A American Airlines deu férias de Natal a mais (e agora não tem pilotos)

Mais de 15 mil voos da companhia American Airlines arriscam-se a ficar sem pilotos disponíveis no Natal e no final do ano, devido a uma falha no sistema de agendamento e férias.

A companhia aérea norte-americana American Arlines está a tentar resolver uma falha de agendamento que permitiu que muitos dos pilotos da companhia marcassem férias para a segunda metade dezembro.

O sindicato Allied Pilots Association estima que mais de 15 mil voos possam ser afetados entre 17 e 31 de dezembro. O porta-voz da companhia, Matt Miller, recusou-se, porém, a quantificar o número exato de voos afetados, dizendo que a companhia espera corrigir o problema a tempo de evitar interrupções no serviço.

Segundo a Bloomberg, a empresa garante estar a tentar resolver o problema. A solução encontrada para o resolver foi pagar mais aos pilotos, de forma a garantir a sua presença. Para compensar o facto de estarem impossibilitados de se reunir com as famílias no Natal, o aumento poderá ser até 150% do valor pago por hora.

Além dos transtornos que o problema informático causa aos trabalhadores da American Airlines, a empresa está a tentar evitar a todo o custo o cancelamento dos voos e o consequente prejuízo que iria advir.

De qualquer forma, o prejuízo será sentido, já que a empresa terá de ajustar o valor a pagar a mais aos pilotos pela prestação de serviços nessas datas.

O sindicato, porém, contesta esta medida, alegando que viola o contrato vigente no grupo. A companhia de aviação ainda não revelou os resultados destes esforços preliminares, mas adianta, em comunicado, ter iniciado também um programa de convocação de pilotos reserva.

A American Airlines não revelou a causa da falha. No entanto, em tom de especulação, os especialistas apontam o dedo à complexidade dos sistemas de logística exigidos pelas companhias aéreas, levando as administradoras dos sistemas internos a cometer erros deste tipo.

Ainda assim, segundo a American Airlines, todos os horários e datas dos voos estão assegurados e serão cumpridos.

A maior companhia do mundo realiza cerca de 6.700 voos por dia e os números tendem a crescer. De acordo com os dados da American Airlines, 28,5 milhões de pessoas viajaram pela companhia norte-americana no fim da semana passada – feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos – e o aumento, em relação a 2016, foi de 3%.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.