Tal como os humanos, há animais que podem sofrer ataques cardíacos (mas é raro)

Todos os dias milhões de pessoas no mundo são vítimas de ataques cardíacos. Mas será possível que também os animais possam passar por isto?

Um ataque cardíaco ocorre quando um vaso sanguíneo que distribui sangue oxigenado para o coração fica bloqueado e, assim, um pedaço de tecido cardíaco acaba por “morrer“ por privação de oxigénio, de acordo com Flavio Fenton, professor de física do Instituto de Tecnologia da Geórgia.

Desta forma, o órgão não consegue contrair e falha em propagar a onda elétrica que se move pelo resto do coração. Isso pode fazer com que o coração pare, levando à morte, a menos que uma intervenção, como a RCP, seja realizada.

Tendo isso em mente, o investigador não põe de lado a hipótese de os animais também poderem ser vítimas de ataques cardíacos. “Os corações dos mamíferos são muito semelhantes, por isso, em princípio, podem ter ataques cardíacos“.

Contudo, esta hipótese é bastante remota. O Oakland Veterinary Referral Service, em Bloomfield Hills, no Michigan, indica que, por exemplo, muito raramente os cães – um dos mamíferos mais domesticados pelo homem – sofrem ataques cardíacos.

Segundo o Live Science, nem mesmo os chimpanzés em cativeiro, que para além de estarem intimamente relacionados aos humanos, também partilham fatores de risco semelhantes para as doenças cardíacas, têm ataques cardíacos.

Por outro lado, diz o estudo publicado na PNAS, também os roedores e os coelhos são pouco propensos a ter este problema, uma vez que, por norma, não acumulam gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias.

Os roedores e os coelhos, que são geneticamente modificados para terem colesterol alto e lípidos no sangue com o objetivo de induzir a aterosclerose e outras doenças humanas, têm ataques cardíacos com pouca frequência.

Apesar de, segundo a comunidade científica, não haver muitos animais a sofrer ataques cardíacos, a verdade é que ainda não existem muitos estudos a explorar essa questão.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cancelo testou positivo à covid-19 e será substituído por Dalot

Diogo Dalot vai substituir João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, nos convocados de Portugal, a dois dias da estreia no Euro 2020, informou, este domingo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Diogo Dalot, internacional …

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …