Antibióticos aumentam risco de alergias nas crianças

O recurso a antibióticos para o tratamento de doenças em crianças está associado a um maior risco de ganho de peso e também, sabe-se agora, a uma maior probabilidade de desenvolver alergias.

O uso de antibióticos tem sido um dos temas centrais das mais recentes investigações científicas. O risco associado à toma destes fármacos tem sido motivo de alerta, especialmente no que toca à eventualidade de não ser possível lutar contra as superbactérias, que se mostram cada vez mais resistentes a antibióticos.

No caso das crianças, o recurso a estes medicamentos para o tratamento de doenças está associado a um maior risco de ganho de peso e também, sabe-se agora, a uma maior probabilidade de desenvolver alergias.

Segundo o diário espanhol El Mundo, um estudo da Universidade de Utrecht, na Holanda, vem revelar isso mesmo – e alertar que o uso de antibióticos nos primeiros anos de vida pode trazer consequências no futuro, em particular eczema e alergias sazonais.

As crianças que tomaram antibióticos antes dos dois anos de idade tinham uma probabilidade de ter eczemas na idade adulta de 15% a 41%, enquanto o risco de alergias sazonais era entre os 14% e os 56%.

E se os antibióticos foram a solução encontrada para mais do que um tratamento, maior era a probabilidade da criança ter uma ou ambas condições.

O estudo focou-se numa revisão científica de 22 outras investigações com um total de 394,517 participantes e outros 22 estudos com 256,609 voluntários, sendo que os primeiros focaram-se nos riscos de eczema e os restantes na probabilidade dos antibióticos darem origem a alergias.

A equipa holandesa analisou ainda mais 12 investigações em que entraram 64,638 participantes com ambas as condições.

Alguns estudos anteriores sugeriam que tomar antibióticos nos primeiros anos de vida estava associado a aumento do risco de desenvolver alergias na idade adulta, mas não eram baseados em dados consistentes.

Este novo estudo, apresentado recentemente no Congresso da ERS, a Sociedade Europeia de Doenças Respiratórias, vem clarificar – com dados sólidos – essa relação.

ZAP / Move

PARTILHAR

RESPONDER

O maior sítio arqueológico submerso do mundo mora no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …

Passes baixam para 70 e 80 euros para utentes da região Oeste

Os passes nos transportes públicos para Lisboa vão baixar para 70 euros para utentes de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, e para 80 euros dos restantes concelhos da região. A …

Parar de comer quando se está cheio nem sempre é fácil (e há uma razão para isso)

Com alguns alimentos, parar de comer — mesmo quando se está cheio — nem sempre é fácil. Isto porque algumas destas comidas podem ter sido feitas de forma a que tal aconteça. Nenhum alimento é criado …

Há milhares de misteriosos buracos no fundo do mar da Califórnia

Surgiu um novo mistério perto da costa de Big Sur, na Califórnia, no fundo do Oceano Pacífico: há milhares de pequenos fragmentos redondos retirados dos sedimentos do fundo do mar.   A descoberta foi feita como parte …

NASA apresenta "mapa do tesouro" para encontrar água em Marte

Uma equipa de cientistas da NASA elaborou um mapa da água congelada que existe em Marte e que se acredita estar a apenas 2,5 centímetros abaixo da superfície do Planeta Vermelho - isto é, à …

Já se sabe como é que planetas florescem a partir de pequenos pedaços de poeira

Uma equipa de investigadores validou uma teoria que pode explicar como é que os planetas crescem a partir de pequenos pedaços de poeira interestelar. O crescimento de um pequeno pedaço de poeira até um planeta inteiro …

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as abelhas esfomeadas (e isso é má notícia)

Apesar de não haver humanos na Zona de Exclusão de Chernobyl, a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986, e apesar do nível …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …