Tal como os humanos, há animais que podem sofrer ataques cardíacos (mas é raro)

Todos os dias milhões de pessoas no mundo são vítimas de ataques cardíacos. Mas será possível que também os animais possam passar por isto?

Um ataque cardíaco ocorre quando um vaso sanguíneo que distribui sangue oxigenado para o coração fica bloqueado e, assim, um pedaço de tecido cardíaco acaba por “morrer“ por privação de oxigénio, de acordo com Flavio Fenton, professor de física do Instituto de Tecnologia da Geórgia.

Desta forma, o órgão não consegue contrair e falha em propagar a onda elétrica que se move pelo resto do coração. Isso pode fazer com que o coração pare, levando à morte, a menos que uma intervenção, como a RCP, seja realizada.

Tendo isso em mente, o investigador não põe de lado a hipótese de os animais também poderem ser vítimas de ataques cardíacos. “Os corações dos mamíferos são muito semelhantes, por isso, em princípio, podem ter ataques cardíacos“.

Contudo, esta hipótese é bastante remota. O Oakland Veterinary Referral Service, em Bloomfield Hills, no Michigan, indica que, por exemplo, muito raramente os cães – um dos mamíferos mais domesticados pelo homem – sofrem ataques cardíacos.

Segundo o Live Science, nem mesmo os chimpanzés em cativeiro, que para além de estarem intimamente relacionados aos humanos, também partilham fatores de risco semelhantes para as doenças cardíacas, têm ataques cardíacos.

Por outro lado, diz o estudo publicado na PNAS, também os roedores e os coelhos são pouco propensos a ter este problema, uma vez que, por norma, não acumulam gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias.

Os roedores e os coelhos, que são geneticamente modificados para terem colesterol alto e lípidos no sangue com o objetivo de induzir a aterosclerose e outras doenças humanas, têm ataques cardíacos com pouca frequência.

Apesar de, segundo a comunidade científica, não haver muitos animais a sofrer ataques cardíacos, a verdade é que ainda não existem muitos estudos a explorar essa questão.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ministra da Saúde afasta limitação de visitas. Mas Associação de lares defende regresso da proibição

A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou esta terça-feira que não há necessidade de voltar a limitar as visitas a lares de idosos, advogando que as pessoas vacinadas contagiadas com o novo coronavírus desenvolvem “uma …

Tripulantes da TAP queixam-se de "extrema violência psicológica" e escrevem carta ao ministro

Um grupo de tripulantes de cabine da TAP escreveu uma carta a Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, na qual dizem temer que o processo de despedimento coletivo avance em julho e que já saíram …

Marcelo considera que legislativas de 2023 devem servir para julgar uso dos fundos europeus

O Presidente da República defendeu esta terça-feira que Portugal tem de dar "o salto" com os fundos europeus e considerou que as eleições legislativas de 2023 devem servir para os portugueses julgarem a sua utilização. "Cabe …

Portugal regista mais 1.020 casos e seis mortes. Internamentos continuam a aumentar

Portugal registou esta terça-feira 1.020 novos casos de infeção por covid-19 e mais seis mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

"Toma a vacina ou ponho-te na prisão". Presidente das Filipinas ameaça prender quem recusar ser imunizado

O Presidente das Filipinas ameaçou prender quem se recusar a tomar a vacina contra a covid-19, numa altura em que o país combate o pior surto da doença desde o início da pandemia. "Se não se …

Preços das casas continuam a subir. Centeno alerta para riscos de bolha imobiliária

Os preços das casas voltaram a registar um aumento em relação ao mês passado e não subiam tanto há mais de dois anos. Uma situação que leva o Banco de Portugal a alertar para os …

Itália segue os passos de França e Espanha e abandona o uso de máscara na rua

A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira. Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália …

União Europeia endurece sanções contra a Bielorrússia

A União Europeia, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá decidiram, esta segunda-feira, punir dezenas de personalidades e empresas ligadas ao regime bielorrusso. No final de uma reunião, no Luxemburgo, os 27 Estados-membros da …

Casimiro quer 30 milhões pela Groundforce. 10 milhões são para a banca

Alfredo Casimiro está a tentar vender a sua parte na Groundforce por 25 a 30 milhões de euros. Contudo, o acionista não deverá ficar com o montante pago já que tem pagamentos em atraso a …

Meio milhão de mortes depois, Brasil pede (em força) demissão de Bolsonaro

No sábado, o número de óbitos por covid-19 ultrapassou o meio milhão no Brasil. Centenas de milhares de manifestantes encheram as ruas de mais de 400 cidades brasileiras e do mundo, acusando o Presidente Jair …