Ambientalistas cobrem glaciar em Itália com lonas refletoras para evitar degelo

mattwestoby / Flickr

Glaciar de Belvedere, no norte de Itália

Ambientalistas já começaram a cobrir com lonas brancas a região do Presena Glacier, no norte de Itália, uma iniciativa anual realizada depois da temporada de esqui e com a chegada do verão, com o objetivo de evitar que o aquecimento global derreta o local.

Segundo noticiou esta segunda-feira o Observador, citando a agência AFP, as lonas brancas – que custam 400 euros cada – bloqueiam os raios do sol. São necessárias cerca de seis semanas para cobrir toda a área.

Os ambientalistas estão a colocar as lonas na fronteira entre as regiões da Lombardia e Trentino Alto Adige, cobrindo a neve a uma altitude entre 2.700 e 3.000 metros. Estas faixas – com 70 metros de altura e cinco de largura – são cosidas para evitar que o ar quente passe por baixo. Depois de colocadas, dificilmente se distinguem da neve branca.

Tratam-se de “lonas geotêxteis que refletem a luz do sol, mantendo uma temperatura mais baixa do que a externa e, assim, preservando o máximo de neve possível”, explicou à AFP Davide Panizza, que lidera a empresa Carosello-Tonale, responsável pelo trabalho.

Desde 1993, o glaciar perdeu mais de um terço do seu volume. Em 2008, quando o projeto começou, a equipa cobria 30 mil metros quadrados. Agora, cobre 100 mil. “Esta área está a diminuir continuamente, por isso cobrimos o máximo possível”, frisou o responsável.

“Existem sistemas de cobertura semelhantes aos nossos em alguns glaciares austríacos, mas a superfície coberta pelas lonas é muito menor”, disse Panizza.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.