Antibióticos aumentam risco de alergias nas crianças

O recurso a antibióticos para o tratamento de doenças em crianças está associado a um maior risco de ganho de peso e também, sabe-se agora, a uma maior probabilidade de desenvolver alergias.

O uso de antibióticos tem sido um dos temas centrais das mais recentes investigações científicas. O risco associado à toma destes fármacos tem sido motivo de alerta, especialmente no que toca à eventualidade de não ser possível lutar contra as superbactérias, que se mostram cada vez mais resistentes a antibióticos.

No caso das crianças, o recurso a estes medicamentos para o tratamento de doenças está associado a um maior risco de ganho de peso e também, sabe-se agora, a uma maior probabilidade de desenvolver alergias.

Segundo o diário espanhol El Mundo, um estudo da Universidade de Utrecht, na Holanda, vem revelar isso mesmo – e alertar que o uso de antibióticos nos primeiros anos de vida pode trazer consequências no futuro, em particular eczema e alergias sazonais.

As crianças que tomaram antibióticos antes dos dois anos de idade tinham uma probabilidade de ter eczemas na idade adulta de 15% a 41%, enquanto o risco de alergias sazonais era entre os 14% e os 56%.

E se os antibióticos foram a solução encontrada para mais do que um tratamento, maior era a probabilidade da criança ter uma ou ambas condições.

O estudo focou-se numa revisão científica de 22 outras investigações com um total de 394,517 participantes e outros 22 estudos com 256,609 voluntários, sendo que os primeiros focaram-se nos riscos de eczema e os restantes na probabilidade dos antibióticos darem origem a alergias.

A equipa holandesa analisou ainda mais 12 investigações em que entraram 64,638 participantes com ambas as condições.

Alguns estudos anteriores sugeriam que tomar antibióticos nos primeiros anos de vida estava associado a aumento do risco de desenvolver alergias na idade adulta, mas não eram baseados em dados consistentes.

Este novo estudo, apresentado recentemente no Congresso da ERS, a Sociedade Europeia de Doenças Respiratórias, vem clarificar – com dados sólidos – essa relação.

ZAP / Move

PARTILHAR

RESPONDER

Forças Armadas aceitaram líder do CDS como voluntário

O Jornal de Notícias escreve esta quinta-feira que as Forças Armadas aceitaram o líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, como voluntário para ajudar nas ações desenvolvidas na luta contra a covid-19 durante o estado …

Portugal duplica capacidade de ventilação. Oito profissionais de saúde nos cuidados intensivos

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou esta quinta-feira a duplicação dos equipamentos de ventilação e garantiu uma distribuição equilibrada dos testes de despistagem. “Entre ofertas, compras e empréstimos, estaremos em condições de duplicar …

Coreia do Norte reitera que não tem infetados. Coreia do Sul desconfia

A Coreia do Norte reafirmou que não regista nenhum caso de coronavírus (covid-19), numa declaração feita por um alto responsável pelo setor da Saúde de Pyongyang citado esta quinta-feira pela Agência France Presse. A Coreia do …

Ovar já tem linha telefónica própria para retirar pressão à Saúde 24

A Linha de Apoio Covid Ovar vai garantir assistência atempada à comunidade de 55.400 habitantes do concelho e é exclusiva para utentes que suspeitem ter sintomas do novo coronavírus. O Município de Ovar ativa, esta quinta-feira, …

Durão Barroso defende coronabonds (mas a prioridade é outra)

Em entrevista à SIC Notícias, Durão Barroso concordou com a criação dos ​​​​​​​coronabonds, mas defendeu que a prioridade é resolver "a crise humanitária". Durão Barroso considerou, em entrevista à SIC Notícias, que as instituições europeias têm …

Do empréstimo milionário à nacionalização. As soluções da TAP para resistir à crise

A TAP está a enfrentar uma das suas piores crises, face à pandemia de covid-19, e há várias soluções em cima da mesa, desde um empréstimo com aval do Estado à nacionalização da empresa. Para fazer …

"Matem-nos". Presidente das Filipinas autoriza disparos contra quem violar quarentena

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou aos agentes da polícia e aos militares que disparem sobre qualquer pessoa que esteja a causar "problemas" durante o isolamento obrigatório, decretado devido à da pandemia de Covid-19. De …

Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica …

Ramalho Eanes: "Nós, os velhos, se for necessário oferecemos o nosso ventilador"

O antigo Presidente da República apelou aos mais "velhos", como ele, para darem o exemplo neste combate ao coronavírus, caso Portugal passe por uma situação semelhante à de Itália ou Espanha. Em entrevista à RTP, o …

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …