Amazon autorizada a testar drones nos EUA

(dr) Amazon

A Administração Federal de Aviação norte-americana (FAA) emitiu um certificado em nome da Amazon que permite a esta empresa o teste de entregas realizadas por drones em algumas áreas dos EUA. A aprovação da FAA chega, porém, com algumas restrições que pretendem controlar eventuais perigos para os cidadãos.

A Amazon tem andado a testar o seu projeto de entrega de encomendas através de drones fora dos limites norte-americanos, já que a Administração Federal de Aviação dos EUA tem vindo a recusar terminantemente qualquer tipo de experiência nesse âmbito. Contudo, a maré parece ter mudado para a empresa de e-commerce que recebe, agora, a aprovação da FAA para testar os seus drones.

O objetivo é entregar encomendas aos clientes da Amazon mais rapidamente para que os serviços da mesma possam melhorar em paralelo com a inovação tecnológica.

A entidade reguladora tem colocado barreiras ao teste de drones para este fim, em solo nacional, invocando perigo público para as populações tanto a nível de segurança física como no que diz respeito à privacidade.

Ainda assim, a FAA parece ter encontrado um cenário que respeita as suas dúvidas mas que, por isso, impõe algumas limitações. Foi emitida um certificado temporário de aviação experimental em nome da Amazon e que permite apenas que sejam realizados testes de investigação e desenvolvimento.

Para além de ser apenas temporária, a licença envolve apenas um protótipo de drone previamente aprovado e caso o mesmo sofra alguma modificação, a licença será revogada. Os testes deverão ser realizados em zonas rurais privadas do estado de Washington e o piloto do drone deve possuir brevet de aviação privada bem como certificações médicas.

Os voos experimentais devem ainda ser realizados apenas com condições meteorológicas favoráveis que permitam visibilidade e não podem ultrapassar os 120 metros de altitude. Os drones não podem abandonar o campo de visão do piloto e os resultados dos testes têm de ser enviados mensalmente para a FAA incluindo informações relativamente ao número de voos, falhas no equipamento ou problemas em manter as rotas definidas.

Na Europa, a regulação das atividades levadas a cabo por drones também tem sido alvo de debate com a Câmara dos Lordes, no Reino Unido, a propor a criação de uma base dados cujos registos sejam públicos, e com a Agência Europeia para a Segurança na Aviação a regulamentar, pela primeira vez, os diferentes tipos de sistemas de aviação pilotados remotamente.

// B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …