiro indeferiu um novo recurso de Duarte Lima que assim está mais próximo de ser julgado em Portugal, pelo homicídio de Rosalina Ribeiro, em Maricá, em 2009. Ao recurso extraordinário, interposto de uma …

Governo britânico cumprirá decisão do Supremo sobre suspensão do Parlamento

O Governo britânico cumprirá a decisão do Supremo Tribunal do Reino Unido sobre a legalidade ou ilegalidade da suspensão do Parlamento, uma decisão que deverá ser anunciada esta semana. A garantia foi dada este domingo à …