Amazon autorizada a testar drones nos EUA

(dr) Amazon

A Administração Federal de Aviação norte-americana (FAA) emitiu um certificado em nome da Amazon que permite a esta empresa o teste de entregas realizadas por drones em algumas áreas dos EUA. A aprovação da FAA chega, porém, com algumas restrições que pretendem controlar eventuais perigos para os cidadãos.

A Amazon tem andado a testar o seu projeto de entrega de encomendas através de drones fora dos limites norte-americanos, já que a Administração Federal de Aviação dos EUA tem vindo a recusar terminantemente qualquer tipo de experiência nesse âmbito. Contudo, a maré parece ter mudado para a empresa de e-commerce que recebe, agora, a aprovação da FAA para testar os seus drones.

O objetivo é entregar encomendas aos clientes da Amazon mais rapidamente para que os serviços da mesma possam melhorar em paralelo com a inovação tecnológica.

A entidade reguladora tem colocado barreiras ao teste de drones para este fim, em solo nacional, invocando perigo público para as populações tanto a nível de segurança física como no que diz respeito à privacidade.

Ainda assim, a FAA parece ter encontrado um cenário que respeita as suas dúvidas mas que, por isso, impõe algumas limitações. Foi emitida um certificado temporário de aviação experimental em nome da Amazon e que permite apenas que sejam realizados testes de investigação e desenvolvimento.

Para além de ser apenas temporária, a licença envolve apenas um protótipo de drone previamente aprovado e caso o mesmo sofra alguma modificação, a licença será revogada. Os testes deverão ser realizados em zonas rurais privadas do estado de Washington e o piloto do drone deve possuir brevet de aviação privada bem como certificações médicas.

Os voos experimentais devem ainda ser realizados apenas com condições meteorológicas favoráveis que permitam visibilidade e não podem ultrapassar os 120 metros de altitude. Os drones não podem abandonar o campo de visão do piloto e os resultados dos testes têm de ser enviados mensalmente para a FAA incluindo informações relativamente ao número de voos, falhas no equipamento ou problemas em manter as rotas definidas.

Na Europa, a regulação das atividades levadas a cabo por drones também tem sido alvo de debate com a Câmara dos Lordes, no Reino Unido, a propor a criação de uma base dados cujos registos sejam públicos, e com a Agência Europeia para a Segurança na Aviação a regulamentar, pela primeira vez, os diferentes tipos de sistemas de aviação pilotados remotamente.

// B!T

PARTILHAR

RESPONDER

PSG na corrida por Bruno Fernandes. Atlético já terá proposta

Bruno Fernandes continua com o futuro incerto, mas o mercado continua a mexer. De acordo com a imprensa desportiva, o Paris Saint-Germain entrou na corrida pelo médio do Sporting e o Atlético de Madrid terá …

Crédito Agrícola vai cobrar MB Way e transferências online

O Crédito Agrícola, instituição bancária liderada por Licínio Pina, vai passar a cobrar não só as transferência feitas através da aplicação móvel MB Way, como também as transferências online, escreve o jornal Eco este sábado. …

Há uma "Cidade do Futuro" inacabada no deserto do Arizona

https://vimeo.com/342345734 No deserto do Arizona, nos Estados Unidos, há uma cidade experimental projetada para milhares de pessoas que agora contém apenas algumas dezenas de habitantes. Durante quase cinco décadas, um grupo chamado Fundação Cosanti tem trabalhado na …

Montenegro vai estudar liderança em França. Quer qualificar-se para o futuro

O ex-líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, vai para França estudar num programa de gestão avançada para executivos promovido pelo Instituto Europei para Administração de Empresas, escreve este sábado o Expresso. De acordo com o …

A dieta perfeita não existe

O número de dietas que existem não cabe nos dedos das nossas mãos, mas grande parte das pessoas vai dizer-lhe qual a melhor dieta a seguir. Mas não acredite, é tudo bluff. Uma equipa de cientistas …

Fenprof critica Marcelo. "Não é o Presidente de todos os portugueses”

O 13.º congresso da Fenprof terminou este sábado com a garantia de luta pela contagem integral do tempo de serviço dos professores e críticas a Marcelo Rebelo de Sousa, que “não é o Presidente de …

Consumo de álcool dos filhos associado a educação branda dos pais

Um estudo descobriu que há uma associação entre o consumo de álcool dos filhos e a educação que os pais dão em relação às bebidas alcoólicas. Quanto mais brandos os pais forem, mais probabilidade há …

Espiões podem estar a usar o LinkedIn para recrutar novos contactos

O LinkedIn é uma rede social de negócios, mas espiões podem estar a usá-la para encontrar novos contactos. Os espiões estarão a usar perfis falsos, gerados por inteligências artificial. Apesar de ser uma rede social bem …

Mercado de compras online pode não ser tão lucrativo quanto se pensa (e pode estar perto do fim)

Muitas pessoas provavelmente presumem que as lojas online estão a fazer uma fortuna, mas a realidade é bem diferente. Muitas atividades de comércio eletrónico são, na verdade, não lucrativas. Se as pessoas tivessem que pagar o …

Canábis já era fumada há pelo menos 2.500 anos

Uma descoberta nos túmulos do cemitério Jirzankal, no oeste da China, mostra que os povos que viviam nessa zona montanhosa já queimavam canábis com elevados níveis de THC. Uma equipa de arqueólogos encontrou pequenos artefactos de madeira …