Alunos do secundário vão aprender mandarim já no próximo ano letivo

cleverclaire1983 / Flickr

-

As escolas públicas têm até terça-feira para apresentar uma proposta ao ministério para poder começar a ensinar mandarim aos alunos do secundário a partir de setembro, segundo um despacho publicado em Diário da República.

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) decidiu avançar com um projeto-piloto destinado a ensinar mandarim aos alunos dos cursos Científico-Humanísticos.

Assim, no próximo ano letivo, os estudantes vão poder escolher mandarim “como uma das opções de Língua Estrangeira III na componente de formação geral e/ou componente de formação específica”, lê-se no despacho assinado pelo ministro da Educação esta terça-feira e publicado em Diário da República (D.R.) no dia seguinte.

O MEC já tinha anunciado a intenção de introduzir esta disciplina nas escolas e falava-se que deveria ficar disponível para cerca de 500 alunos.

O diploma agora publicado diz que as escolas interessadas têm até à próxima terça-feira para apresentar uma proposta à Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGestE) e que, depois, caberá aos serviços do MEC decidir quais os estabelecimentos que irão ter esta oferta.

O projeto-piloto deverá ser implementado nas escolas “distribuídas pelas áreas geográficas correspondentes às unidades orgânicas desconcentradas de âmbito regional da DGestE”, define o diploma.

As escolas podem, a título condicional, começar a aceitar matrículas na disciplina, sendo que as turmas de mandarim só podem abrir se tiverem um mínimo de 20 alunos, refere o diploma.

O despacho assinado por Nuno Crato acrescenta ainda que o projeto-piloto poderá ser alargado a partir do ano letivo de 2016/2017.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Acrescentar portugueses aos 885 milhões nativos, e aos 120 milhões que adoptaram o mandarim como segunda língua… Somos cidadãos do mundo

RESPONDER

Sheriff, o clube que representa um país que oficialmente não existe, faz história na Champions

Na sua estreia absoluta na Liga dos Campeões, o Sheriff Tiraspol venceu o Shakhtar por 2-0. O clube representa um país que, oficialmente, não exista: a Transnístria. Sheriff Tiraspol foi fundado em 1997 por antigos membros …

Costa foi dar um empurrão ao "amigo" Manuel Machado (e tirou da cartola uma maternidade para Coimbra)

Manuel Machado corre o risco de perder a autarquia e, por isso, António Costa foi dar-lhe um empurrão esta quarta-feira, com a promessa de uma nova maternidade que irá avançar três semanas depois das eleições. …

Entre críticas às “ciclovazias”, Medina ouviu mais e falou menos (e ainda houve um debate à esquerda)

O último debate dos candidatos à Câmara de Lisboa aconteceu ontem na RTP, sendo que os temas de maior destaque voltaram a ser a habitação, mobilidade, turismo e alterações climáticas. Os doze candidatos não pouparam esforços …

Farmácias já estão a aceitar reservas de vacinas contra a gripe

Este ano, as farmácias portuguesas vão voltar a administrar gratuitamente a vacina contra a gripe a pessoas com mais de 65 anos. Para já, ainda não há data para o início da venda e imunização, mas …

Golo de Taremi foi bem anulado? Especialistas esclarecem decisão

Muitos contestam a anulação do golo de Taremi já perto do fim da partida. Especialistas em arbitragem defendem que a decisão foi bem tomada. Atlético de Madrid e FC Porto empataram a zero na primeira jornada …

Nova espécie massiva de há 500 milhões de anos descoberta no Canadá

Espécie terá sido uma gigante dos oceanos, amedrontando presas com a sua carapaça, situada na zona da cabeça, que cobria dois terços do seu corpo. Uma equipa de cientistas descobriu na última semana um fóssil de …

Porque morrem tantos americanos?

Nos últimos 30 anos a esperança média de vida nos Estados Unidos da América não acompanhou as melhorias verificadas na Europa. "A América tem um problema relacionado com a morte". Assim começa uma análise, em espécie …

Já há turmas inteiras em casa devido a casos positivos de covid-19

As aulas da maioria das escolas arrancaram esta semana e já há turmas inteiras em casa, devido a casos positivos de covid-19. Tema será discutido na reunião do Infarmed, que acontece esta quinta-feira. Com o início …

Novo estudo indica que comer em excesso não é a principal causa da obesidade

A obesidade afeta grande parte da população e já é considerada umas das maiores epidemias do século XXI. Contudo, a ideia de quanto mais se come, mais propenso se está a ganhar peso pode ser …

Jogador do Santos foi ameaçado e perseguido (e filmou)

Saída da Taça do Brasil originou protestos e cenas de vandalismo. A última vitória do Santos foi no dia 13 de Agosto. O Santos não vive uma fase positiva. 13.º classificado no Brasileirão, foi afastado da …