/

O animal mais velho do mundo é uma tartaruga, chama-se Jonathan e tem 187 anos

Jonathan, uma inimitável Tartaruga Gigante das Seychelles, foi recentemente distinguido com o Recorde Mundial do Guinness por ser o animal terrestre mais velho do mundo.

Com a idade aproximada de 187 em 2019, a tartaruga nasceu por volta de 1832, quando o mundo ainda não tinha o telefone, a fotografia nem a lâmpada. Nascido na pequena nação insular africana das Seychelles, no Oceano Índico, Jonathan foi transferido para uma nova casa em 1882, com a idade de cerca de 50 anos.

O animal foi transferido para a ilha tropical de Santa Helena, um território ultramarino britânico no Atlântico Sul, como um presente para a Casa de Plantação de Santa Helena, a residência oficial do governador da ilha.

Jonathan partilhou a sua casa com várias outras tartarugas, tanto machos como fêmeas. No entanto, não produziu descendentes. As fêmeas pertenciam ao grupo de tartarugas gigantes de Aldabra, diferente de Jonathan. No grupo também está David, que com apenas 80 anos de idade, não tem nem a metade da idade de seu amigo mais velho.

A esperança média de vida das tartarugas gigantes das Seicheles é de cerca de 150 anos. Mas aos 187 anos de idade, Jonathan está muito perto de roubar o título de mais antigo réptil da ordem Testudines, que inclui todas as tartarugas, cágados e tartarugas aquáticas.

Este título é atualmente detido por Tu’i Malila, uma tartaruga nascida em Madagáscar que o capitão James Cook presenteou à família real de Tonga e que viveu de 1776/1777 até 1965 (pelo menos 188 anos de idade).

A velhice prejudicou a visão e o olfato de Jonathan, mas a sua saúde geral está muito boa. O animal é nutrido com alimentos apropriados para a sua idade – frutas e legumes, incluindo maçãs, pepinos e cenouras. Uma dieta de folhas e relva encontradas no solo é considerada não tão saudável para as tartarugas de idade avançada.

O status atual de Jonathan como o animal terrestre mais velho significa que também “viveu mais que a pessoa mais velha”. A distinção é de uma mulher francesa, Jeanne Calment, nascida em 1875 e que morreu em 1997 aos 122 anos de idade.

Quando Jonathan morrer, o governo de Santa Helena irá homenagear a vida e os tempos de Jonathan. Num tratamento igual a qualquer pessoa famosa e importante no mundo, um obituário será distribuído pelas agências de notícias. Há um rumor que diz que a sua carapaça será preservada e que uma escultura em sua honra será erguida em Jamestown, a capital de Santa Helena.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.