Polvo com 10 braços é mais antigo que os dinossauros. Foi batizado em honra a Biden

1

K. Whalen et al

Reconstrução concetual do Syllipsimopodi Bideni, antepassado dos polvos

Um fóssil, com aproximadamente 330 milhões de anos, foi descoberto em Montana, nos Estados Unidos. É o antepassado mais antigo dos polvos.

Os investigadores concluíram que a antiga criatura viveu milhões de anos antes do que se acreditava anteriormente, o que significa que os polvos apareceram na Terra antes da era dos dinossauros, segundo o The Guardian.

O fóssil de 12 centímetros tem 10 membros — os polvos modernos têm oito — cada um com duas filas de tentáculos. A equipa de investigadores acredita que a criatura vivia numa baía oceânica rasa e tropical.

“É muito raro encontrar fósseis de tecido mole, exceto em alguns locais”, referiu Mike Vecchione, um zoólogo do Smithsonian National Museum of Natural History, que não esteve envolvido no estudo. “Esta é uma descoberta muito entusiasmante, envia muito para trás a ancestralidade do animal, mais do que se pensava”.

O espécie foi descoberto na formação calcária Bear Gulch de Montana, e doado ao Museu Real do Ontário, no Canadá, em 1988.

Durante décadas, o fóssil foi ignorado pelos cientistas, que estavam mais focados em estudar tubarões e outras descobertas do sítio arqueológico. Até os paleontologistas repararem nos 10 membros do polvo.

O cefalópode, pertencente à ordem dos vampyropod ou octopodiform, faz recuar a idade da espécie até cerca de 82 milhões de anos, segundo a Science Alert.

O fóssil bem preservado também “mostra algumas provas de um saco de tinta”, provavelmente usado para esguichar um líquido escuro, para ajudar a evitar os predadores, tal como os polvos modernos, explica Christopher Whalen, paleontólogo do Museu Americano de História Natural e co-autor do estudo, publicado esta terça-feira na revista Nature Communications.

A criatura foi provavelmente o antepassado tanto dos polvos modernos como da lula vampira, uma criatura marinha com um nome caricato, muito mais próxima de um polvo do que de uma lula.

O vampyropod que os investigadores consideravam o mais antigo era de há cerca de 240 milhões de anos atrás, sublinharam os autores.

Os cientistas deram ao fóssil o nome de Syllipsimopodi bideni, em homenagem ao Presidente norte-americano Joe Biden.

Quer seja ou não um elogio dar o nome a um polvo antigo — ou lula vampira — os investigadores dizem que pretendiam mostrar admiração pelas prioridades científicas e de investigação de Joe Biden.

Alice Carqueja, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.