Novo antidepressivo pode ser a “descoberta do século”

Há um novo medicamento para a depressão, inspirado pela forma com a ketamina atua no corpo humano, que está a ser descrito por vários médicos como a “descoberta do século”.

Esta terça-feira, um painel de especialistas da Agência para a Segurança dos Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos votou 14-2 a favor da eficácia do medicamento e 15-2 a favor da sua segurança. Além disso, votaram 14-2 o aspeto em que os benefícios do medicamento superavam os riscos.

Este medicamento está a ser desenvolvido pela Johnson & Johnson, e é administrado como um spray nasal, de acordo com o Expresso. Foi concebido para tratar formas graves de depressão, que não respondam a outros tratamentos.

Quer se trate de Abilify ou Zoloft, dois antidepressivos comuns, quase todos os antidepressivos funcionam “ligando-se” aos lugares onde o cérebro humano produz serotonina, um mensageiro químico que desempenha um papel fundamental na harmonia mental e no humor.

“Acho que há provas bastante robustas que mostram que este medicamento pode mudar tudo”, disse Steven Meisel, médico e um dos 17 membros votantes do painel, citado pela Business Insider.

A ketamina, uma droga que em Portugal é associada mais à sua utilização recreativa do que aos seus efeitos terapêuticos, e que costuma provocar em quem a consome não só a quase impossibilidade de movimentos como alguns episódios de alucinação, não interage com o cérebro humano da mesma forma que o fazem os medicamentos tradicionalmente utilizados para o tratamento da depressão.

Dado que atua de forma muito mais rápida pode ser útil para os casos mais extremos, aqueles em que, por exemplo, os pacientes começam a desenvolver pensamentos suicidas.

Mas, de momento, a ketamina não é barata nem rápida de administrar. O processo pode levar entre 45 minutos a duas horas. Cada sessão custa entre 441 euros a 662 euros e o seguro não cobre os custos, uma vez que, nos EUA, é apenas usada como anestésico. As pessoas que tomam ketamina para a depressão geralmente são aconselhadas a fazer de oito a 12 sessões, elevando o custo total para até 7900 euros.

A ketamina e a esketamina também têm alguns efeitos colaterais negativos. O mais problemático é a tendência para produzir experiências dissociativas – ou “fora do corpo”.

Se o medicamento for aprovado, seria o primeiro medicamento de depressão aprovado pelo governo federal em quase quatro décadas a funcionar de maneira diferente do que os medicamentos para depressão no mercado.

Este é um marco significativo. A depressão é a principal causa mundial de problemas de saúde e incapacidade, e até um em cada três pacientes não têm alívio ao usar antidepressivos existentes.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Só não percebi uma coisa. Então numa das votações ficou 14-2 e na outra 15-2?! Houve abstenções? Ou houve alguém que se ausentou para ir fazer as necessidades e não esteve numa das votações?

RESPONDER

PCP é o primeiro partido a retomar comícios ao ar livre

O PCP foi o último partido a fazer um comício, em março, antes de o país "parar" devido à pandemia de covid-19 e vai ser o primeiro a organizar uma iniciativa deste tipo, no domingo, …

Asteróide que matou os dinossauros criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que Yellowstone

O asteróide que dizimou os dinossauros da face da Terra criou uma província hidrotermal nove vezes maior do que a caldeira do supervulcão Yellowstone, localizado nos Estados Unidos, conclui um novo estudo agora divulgado. De acordo …

Encontrar uma agulha num palheiro cósmico. Astrónomos resolvem mistério do primeiro Anel de Einstein

Determinados a encontrar uma agulha num palheiro cósmico, um par de astrónomos viajou no tempo através dos arquivos de dados antigos do Observatório W. M. Keck em Mauankea e do Observatório de Raios-X Chandra da …

As pequenas (e estranhas) estrelas quentes são atormentadas por manchas gigantes e explosões

Há uma classe de estrelas que perplexa os cientistas há seis décadas, conhecidas como estrelas de ramos horizontais extremos (EHB). Apesar de terem metade da massa do Sol, são quatro a cinco vezes mais quentes …

Cientistas capturaram em vídeo explosão de um enorme buraco negro

Uma equipa de astrónomos capturou o momento exato em que um buraco negro lança material quente para o Espaço à velocidade da luz. O telescópio espacial de raios-X Chandra captou a explosão de um buraco negro. …

Vitória SC 2-2 Sporting | Emoção, erros e golos no Castelo

Vitória de Guimarães e Sporting empataram 2-2 no “Castelo”, num bom jogo de futebol, com golos, emoção, bons lances colectivos, erros individuais e recuperações. Andraz Sporar, com dois golos, foi a figura da partida, o …

A seis meses das eleições, taxa de desaprovação de Trump atinge novo recorde

Mais de metade dos norte-americanos (54,2%) está insatisfeita com a liderança de Donald Trump, segundo as recentes pesquisas de opinião. De acordo com o jornal online Independent, que cita o site especializado em análise de pesquisas de …

O Uruguai passou no teste: a quantidade de idosos não parece tê-lo penalizado

O Uruguai tem quase 1.000 quilómetros de fronteira com o Brasil e a população mais envelhecida da América do Sul. Ainda assim, é o país sul-americano que melhor faz frente à pandemia de covid-19 na …

No trânsito, não só perdemos paciência como também saúde

Começar o dia com um engarrafamento é o truque ideal para o nosso dia ficar arruinado. O trânsito, além de alterar o humor, pode também afetar a nossa saúde. Além das consequências negativas diretas do trânsito, …

CO2 na atmosfera no nível mais alto de sempre em maio

A concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera atingiu, em maio, o nível mais alto de sempre, anunciaram cientistas da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos. Em maio, a concentração de dióxido de …