Quais são os animais que matam mais pessoas?

Um insecto é responsável pela maioria das mortes humanas. Mas a segunda criatura mais mortífera no planeta Terra é… o ser humano.

A maioria de nós adora alguns animais. Mas a maioria de nós tem medo de alguns animais – sobretudo dos mortíferos.

Nesse contexto, o portal Live Science analisou números para deixar a resposta a esta pergunta: quais são os animais que matam mais pessoas, ano após ano?

O mosquito aparece no topo. Segundo o CDC,o “animal mais mortífero do mundo” mata entre 500 mil e um milhão de pessoas por ano.

Os mosquitos são especialmente perigosos porque são transmissores de diversas doenças, principalmente da malária – que, só em 2021, matou mais de 600 mil pessoas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

A malária ainda é uma doença devastadora em diversos países. Raramente nos cruzamos com casos de Malária na Europa mas em algumas zonas da África, do sul da Ásia e da América do Sul, ainda surgem vários casos, olhando para as estatísticas do portal Our World in Data. E a grande maioria das vítimas foram crianças, em África.

Dengue, chikungunya, vírus do Nilo Ocidental, vírus Zika e a filariose linfática são as outras doenças mais comuns com origem em mosquitos – que transmitem facilmente doenças porque as fêmeas alimentam-se de sangue, porque são pequenos e mordem sem ser apanhados ou sequer notados.

Há formas de tentar travá-los, sobretudo nas zonas mais problemáticas. Redes nas janelas, por exemplo.

O mosquito é o mais perigoso mas as cobras também matam muito: entre 81 mil e 138 mil pessoas por ano, de acordo com a OMS.

Até o cão entra nestas contas. A raiva, uma doença que se transmite quando um mamífero infectado nos morde (e muitas vezes é um cão) mata cerca de 59 mil pessoas por ano, indica a OMS.

A mesma entidade avisa que os caracóis maçã e insectos assassinos também espalham doenças potencialmente mortais para humanos, como esquistossomose e doença de Chagas, que matam milhares de pessoas.

Só há um ser que quase chega ao nível do mosquito: o ser humano. A Organização das Nações Unidas acredita que em 2017 homicídios e conflitos armados mataram cerca de 553 mil pessoas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.