Anticiclone atinge o Natal com mínimas de -3ºC na chegada do Inverno

jquiz / Flickr

Inverno traz de noroeste um presente de Natal para Portugal continental: um anticiclone que só vai embora no dia 26. Prevê-se vento fraco para dia 24 e 25. Chuva “muito pouco provável.”

O inverno chega às 03h27 de sexta-feira com máxima força e com um presente de Natal para Portugal continental.

Sem chuva, o nevoeiro chega cedo pela manhã, mas o céu vai estar em geral pouco nublado ou até limpo pela tarde nos próximos dias, com vento fraco a moderado de norte/nordeste.

Um anticiclone chega já esta sexta-feira e vai provocar temperaturas mínimas que vão oscilar entre os -3ºC e os 8ºC, com os extremos opostos a registarem-se em Bragança e Lisboa e Faro, respetivamente.

Já as temperaturas máximas vão dos 7ºC, na Guarda, aos 17ºC, em Faro, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O anticiclone, localizado a noroeste, vai deslocar-se gradualmente para a Península Ibérica onde fica para passar o Natal, até ao dia 26 de dezembro.

Para a véspera e dia de Natal, dias 24 e 25 de dezembro, o IPMA prevê temperaturas máximas entre 10 e 20ºC — os valores mais altos no Alentejo e Algarve e 5 a 10ºC no interior Norte e Centro. Espera-se vento fraco e predominante do quadrante leste.

Está prevista “uma depressão pouco cavada em altitude centrada junto à Península Ibérica, que poderá condicionar temporariamente o estado tempo com possibilidade de ocorrência de precipitação, mas, neste momento, esse cenário apresenta-se como muito pouco provável”, refere o IPMA em comunicado.

Já o frio mais penetrante está reservado para o interior Norte e Centro, com temperaturas a variar entre -3 e 2ºC. Os valores mais elevados serão sentidos no litoral Centro e Sul.

A partir de sexta-feira e até dia 26, a agitação marítima será mais intensa na costa ocidental e no início do período, com ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros, prevendo-se que diminua gradualmente para uma altura significativa inferior a 2 metros a partir de sábado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.