Estranho mamífero que põe ovos estava extinto. 60 anos depois, foi avistado

A equidna de Attenborough em vias de extinção e que não era avistada há mais de seis décadas voltou a ser captada na Indonésia.

Uma rara espécie de equidna, que tinha sido vista pela última vez há mais 60 anos, foi, novamente, observada nas Montanhas Ciclope na Indonésia.

A equidna de bico longo de “Attenborough” (Zaglossus attenboroughi) faz parte do grupo único dos monotremados –  mamíferos que põem ovos – no qual também se inclui o famosos ornitorrinco.

A equidna de Attenborough partilha algumas semelhanças com os ouriços-cacheiros: é pequena (pesando entre 5 e 10 quilogramas), espinhosa, noctívaga e apresenta comportamento defensivo, ao enrolar-se uma bola, quando ameaçada.

Esta espécie foi identificada oficialmente pela primeira vez em 1961, mas, devido à sua natureza tímida e ao facto de viver escondida em tocas, tem escapado aos cientistas durante as últimas décadas.

60 anos depois

James Kempton e a sua equipa, da Universidade de Oxford (Reino Unido), embarcaram num projeto ambicioso, instalando câmaras nas Montanhas Ciclope.

Após quatro semanas, conseguiram captar as primeiras fotografias desta espécie “desaparecida”.

Espécie ameaçada

A equidna enfrenta ameaças de perda de habitat devido à desforestação, estando, inclusivamente, na lista de espécies “em perigo crítico”, da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

A expedição da equipa também levou à descoberta de dezenas de novas espécies de insetos – como é exemplo do camarão arborícola.

Expedition Cyclops / Oxford University

Camarão arborícola. Nova espécie encontrada nas Montanhas Ciclope na Indonésia.

Tais descobertas vêm destacar as Montanhas Ciclope, na Indonésia, como um “centro significativo de biodiversidade”, considera James Kempton – acrescentando que aquela paisagem “mágica e ao mesmo tempo encantadora e perigosa parece algo saído de um livro de Tolkien”, observou à New Scientist.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.