Problemas de amamentação associados a depressão pós-parto

Dificuldades das mães em amamentar podem estar associados a depressão pós-parto. Um estudo descobriu que as mulheres que experienciavam estes problemas são mais propensas ao stress.

A amamentação traz benefícios tanto para a mãe, como para o filho. Contudo, há certas mulheres que encontram complicações ao fazê-lo. Até agora, os médicos focavam-se muito na vertente física, descurando o impacto psicológico que não conseguir amamentar pode trazer.

Em alguns casos, as mães sentem dores intensas, levando a que a quantidade de leite produzido seja menor do que o necessário. Como consequência, algumas mães acabam por recorrer ao leite em pó e ficam com receio de não estarem a fazer o melhor para os seus filhos.

Sintomas de depressão pós-parto (DPP) podem surgir caso a mãe não consiga amamentar corretamente. Há evidências recentes de que mulheres com dificuldades para amamentar podem estar em risco de depressão pós-parto. Um estudo que envolveu mais de 2.500 mulheres descobriu que as mães que tiveram experiências de amamentação negativas eram mais propensas a ter sintomas de depressão.

Nos Estados Unidos, as estatísticas mostram que apenas 25% das mães amamentam exclusivamente os seus bebés até ao mínimo recomendado de seis meses e 10% experienciam DPP.

Um estudo publicado na Maternal and Child Health Journal mostrou que o efeito da amamentação na saúda mental pós-parto variava de acordo com a mulher, durante a gravidez, ter planeado amamentar o seu bebé ou não. As mulheres que pretendiam amamentar o bebé, mas não conseguiram, apresentaram taxas mais altas de depressão pós-parto.

Assim sendo, a dificuldade de amamentar pode levar a quantidades significativas de stress, que afetam o estado psicológico da mãe e que, consequentemente, podem afetar o bem-estar dos seus bebés.

PARTILHAR

RESPONDER

Carlos César defende que o próximo PR deverá ser um "contribuinte de estabilidade política"

O presidente do PS, Carlos César, disse hoje que o próximo chefe de Estado português deve ser um "contribuinte da estabilidade política", atuando "contra todos os extremismos" e valorizando as autonomias da Madeira e Açores. Carlos …

Marcelo assinala 75 anos da ONU com a frase que veio "mudar o mundo para sempre"

O Presidente da República apelou hoje ao compromisso de todos para com a ONU, 75 anos depois da sua criação. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que isso se torna ainda mais urgente com as consequências …

Pelo menos 270 baleias piloto estão encalhadas na Tasmânia. Austrália já lançou operação de resgate

Cerca de 270 baleias piloto ficaram encalhadas numa área remota da ilha da Tasmânia, no sul da Austrália, e três baleias corcundas conseguiram encontrar o caminho do mar após permanecerem num rio infestado de crocodilos …

Academia de Alcochete passa a chamar-se Academia Cristiano Ronaldo

A Academia do Sporting vai passar a ter o nome de Cristiano Ronaldo, futebolista formado no clube, como forma de homenagear o “melhor jogador português de todos os tempos”, anunciou esta segunda-feira o emblema lisboeta. “O …

Desemprego volta a aumentar. Há 409 mil inscritos nos centros de emprego

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34,5% em agosto em termos homólogos e 0,5% face a julho, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo …

"Exercício de poder político brutal". Biden critica substituição no Supremo antes das presidenciais

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, afirmou hoje que substituir a juíza Ruth Bader Ginsburg no Supremo antes das eleições presidenciais é um "exercício de poder brutal" e apelou aos republicanos moderados para …

DGS vai recomendar uso de máscara no exterior quando não houver distanciamento

A DGS vai recomendar o uso de máscara em espaços exteriores movimentados quando não for possível garantir o distanciamento social, disse esta segunda-feira a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa. "Vai sair …

Crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos, diz IPO

As crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos de contrair o novo coronavirus na generalidade dos casos, esclareceu, esta segunda-feira, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. "Neste momento, não …

Estados Unidos. Pais deixam filho na escola sabendo que tinha covid-19

Um estudante infetado com covid-19 foi levado para a escola pelos pais em Massachusetts, nos Estados Unidos. Como resultado, 28 estudantes ficaram de quarentena. Os pais de um aluno de uma escola do estado norte-americano de …

Bale assume que Mourinho foi uma das principais razões para voltar ao Tottenham

O internacional galês admitiu que o treinador português foi uma das principais razões que o fez voltar ao Tottenham. Em entrevista à estação televisiva britânica BT Sport, conduzida pelo antigo avançado Peter Crouch, Gareth Bale afirmou …