/

“Alvarezssauros” ficaram mais pequenos quando começaram a comer insetos

(dr) Zhixin Han / University of Bristol

Reconstrução artística de quatro “alvarezssauros”

Um novo estudo mostra que o grupo de dinossauros Alvarezsauroidea encolheu drasticamente, há cerca de 100 milhões de anos, na mesma altura em que adaptou a sua dieta alimentar.

De acordo com o site Live Science, ao examinar vários fósseis deste grupo de dinossauros (Alvarezsauroidea), paleontólogos perceberam que o seu tamanho diminuiu consideravelmente entre há 110 milhões e 85 milhões de anos.

Antes disso, os “alvarezssauros” pesavam entre 10 e 70 quilos, mas emagreceram rapidamente para menos de cinco quilos, passando assim de predadores do tamanho de avestruzes para predadores do tamanho de uma galinha.

À medida que ficavam mais pequenos, estes dinossauros também passaram por mudanças fisiológicas, sendo que, por exemplo, os seus braços se tornaram-se muito mais curtos e perderam todos os dedos menos um.

Esta alteração foi provavelmente o resultado de uma mudança alimentar. As espécies maiores tinham braços longos, com dedos e garras, que lhes permitiam agarrar as presas que perseguiam, enquanto as espécies mais pequenas seriam adequadas para explorar os habitats de insetos como formigas e térmitas.

Os investigadores suspeitam que por trás destas mudanças expressivas poderá estar também uma alteração significativa nos ecossistemas durante o Cretáceo.

Segundo o mesmo site, na altura em que os “alvarezssauros” começaram a encolher, a Terra passou por o que agora se chama de Revolução Terrestre do Cretáceo, durante a qual houve um grande aumento tanto na diversidade como na abundância de plantas com flores.

Com o aparecimento destas plantas, explicam os cientistas em comunicado, teria aumentado também a presença de insetos como as formigas, as térmitas e as abelhas, criando um novo nicho ecológico que provavelmente foi explorado por este grupo de dinossauros.

O estudo foi publicado, a 6 de julho, na revista científica Current Biology.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.