Alzheimer pode ser causado pelo vírus do herpes

Elisa Paolini / Flickr

-

Um grupo de cientistas que estuda o Alzheimer está convencido de que a doença seja pelo menos em parte causada por vírus como o herpes ou a clamídia.

Um grupo de 31 cientistas das universidades britânicas de Oxford, Cambridge, Edimburgo e Manchester assinou um editorial na revista científica Journal of Alzheimer’s Disease onde defendem que infeções causadas por um vírus específico e dois tipos de bactérias podem desencadear a doença degenerativa do cérebro.

Os investigadores referem-se sobretudo ao vírus do herpes e da clamídia como os principais responsáveis pela doença de Alzheimer. “Há provas incontestáveis de que a doença de Alzheimer tem um componente microbial latente e que pode ser despertado por uma desregulação de ferro”, afirmou Douglas Kell, da Escola de Química da Universidade de Manchester, Reino Unido.

“A presença microbiana no sangue também pode desempenhar um papel fundamental como agente causador da inflamação sistémica, que é uma característica da doença de Alzheimer”.

Há vários anos que a ciência associa o vírus do herpes ao aparecimento da doença de Alzheimer, mas há agora um número cada vez maior de estudos que confirmam a ligação entre as duas condições: “Não podemos continuar a ignorar todas as evidências”.

Os cientistas defendem que a investigação sobre o Alzheimer devia focar-se nestes vírus, no sentido de perceber como agentes antimicrobianos podem ser usados para tratar a doença.

Os autores do artigo sublinham que outros conceitos para o aparecimento do Alzheimer que não o microbiano resultaram em mais de 400 ensaios clínicos falhados apenas nos últimos 10 anos.

“Escrevemos para expressar a nossa preocupação de que uma particularidade da doença tenha sido negligenciada, muito embora tratamento baseado nela possa vir a abrandar ou parar a progressão da doença de Alzheimer”, escrevem os investigadores.

No ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que dois terços da população mundial com menos de 50 anos são portadores do vírus do herpes, uma infeção incurável e contagiosa que provoca feridas à volta da boca e, em certos casos, nos órgãos genitais.

No entanto, é possível ser portador do vírus do herpes latente sem nunca dar por isso, e os investigadores referem que a presença de vírus e bactérias são comuns no cérebro das pessoas idosas, onde estão adormecidos, mas podem ser ativados por situações de stress do sistema imunitário.

Mais de 182 mil pessoas sofrem de Alzheimer em Portugal, uma doença degenerativa que provoca demência e que afeta principalmente a população idosa.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …