Os misteriosos anéis de gelo gigantes no lago Baikal podem ter sido finalmente explicados

NASA

A estranha aparência dos grandes anéis de gelo no lago Baikal, no norte da Sibéria, confunde os cientistas desde que foram descobertos no início dos anos 2000. Porém, uma recente investigação pode ter conseguido explicá-los.

O lago Baikal, na ibéria, é um dos maiores e mais profundos lagos de água doce do mundo. É o lar de muitas variedades de peixes não vistas em nenhum outro lugar do mundo e até de uma população endémica de focas de água doce. Além disso, possui anéis de gelo estranhos, que foram vistos pela primeira vez no início dos anos 2000 através de imagens de satélite MODIS.

Quase 20 anos, uma investigação publicada no ano passado na revista científica Limnology and Oceanography oferece uma explicação plausível para os anéis que aparecem frequentemente durante o inverno: o movimento circular de água quente sob o gelo.

A forma do anel de gelo não é distinguível para um observador no chão. Os círculos são suficientemente grandes para só poderem ser vistos de aviões e satélites. As partes internas dos anéis são brilhantes, enquanto os perímetros externos são escuros onde o gelo é fino.

Os anéis tendem a ter cerca de cinco a sete quilómetros de diâmetro, enquanto o próprio perímetro externo escuro tem cerca de um quilometro de largura. Os anéis duram entre alguns dias a alguns meses durante o inverno siberiano.

De acordo com o Gizmodo, têm sido atribuídos numerosas causas aos anéis de gelo, desde efeitos atmosféricos e biológicos, fraudes e até atividade alienígena. Uma teoria popular sugere que os anéis de gelo se formem a partir do escape de metano que borbulha do fundo do lago. Porém, os anéis foram observados em partes rasas do lago, onde o escape desse gás é improvável.

Para resolver este mistério, os autores do novo estudo organizaram expedições ao lago Baikal durante os invernos de 2016 e 2017 e estudaram imagens de satélite de infravermelho térmico. A equipa fez buracos perto dos anéis de gelo, nos quais lançaram sensores para medir a temperatura da água em profundidades que chegavam a 200 metros. As medições foram realizadas duas vezes por inverno, uma em fevereiro e outra em março.

Em fevereiro de 2016, os investigadores detetaram um redemoinho – onde a água se move em um movimento circular – a uma profundidade de 45 metros sob um anel de gelo. A descoberta deu uma visão em primeira mão sobre as condições do gelo durante o estágio final da formação dos anéis de gelo.

Verificou-se que a água no redemoinho era cerca de 1ºC a 2ºC mais quente que a água ao redor e demorou cerca de três dias para o redemoinho fazer uma rotação completa.

Um ano depois, a equipa encontrou outro redemoinho, que migrou seis quilómetros da sua posição original até ao final de março. Nenhum anel de gelo foi visto em cima do redemoinho, provavelmente porque ainda não tinha passado tempo suficiente para se formar. Uma coisa semelhante foi descoberta em 2019, quando um anel se moveu nove quilómetros.

Estas descobertas levaram os investigadores a acreditar que os redemoinhos quentes são a principal causa dos anéis de gelo.

De acordo com o estudo, o desenvolvimento do anel de gelo começa no outono antes do lago ficar congelado. Os redemoinhos são formados por fluxos de água agitados pelo vento da Baía Barguzin até à região central do lago. Os cientistas suspeitam que um processo semelhante esteja a acontecer noutros lagos com anéis de gelo.

Serão necessários mais estudos para elucidar completamente a causa dos anéis de gelo, mas este estudo oferece uma explicação interessante.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Não são só os lagartos. Os jacarés também são capazes de regenerar a sua cauda

Os jovens jacarés americanos (Alligator mississippiensis) têm a capacidade de regenerar as suas caudas até 18% do comprimento total do seu corpo, concluiu uma nova investigação da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos. "O que …

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …