Alunos marroquinos bebem urina reciclada com tecnologia espacial

ESA

Cerimónia de abertura da unidade de tratamento de água.

Cerimónia de abertura da unidade de tratamento de água.

Tal como os astronautas na Estação Espacial Internacional e os Fremen da saga Dune, 1200 estudantes de uma escola em Marrocos estão a beber urina e águas residuais recicladas.

Em luta contra a falta de recursos de água potável, a escola em Sidi Taïbi tornou-se o primeiro estabelecimento público a usar a tecnologia desenvolvida pela Agência Espacial Europeia, em cooperação com a UNESCO e a Universidade de Kenitra.

O sistema baseia-se num conjunto de membranas orgânicas e cerâmicas com furos de apenas um décimo de milésimo de um milímetro de diâmetro, ou seja, 700 vezes mais finos que um fio de cabelo humano. Estes minúsculos poros têm a capacidade de filtrar compostos indesejáveis na água, explica a ESA.

Ao longo dos anos, as águas subterrâneas de Sidi Taïbi, uma pequena cidade a cerca de meia hora de carro da capital de Marrocos, Rabat, tornaram-se contaminadas, principalmente com nitratos e fertilizantes, que a tornam imprópria para consumo. Esta solução, que resulta da investigação em curso sobre sistemas de suporte de vida, levada a cabo pela ESA nos últimos 20 anos, foi por isso pensada e operacionalizada.

Com o intuito de ser completamente auto-sustentável, a unidade foi equipada com painéis solares e uma turbina de vento para fornecer energia.

Se a abordagem funcionar bem nesta escola, a unidade irá ser redimensionada de forma a fornecer água potável para a restante comunidade local.

ESA

A estação de tratamento e reciclagem de urina em água

A estação de tratamento e reciclagem de urina em água

CG/ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.